Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi
GRADUAÇÃO

LETRAS



BONS MOTIVOS PARA ESCREVER A SUA HISTÓRIA

Letras

Duração: 08 SEMESTRES | Modalidade: LICENCIATURA | Período: NOTURNO

FINANCIE SEU CURSO POR MEIO DO

CrediUnirG Plus ou Fies

+

DESCONTO PONTUALIDADE DE 8%

POR PAGAMENTO DE MENSALIDADE

ATÉ DIA 15/MÊS

TEMOS DESCONTO DE 70% PELO CREDIUNIRG PLUS

INFORMAÇÕES (63) 3612-7521

e-mail: letras@unirg.edu.br
CAMPUS I - Av. Antônio Nunes da Silva, nº 2195, Pq. das Acácias, Gurupi-TO

MENSALIDADE: R$ 554,20 (A PARTIR DO 1º PERÍODO)

A Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade de Gurupi – UnirG, passou a funcionar regularmente pelo Decreto Governamental 1.138 de 02/03/2001. Teve sua renovação e reconhecimento do Conselho Estadual de Educação-CEE, por mais cinco anos, por meio do Parecer CEE/TO – CES/CP nº 371/2018 378ª, plenária em: 19/11/2018.

O curso, de caráter presencial, tem uma composição multidisciplinar que visa a uma instrução amplamente humanista e dinâmica, no intuito de formar egressos capazes de lidar, de forma perspicaz e crítica, com os fenômenos da linguagem, em seus múltiplos modos, bem como com suas inserções e desdobramentos culturais. A matriz curricular do curso possui enfoque em estudos literários, linguísticos e educacionais. Suas disciplinas de estágio obrigatório favorecem a reelaboração de conhecimentos e sua união com a prática.

O perfil esperado do egresso é o de um profissional preocupado com o bem comum e capaz de exercer plenamente a cidadania, habilitado a atuar em diversas funções, como pesquisador, consultor, crítico literário ou revisor de textos. O egresso poderá ainda se especializar e vir a atuar como tradutor, intérprete, roteirista, secretário, assessor cultural ou profissional dos mercados midiático, editorial entre outros.

Sendo Licenciatura, o ponto forte do curso é a formação de profissionais qualificados que alimentem os quadros do magistério do Ensino Fundamental e Médio.

São inúmeras as contribuições do Curso de Letras para a melhoria da Cultura Tocantinense no que diz respeito às atribuições da referida graduação. Hoje já existem inúmeros egressos ocupando cargos destinados à formação respectiva do curso, como Revisão textual, Magistério de línguas portuguesa e inglesa, além de outros acadêmicos que ingressaram na carreira literária como prosadores, memorialistas, poetas, bem como ainda aqueles que se apropriaram dos conhecimentos das línguas oferecidas pelo curso para deles se servirem como instrumentos que lhes propiciaram passar em concursos seletivos para outros cargos de áreas distintas.

O curso tem procurado corresponder às exigências culturais da sociedade, promovendo a formação linguístico-literária dos indivíduos envolvidos com o universo das línguas e das artes. Durante duas décadas, por diversas vezes, o curso vem participando efetivamente dos acontecimentos literários regionais, como Salão do Livro, Feiras Literárias, Saraus, Cafés Literários, Congressos e outros eventos, de renome nacional e internacional. Definitivamente, veio para melhorar a identidade da população tocantinense, imprimindo como marca registrada de seu fazer pedagógico, a ampliação da criatividade do público e sua maior consciência crítica por meio da leitura, análise e escrita de textos.




BONS MOTIVOS PARA ESCREVER A SUA HISTÓRIA

Letras

Duração: 08 SEMESTRES | Modalidade: LICENCIATURA | Período: NOTURNO

FINANCIE SEU CURSO POR MEIO DO

CrediUnirG Plus ou Fies

+

DESCONTO PONTUALIDADE DE 8%

POR PAGAMENTO DE MENSALIDADE

ATÉ DIA 15/MÊS

TEMOS DESCONTO DE 70% PELO CREDIUNIRG PLUS

INFORMAÇÕES (63) 3612-7521

e-mail: letras@unirg.edu.br
CAMPUS I - Av. Antônio Nunes da Silva, nº 2195, Pq. das Acácias, Gurupi-TO

MENSALIDADE: R$ 554,20 (A PARTIR DO 1º PERÍODO)

A Universidade UnirG é parte de um processo histórico de 34 anos de existência. Iniciou sua trajetória como faculdade isolada, então denominada Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH), mantida pela Fundação Educacional de Gurupi (FEG) no período compreendido entre 1985 a 1997 quando eram ofertados dois cursos de graduação: Pedagogia e Direito.

