Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
O NED é o órgão responsável pela Educação a Distância na UnirG, estando vinculado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e à Reitoria e busca desenvolver a Política Institucional de EAD, que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente.
Por meio deste Núcleo são desenvolvidas ações institucionais de apoio às disciplinas semipresenciais e futuros cursos de graduação EAD.
É importante ressaltar que disciplinas semipresenciais são aquelas nas quais parte da carga horária é ofertada de forma presencial e parte à distância, por meio de atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Estas disciplinas são previamente definidas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), por meio de seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), sendo que as cargas horárias à distância podem variar de acordo com as características das disciplinas.
Diante do desafio de aprimorar a oferta de tais disciplinas dentro dos cursos de graduação, em 2022 a IES contratou os serviços da plataforma Sagah (Plataforma A/ Grupo +A Educação), uma solução educacional por meio da qual são disponibilizados conteúdos didáticos para apoio às aulas a distância, investindo em infraestrutura tecnológica e programas de capacitação para o corpo docente, discente e tutores.
Apoiados por tais conteúdos, os professores de disciplinas semipresenciais podem planejá-las e personalizá-las, criando uma trilha de aprendizagem contextualizada ao perfil dos alunos. São mais de 20 mil Unidades de Aprendizagem (UAs), que correspondem a conteúdos disciplinares, que podem ser adaptados aos planos de ensino da IES, apoiadas por ferramentas que permitem o acompanhamento e registro de todo percurso do aluno na plataforma.
É importante ressaltar que a Instituição disponibiliza o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), de modo integrado entre as plataformas Moodle, SEI (plataforma de gestão acadêmica já utilizada pela IES) e Sagah.
O NED é o órgão responsável pela Educação a Distância na UnirG, estando vinculado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e à Reitoria e busca desenvolver a Política Institucional de EAD, que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente.
Por meio deste Núcleo são desenvolvidas ações institucionais de apoio às disciplinas semipresenciais e futuros cursos de graduação EAD.
É importante ressaltar que disciplinas semipresenciais são aquelas nas quais parte da carga horária é ofertada de forma presencial e parte à distância, por meio de atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Estas disciplinas são previamente definidas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), por meio de seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), sendo que as cargas horárias à distância podem variar de acordo com as características das disciplinas.
Diante do desafio de aprimorar a oferta de tais disciplinas dentro dos cursos de graduação, em 2022 a IES contratou os serviços da plataforma Sagah (Plataforma A/ Grupo +A Educação), uma solução educacional por meio da qual são disponibilizados conteúdos didáticos para apoio às aulas a distância, investindo em infraestrutura tecnológica e programas de capacitação para o corpo docente, discente e tutores.
Apoiados por tais conteúdos, os professores de disciplinas semipresenciais podem planejá-las e personalizá-las, criando uma trilha de aprendizagem contextualizada ao perfil dos alunos. São mais de 20 mil Unidades de Aprendizagem (UAs), que correspondem a conteúdos disciplinares, que podem ser adaptados aos planos de ensino da IES, apoiadas por ferramentas que permitem o acompanhamento e registro de todo percurso do aluno na plataforma.
É importante ressaltar que a Instituição disponibiliza o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), de modo integrado entre as plataformas Moodle, SEI (plataforma de gestão acadêmica já utilizada pela IES) e Sagah.
EQUIPE DE GESTÃO DO NED
Equipe de Gestão do Núcleo de Educação a Distância (NED) é responsável pela coordenação geral do Núcleo, pela implantação das políticas e diretrizes para a Educação a distância, estabelecidas no âmbito da Universidade de Gurupi (UnirG), bem como garantir a implementação, desenvolvimento e aperfeiçoamento da modalidade semipresencial.
Coordenação Geral: Alessandra Gomes Duarte Lima;
Coordenação de Tecnologia da Informação: James Dean Carlos de Sousa;
Coordenação Pedagógica: Rodrigo Rodrigues Reis;
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação: Edivaldo Martins Araújo Júnior;
Secretaria de Apoio Administrativo: Bruna Saraiva de Morais.
Portaria nº 032-2025 - Instituição da Equipe de Gestão do NED
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
A Equipe Multidisciplinar tem a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais no ensino semipresencial e a distância, avaliar materiais didáticos e planos de ensino, apoiar docentes (tutores pedagógicos), tutores técnicos-administrativos e coordenadores, além de planejar e acompanhar as ações pedagógicas e programas de formação.