Em 1999, foram criados os cursos emergenciais de História, Matemática e Letras (Português) para atender 60% de professores da rede municipal de Gurupi e 40% de outras localidades.

Dos cursos emergenciais, o curso de Letras tinha o projeto para curso regular; no entanto em 2001, após a mudança da gestão, foi constatado que sua execução fora a mesma dos cursos emergenciais, por módulos, o que provocou movimento no sentido de adequar aquele curso para aquela turma específica, como emergencial e foi solicitada nova autorização para esse curso, agora para funcionar como, de fato, regular, o que foi finalizado pelo Decreto Governamental 1.138 de 02/03/2001, com a habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas Literaturas; foi criada também a habilitação em Língua Portuguesa e respectiva Literatura, por meio do Decreto Governamental nº 1.571 de 19/08/2002.

O Curso de Letras se apresentava, em 1999, como Licenciatura em Português (Parecer CEE-TO nº 056/99 de 14/05/1999 e 057 da mesma data), como Letras em regime regular, tendo sido autorizado para funcionamento no dia 14 de maio desse ano.

Atualmente, o curso teve a Renovação e Reconhecimento do Conselho Estadual de Educação-CEE por mais cinco anos, por meio do Parecer CEE/TO – CES/CP nº 371/2018 378ª PLENÁRIA EM: 19/11/2018, processo 2017/27000/015205, o que coloca em evidência a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo de valores humanísticos.


COORDENADORA DO CURSO

Maria Wellitania de Oliveira – Graduada em Letras / Português, pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2000); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, pelo Instituto de Pós-Graduação e Extensão – IBEPEX (2005); Especialista em Orientação Educacional, pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (2002); Mestra em Letras – Teoria e Crítica Literária, pela Universidade Católica de Goiás – UCG (2009); Doutorado: Em andamento – Ciências da Cultura, pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. Atualmente é professora titular da Universidade UnirG na área de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Cultura Brasileira. Desenvolve projetos de pesquisa/extensão e coordena o periódico “Ressaca Literária”. Atualmente está como Coordenadora do curso de Letras.

 

COORDENADORA DE ESTÁGIO

Lucivânia Carvalho Barcelo – Possui Mestrado em Letras-Linguística pela Universidade Três Fronteiras – UNINTER (2014), Especialização em Língua Inglesa pela UNIEVANGÈLICA de Anápolis (2002) e Graduação em Letras português/inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2000). . Atualmente é professor titular da Fundação UNIRG e coordenadora de Estágio supervisionado no curso de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna – Inglês, atuando principalmente no seguinte tema: Componentes da Língua tais como: a Estrutura da língua, aquisição de vocabulário, Estratégia de Leitura e tradução, Morfossintaxe e linguística aplicada ao ensino de língua estrangeira além de Orientação de Estágio na área supracitada.

 

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Shirleny Miranda Silva Cirqueira, funcionária efetiva da Universidade UNIRG. Graduada no Curso de Letras e desenvolve 08 (oito) horas diárias de efetivo serviço na Coordenação do Curso de Letras.

Alexandre Peixoto Silva – Mestrado em andamento – Língua Portuguesa; Graduado em: Letras Português/Inglês; Especialista: Língua Portuguesa. http://lattes.cnpq.br/0212051470863070

 Deice Joceliane Pomblum – Especialização:  Língua Portuguesa;  Graduação Letras Português. http://lattes.cnpq.br/2367929236489778

Francisca Edivânia Gadelha Dias – Especialização em Tradução Interpretação e Docência da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS; Graduação em Licenciatura Plena em Letras; Graduação em Pedagogia. Especialização: Especialista: Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. http://lattes.cnpq.br955355875267194

Ilcemara Regina Iensen Farencena – Mestrado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas; Graduado em Letras Português/Inglês; Especialista: Metodologia de Língua Portuguesa e Literaturas. http://lattes.cnpq.br/5201499722698435

Lucivânia Carvalho Barcelo – Mestrado em Letras: Linguistica, Graduação em: Letras Português/ Inglês; Especialização: Língua Inglesa. http://lattes.cnpq.br/8863391617952965

Marcilene de Assis Alves Araújo – Doutorado em Língua e Literatura; Mestrado: Letras: Linguística; Graduação: Licenciatura Plena em Letras; Especialização: Docência no Ensino de Língua, Leitura e Literatura/Docência do Ensino Superior. http://lattes.cnpq.br/6355229587672526

Maria Wellitânia de Oliveira – Mestrado: Mestra em Letras – Teoria e Crítica Literária; Graduação em: Letras; Especialização: Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Literaturas; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Especialização em Orientação Educacional. Poetisa e ativista cultural. http://lattes.cnpq.br/5245962562030719

Rosimeire Parada Granada Milhomens da Costa – Doutoranda em Língua e Literatura, Mestrado: Língua e Literatura; Graduação em: Letras; Especialização: Língua Inglesa; : http://lattes.cnpq.br/0626820692109322

Silvia Helena da Silva Marrafon – Mestrado: Políticas Públicas; Graduação: Letras Português/ Inglês; Especialista em: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. http://lattes.cnpq.br/5314532481676078

Atualmente há 02 estruturas vigentes no curso de Letras:

 

Estrutura VI 2015/1

Estrutura VII 2017/1

 

 

Essas são algumas das áreas onde o profissional de Letras/UnirG pode atuar:

 

– Escolas de ensino fundamental e médio: pode ser professor de Língua Portuguesa e também de Língua Inglesa.

– Escolas de idiomas: O licenciado pode dar aulas em institutos de idiomas. Como aulas de Inglês e ou de português para estrangeiros, por exemplo.

– Cursos preparatórios para concursos e vestibular: Organizar e preparar conteúdos de revisão para alunos que pretendem passar no ENEM, Concursos e/ou vestibulares.

– Universidades: Após o mestrado, o Mestre em Letras poderá lecionar para Ensino Superior e Pós Graduação.

– Agências de Publicidade e Comunicação: Atuando em áreas como roteiro, revisão, tradução e produção de conteúdos para peças e web.

– Empresas públicas ou privadas: Atuar no departamento de comunicação em elaboração de projetos e aulas para funcionários, criação de conteúdo, artigos, traduções e comunicados.

 

A partir do momento dos Estágios em Língua Portuguesa e Inglesa, os acadêmicos desenvolvem práticas dentro do ensino dessas Línguas, por meio das atividades da Residência Pedagógica (RP).

O Programa de Residência Pedagógica (RP) induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

O curso de Letras, junto com os cursos de Pedagogia e Educação Física, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) durante o período de 2014 a 2020.

Com a utilização da metodologia “Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)”, os acadêmicos de curso de Letras buscam a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema. É uma forma de aprendizado que estimula à pró-atividade e o aprimoramento pessoal em grupos por meio de discussões profundas de casos interdisciplinares.

O Aulão das Obras Literárias é um projeto direcionado aos candidatos ao Vestibular da UnirG, com intuito de analisar os livros e sanar dúvidas sobre as obras literárias. Assim, o futuro acadêmico é recepcionado na Universidade desde o momento de sua inscrição para ingressar na instituição.

O Aulão de Redação do Vestibular – é um aulão de Redação para os vestibulandos em que é trabalhado os tipos de redação exigidos no vestibular da UnirG, as estruturas e características dos textos e linguagens.

O Teatro na sala de aula é um projeto artístico-literário, em que os alunos encenam textos literários, dando vida nova aos textos e explorando a criticidade destes. Os acadêmicos desenvolvem a linguagem oral e escrita de forma lúdica e prazerosa.

O projeto de Extensão Universitária tem por objetivo estender aos demais cursos da UnirG e à comunidade em geral, conhecimentos específicos da área de linguagens, literatura e formação de professores, por meio de mini cursos, palestras e oficinas, ministrados por profissionais do curso de Letras.

 

O Centro de Línguas da UnirG- CELU – É um Projeto de Extensão do Curso de Letras, da Universidade  de Gurupi  Unirg, cujo objetivo principal é oferecer aos acadêmicos, professores, funcionários e comunidade em geral de Gurupi e áreas circunvizinhas a oportunidade de conhecer, aprender e aprimorar as noções de língua inglesa sob a supervisão e coordenação de professores UNIRG.

Letras no Parque – Projeto que tem como objetivo reunir o Curso de Letras no Parque Mutuca para realização de exposições, oficinas e debates, relacionados à educação e a cultura em Gurupi.

Viagem na Nossa Terra é um projeto de pesquisa criado a partir da disciplina de Cultura Brasileira. O mesmo busca ampliar os conceitos de conhecimento, divulgação e preservação do patrimônio cultural dos municípios tocantinenses. O trabalho questiona os novos valores ideológicos e linguísticos que estão sendo incorporados nos costumes e tradições no Estado.