Coordenadora Geral do NED: Alessandra Gomes Duarte Lima;
Coordenador de Tecnologia da Informação do NED: James Dean Carlos de Sousa;
Coordenador Pedagógico do NED: Rodrigo Rodrigues Reis;
Representante da Pró-Reitoria de Graduação: Joana Estela Rezende Vilela;
Representante dos Tutores Técnico-Administrativos: Túlio Teixeira Deusdará;
Docente representante dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) na área da Saúde (Curso de Psicologia): Davi Arantes Barros;
Docente representante dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) na área da Educação (Curso de Educação Física): Eduardo Fernandes de Miranda;
Docente representante dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) na área de Ciências Sociais Aplicadas/Engenharia (Curso de Administração): Dionathan Sales Azevedo;
Portaria nº 031-2025 - Instituição da Equipe Multidisciplinar da Universidade de Gurupi – UnirG
Os tutores técnico-administrativos têm como principal função oferecer suporte administrativo aos discentes, especialmente no que se refere ao uso e ao acesso às plataformas digitais utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Entre suas atribuições estão o auxílio em dificuldades operacionais, o esclarecimento de procedimentos acadêmicos e o acompanhamento de aspectos logísticos do processo educativo.
É também responsabilidade do tutor técnico-administrativo acompanhar o cronograma da disciplina, lembrar os estudantes sobre prazos de entrega e divulgação de notas, bem como incentivá-los à realização das atividades propostas dentro dos prazos estabelecidos. Trata-se de um papel estratégico que visa não apenas o apoio técnico, mas também a promoção da permanência e do engajamento dos alunos na modalidade.
Cada tutor é responsável pela supervisão de cursos ou disciplinas agrupadas, realizando a mediação entre estudantes, professores, coordenação de curso e equipe técnica. Quando necessário, o suporte técnico pode ocorrer presencialmente, mediante agendamento, especialmente para casos que envolvam dificuldades com acesso ou orientações sobre o uso das ferramentas digitais.
DISTRIBUIÇÃO DE TUTORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS | |||
TUTORES | CURSO/ÁREA | CURRICULO LATTES | |
Francisca Marleide Ferreira dos Santos | Letras/Pedagogia | marleidegpi@gmail.com | http://lattes.cnpq.br/0938554816572502 |
George Henrique Aires Borges | Eng. Civil / Jornalismo | georgehenrique@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/2371676831247533 |
Halline Cardoso Jurema | Enfermagem (TG Saúde) | halline.jurema@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/5989247803407381 |
Lahís Alves Lopes Cardoso | Psicologia | lahistutora@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/6393270370732705 |
Mary Lee dos Santos | Fisioterapia | maryls@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/8883550977088514 |
Rhayssa Tavares Leão | Farmácia (TG Saúde) | rhayssatleao@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/4980344110355656 |
Rhoger Gomes Costa | Direito Noturno | rhoger.adv@gmail.com | http://lattes.cnpq.br/7872074328064646 |
Rodrigo Rodrigues Reis | Ed. Física | rodrigorodrigues@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/0949207418230078 |
Rômulo Caldeira de Souza Maia | Adm/C. Contábeis/Eng. Civil | romulosouzamaia@gmail.com | http://lattes.cnpq.br/9962940707386325 |
Thaís Holanda Lima | Direito Matutino | thais.h.lima@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/4705782456507635 |
Tullio Teixeira Deusdará | TG Saúde (Enf/Farm/Fiso/Odonto) | tullio.deusdara@unirg.edu.br | http://lattes.cnpq.br/8561462651075196 |
A Universidade de Gurupi – UnirG adota dois modelos de oferta de disciplinas que combinam práticas pedagógicas presenciais e recursos do ensino a distância: disciplinas semipresenciais e disciplinas digitais. Ambos os formatos utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como suporte essencial ao processo de ensino e aprendizagem, com conteúdo organizados por meio das Unidades de Aprendizagem (UAs), disponibilizadas pela plataforma Sagah.
Disciplinas Semipresenciais
As disciplinas semipresenciais mesclam atividades presenciais com momentos a distância. Parte da carga horária é cumprida em sala de aula, com mediação direta do professor, e outra parte é realizada no AVA, por meio de conteúdos assíncronos.
O professor é responsável por planejar a disciplina de forma integrada, selecionando as Unidades de Aprendizagem conforme a carga horária EAD prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), seguindo a tabela de equivalência de UAs fornecida pelo Núcleo de Educação a Distância (NED). Também é possível incluir materiais complementares, que são publicados no AVA com o apoio técnico do NED.
As avaliações são realizadas presencialmente e, para garantir a qualidade da condução pedagógica, os docentes participam de oficinas regulares de capacitação.
Disciplinas Digitais
As disciplinas digitais possuem uma carga horária majoritariamente a distância, com mais de 80% do conteúdo oferecido de forma online. Esse modelo exige a realização obrigatória de aulas síncronas quinzenais, por meio da plataforma Google Meet. Essas aulas são gravadas e disponibilizadas no AVA, permitindo acesso posterior pelos estudantes.
Além das aulas síncronas, o professor realiza a curadoria das UAs, edita o percurso de aprendizagem e submete o material à validação da equipe multidisciplinar. As avaliações ocorrem presencialmente e, no início do semestre, recomenda-se um encontro presencial para acolhimento e apresentação da disciplina aos estudantes.
RESUMO
Modelo de Disciplina | Carga Horária EAD | Encontros Presenciais | Aulas Síncronas | Avaliações |
Semipresenciais | Parcial (até 50%) | Regulares | Não obrigatórias | Presenciais |
Digitais | Superior a 80% | Início do semestre + provas | Obrigatórias | Presenciais |
Ambos os modelos mantêm o compromisso com a qualidade da formação acadêmica, aliando inovação, flexibilidade e acompanhamento contínuo por parte dos professores e da equipe do NED.
A Universidade de Gurupi - UnirG vem passando por um processo de atualização e inovação em sua oferta de disciplinas na modalidade a distância. Essa evolução reflete-se na implementação de novas matrizes curriculares e na adoção de uma nova modelagem de ensino EAD, com o objetivo de garantir maior qualidade, integração pedagógica e uso de tecnologias educacionais modernas.
Novas Matrizes Curriculares – Nova Modelagem EAD
Desde o segundo semestre de 2022 (2022/2), a IES passou a adotar o Moodle como novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), integrado à plataforma Sagah, que fornece conteúdos didáticos estruturados em Unidades de Aprendizagem (UAs). Essa nova configuração marca a transição para um modelo EAD mais robusto e padronizado, com até 40% da carga horária das disciplinas ofertada na modalidade a distância.
Esse modelo já está sendo aplicado aos primeiros períodos das novas matrizes curriculares de diversos cursos. Em especial, os cursos de Educação Física e Jornalismo foram os primeiros a adotar integralmente essa nova proposta, com todos os períodos já estruturados no formato semipresencial.
O suporte técnico e pedagógico a essa modelagem é coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância (NED), que oferece apoio contínuo a professores, tutores e estudantes, além de gerenciar a curadoria, edição e validação das UAs.
Neste novo formato, estão inseridos os primeiros períodos de novas matrizes curriculares dos cursos abaixo relacionados:
CH EAD - CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIRG | ||||
CURSOS SEMIPRESENCIAIS | ||||
CURSOS | MATRIZ | VIGÊNCIA | CH TOTAL | % EAD |
Administração | Matriz nº09 | 2024-1 | 3000 h | 34,5% |
Ciências Contábeis | Matriz nº10 | 2024-1 | 3000 h | 35,5% |
Educação Física - Bacharelado | Matriz nº01 | 2024-1 | 3270 h | 33,4% |
Educação Física - Licenciatura | Matriz nº01 | 2024-1 | 3270 h | 31,5% |
Jornalismo | Matriz nº03 | 2024-1 | 3000 h | 38% |
Letras | Matriz nº09 | 2024-1 | 3240 h | 39,8% |
Pedagogia | Matriz nº01 | 2024-1 | 3225 h | 40% |
Engenharia Civil | Matriz nº03 | 2024-1 | 3670 h | 33,5% |
CURSOS COM PARTE CH EAD | ||||
CURSOS | MATRIZ | VIGÊNCIA | CH TOTAL | % EAD |
Direito | Matriz nº08 | 2023-1 | 3700 h | 19,9% |
Enfermagem | Matriz nº05 | 2022-2 | 4065 h | 12,5% |
Farmácia | Matriz nº07 | 2024-1 | 4040 h | 27,5% |
Fisioterapia | Matriz nº05 | 2024-1 | 4005 h | 25,9% |
Odontologia | Matriz nº05 | 2023-2 | 4000 h | 4,9% |
Psicologia | Matriz nº04 | 2023-1 | 3970 h | 12,9% |
Tec. em Estética e Cosmética | Matriz nº01 | 2020-1 | 2225 h | 17% |
Antigas Matrizes Curriculares – Antiga Modelagem EAD
Nos cursos e períodos que ainda não migraram para as novas matrizes curriculares, permanece em uso a modelagem anterior de EAD, que contempla até 20% de carga horária a distância. Nesse modelo, os conteúdos são distribuídos por meio das ferramentas do Google For Education (Google Classroom, Google Meet, Google Forms) e da plataforma SEI, utilizada para disponibilização de materiais didáticos e atividades discursivas.
Essa estrutura ainda é válida para os períodos intermediários e finais de cursos que estão em processo de transição para a nova matriz, garantindo que os alunos concluam suas etapas com regularidade e qualidade.
MATRIZES CURRICULARES ANTIGAS | ||||
ANTIGA MODELAGEM EAD (matrizes até 20% CH EAD) Utilização das ferramentas do Google Classroom |
||||
CURSOS | MATRIZ | CH EAD | PERÍODOS | |
Administração | Nº07 | 20% | 5º ao 8º | |
Ciências Contábeis | Nº08 | 17,2% | 5º ao 8º | |
Direito | Nº07 | -- | 4º ao 10º | |
Engenharia Civil | Nº01 | 14% | 5º ao 10º | |
Enfermagem | Nº04 | 19,7% | 5º ao 9º | |
Farmácia | Nº05 | 16,41% | 5º ao 10º | |
Fisioterapia | Nº03 | 16% | 5º ao 10º | |
Letras | Nº07 | 12,13% | 5º ao 8º | |
Odontologia | Nº03 | -- | -- | |
Pedagogia | Nº12 | 15,9% | 5º ao 8º | |
Psicologia | Nº03 | 10,4% | 5º ao 10º |
Resumo das Modelagens EAD por Tipo de Matriz
Tipo de Matriz Curricular | Plataforma Utilizada | Percentual de CH EAD | Ferramentas |
Novas Matrizes Curriculares | Moodle + Sagah (UAs) | Até 40% | AVA, UAs, vídeos, fóruns |
Antigas Matrizes Curriculares | Google For Education + SEI | Até 20% | Classroom, Meet, Forms, SEI |
Com essa reformulação, a IES reafirma seu compromisso com a modernização do ensino, a formação de qualidade e o suporte contínuo aos envolvidos no processo educacional.
Documento - Como utilizar a plataforma SAGAH
Vídeo - Como o professor pode acessar os conteúdos das UA's.
Vídeo - Como visualizar os inscritos na disciplina no Moodle
Vídeo - Como visualizar o painel de controle da disciplina na Central da Sagah
Como realizar matrícula no programa de Nivelamento - SEI
Como localizar o e-mail institucional e/ou mudar a senha
Como fazer Renegociação de parcelas de Negociação
Negociação de parcelas de mensalidades
Aprenda a usar o recurso Minha Biblioteca
Como fazer Matrícula, Inclusão ou Exclusão de disciplinas
Atualizacão de dados no Google
Como redefinir a senha do e-mail institucional
Atividade discursiva (o professor tem relatório de acesso / entrega de atividades)
Visão do Aluno | Versão 8 | Financeiro
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Disciplinas
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Faltas
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Notas
Visão do Aluno | Versão 8 | Atividades Complementares
Visão do Aluno | Versão 8 | Download de Material
Visão do Aluno | Versão 8 SEI | Secretaria On-line (Requerimentos)
Visão do Coordenador | Clonagem de disciplinas para coordenadores de curso
CONTATO: (63) 3612-7720 [ whatsapp ]
E-MAIL: ned@unirg.edu.br
ENDEREÇO: Campus II – Bloco C, 1º andar - sala 102-C – Av. Rio de Janeiro entre ruas 09 e 10, Centro. Gurupi TO, CEP: 77435-100