 

A Literatura é uma arte que se encontra enraizada na alma da população jovem de Gurupi. As várias Literaturas oferecidas pelo curso de Letras são importantes canais de comunicação e interações humanas dos quais as pessoas se servem para realizar a afirmação da identidade tocantinense como povo leitor e criador de sua cultura. Ao longo destas décadas, o curso de Letras sempre esteve presente em todos os grandes momentos culturais da literariedade de nossa região.

A revista Ressaca Literária é um periódico semestral produzido pelos acadêmicos e professores do Curso de Letras da Universidade de Gurupi. Sua missão é fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários, linguísticos e Culturais, permitindo ao estudante e pesquisadores a divulgação de seus trabalhos, além de estimular a leitura, o debate crítico e a revelação de novos talentos artístico-literários.

So-le-tra-do, jornal do curso de Letras, que tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas pelos professores e acadêmicos de todos os períodos do curso.

Jornal Interdisciplinar é um periódico desenvolvido com foco nas práticas interdisciplinares. Produzido e editado pelos acadêmicos do curso de Letras.

Pizza Poética e Beiju Poético são projetos de produção de Literatura Alternativa em que os acadêmicos produzem textos em encontros realizados nas pizzarias da cidade nos momentos de descontração. Arte Literária e diversões associadas num instante lúdico e gastronômico.

 

Café com Letras – Projeto que promove a confraternização  com egressos e profissionais formados em Letras para discutir, por meio de relatos de experiência, a trajetória do Curso de Letras nestes 20 anos de existência.

O objetivo do festival Sing Your Song é resgatar valores artísticos e culturais expressados por meio da língua inglesa; desenvolver a habilidade oral em língua inglesa e a capacidade de expressão através da música, valorizando os talentos locais, entre outros.

O Halloween do curso de Letras UNIRG tem como proposta de envolver a cultura, uma vez que é trabalhada a língua inglesa em sala de aula sempre atrelada a ela. O evento é uma oportunidade de difundir essa festividade americana. Desse modo, acadêmicos e professores vestem trajes típicos e demonstram a cultura da festa, que é conhecida em todo o mundo.

O Sarau de Letras é um Projeto de Extensão que promove a cultura regional, oportunizando a descoberta de muitos talentos. É um raro momento de junções de todas as Artes. Situação em que a comunidade local participa ativamente da vida acadêmica do curso de Letras, integrando talentos e realizando ações artísticas de excelente qualidade.

O simpósio é um evento interativo, em que pesquisadores apresentam suas pesquisas e teorias que tratam da literatura em diálogo com as diferentes linguagens, considerando as mudanças de estrutura, de produção e leitura provocadas por elas. São realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e exposições.

A Mostra de Trabalhos Acadêmicos do curso de Letras é um evento que objetiva promover a interação entre a comunidade acadêmica de Letras para estimular, expandir conhecimentos e divulgar a produção de práticas inovadoras que possam contribuir para o desenvolvimento dos futuros profissionais da educação.

 

O Festival UnirG de Poesia Falada é um concurso anual realizado pela Fundação e Universidade de Gurupi – UnirG, organizado pelas coordenações dos cursos de Jornalismo e Letras. Tem por objetivo promover a arte literária e a comunicação oral em forma de poesia; proporcionar espaço para performances poéticas; impulsionar o intercâmbio acadêmico; e fortalecer a imagem da Instituição como canal para a arte e cultura regionais.

O Projeto Quadrilha Literária coloca os acadêmicos em contato com as obras e personagens literárias, dando vida aos personagens de sua preferência, nas comemorações das Festas Juninas.

A Feira das Nações é um evento cultural que movimenta o Campus I da UnirG. O objetivo do trabalho é apresentar alguns aspectos como costumes, comida e música, dentre outros, de países que têm a língua inglesa como primeira língua. O evento conta com a participação de todos os acadêmicos do curso, que recebem visita de estudantes dos demais cursos do campus.

Faça Letras é um projeto de divulgação do curso de Letras junto a comunidade de Gurupi e região. Os acadêmicos e professores fazem visitas às escolas de Ensino Médio para apresentar o perfil profissional do letrólogo e o mercado de trabalho que favorece a sua atuação.

TELEFONE: (63) 3612-7521

E-MAIL:  letras@unirg.edu.br

 




UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais