Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

PROECAE



A extensão universitária cumpre o papel de integração entre universidade e sociedade, estando indissociável das atividades de ensino e pesquisa de uma instituição. Assim, essas atividades promovem o desenvolvimento tanto das comunidades, quanto da comunidade acadêmica por meio da visão que a universidade abstrai das necessidades externas e, na medida de sua competência, implementa novas ações, além de consolidar a formação de novos profissionais com consciência social.

Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequência: a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.

UnirG tem alcançado êxito em editais PROEXT/MEC e outras origens, em programas e projetos de extensão por meio do esforço conjunto dos gestores das unidades, o que representa obtenção de recursos financeiros. Trata-se de um programa que ampara especialmente projetos dirigidos à inclusão social e que visa consolidar a institucionalização das atividades de extensão nas organizações públicas de ensino superior.

 

REGULAMENTO DE EXTENSÃO CURRICULARIZADA

REGULAMENTO DE EXTENSÃO


RETIFICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO - 002/2022 - PROECAE/UNIRG (26/01/2023)

RESULTADO FINAL EDITAL N. 002/2022 - PROJETOS DE EXTENSÃO - FLUXO CONTÍNUO EM CARÁTER SEMESTRAL PROECAE/UNIRG

CRONOGRAMA DO EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO N° 002/2022 (21/12/2022)

RESULTADO PARCIAL - EDITAL N° 002/2022 DE APOIO INSTITUCIONAL À CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO (21/12/2022)

RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA DO EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº 002/2022 (15/12/2022)

EDITAL Nº 002/2022- ABERTURA DA SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO - FLUXO CONTÍNUO EM CARÁTER SEMESTRAL (RETIFICADO EM 30/11/2022)

ANEXO II - ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO/ AÇÃO/ EVENTO/CURSO/ SERVIÇO DE EXTENSÃO (17/11/2022)

RESULTADO FINAL - EDITAL DE APOIO INSTITUCIONAL À CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO (01/09/2022)

RESULTADO PARCIAL - EDITAL DE APOIO INSTITUCIONAL À CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO (26/08/2022)

LISTA DE INSCRITOS - PROJETO DE EXTENSÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA (24/08/2022)

DIVULCAÇÃO DE PROJETOS HOMOLOGADOS - EDITAL DE APOIO INSTITUCIONAL À CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO (18/08/2022)

RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS - PROJETO DE EXTENSÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA (16/08/2022)

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS - PROJETO DE EXTENSÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA (03/08/2022)

RESULTADO FINAL – EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº 001/2022 (24/06/2022)

RESULTADO PARCIAL – EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº 001/2022 (20/06/2022)

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 001/2022-2023 – EDITAL DE APOIO INSTITUCIONAL A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

RETIFICAÇÃO AO CRONOGRAMA DO EDITAL FLUXO CONTÍNUO - Nº 001/2022 (publicado em 09/06/2022)

RETIFICAÇÃO AO EDITAL FLUXO CONTÍNUO - Nº 001/2022

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 001/2022-2023 – EDITAL DE APOIO INSTITUCIONAL A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

EDITAL FLUXO CONTÍNUO - Nº 001/2022

EDITAL - APOIO À CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO 001/2022-2023

ANEXOS A e B - ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO - 2022/1

A PROECAE tem como propósito a implementação de uma política institucional que valoriza a cultura e a arte, destacando suas dimensões culturais e humanas. A compreensão da cultura e da arte permeia todas as áreas do conhecimento científico, enriquecendo a vida cotidiana da universidade e ampliando seus vínculos com a sociedade.

A comunidade universitária encontrará na Pró-Reitoria um espaço que valoriza a cultura e as manifestações artísticas, em suas diversas linguagens, como parte essencial da identidade da instituição. Há 20 anos a universidade conta com a Casa da Cultura, programa de extensão que defende a diversidade e o caráter público da universidade, integrando sociedade e comunidade acadêmica para fomentar a cultura e a arte em nosso município, planejando, executando e avaliando a política artístico cultural para os talentos revelados na região. Por meio da Casa de Cultura a Universidade oferta oficinas artísticas permanentes, nas áreas de dança, música, teatro e Artes plásticas. São mais de 800 atendimentos por semestre, entre crianças, adolescentes e adultos, público externo e da própria IES. A grandeza do programa tem como pano de fundo a proposta de promover a formação cidadã, o acesso ao conhecimento e a democratização do ensino das diferentes modalidades artísticas.

A PROECAE conta ainda com a coordenação de cultura, que articula os diversos equipamentos e espaços culturais, oferecendo suporte na difusão e produção cultural, fortalecendo assim a cultura como forma de conhecimento e a memória como patrimônio. Como importante ação da coordenação, destaca-se a semana cultural da Universidade, evento realizado anualmente, que oferece um espaço para exposição e apresentação dos movimentos culturais diversos realizados dentro da instituição e na comunidade. Durante a semana cultural as diversas linguagens artísticas se encontram em um espaço democrático, onde a identidade e a diversidade cultural ganham direito a voz. Uma semana onde acontece Rodas de conversas, Mostras, Apresentações, Exposições e Oficinas que utilizam como ferramenta a arte, para contextualizar a diversidade cultural.

A cultura representa esperança, sonho, projeto de mundo, conhecimento e identidade. É um movimento que une tradição e renovação, regionalismo e universalidade. Neste novo período, a cultura se fortalecerá na UnirG com a institucionalização da Pró-Reitoria de Cultura, evidenciando o compromisso democrático em direção a uma universidade mais inclusiva, participativa e plural.


A PROECAE – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis é responsável pela gestão da Política de Apoio ao Discente, que é organizada a partir de eixos fundamentais que norteiam ações que vêm sendo desenvolvidas, reestruturadas e ampliadas a partir de indicadores das avaliações institucionais internas e externas. Seus principais objetivos são, conforme o PDI:

Estabelece como objetivos principais:

  • Colaborar para a promoção da inclusão social e diminuição das desigualdades sociais e regionais dos diferentes contextos da educação superior brasileira;
  • Construir propostas diferenciadas de acesso, permanência e conclusão de estudos aos estudantes carentes no ensino superior;
  • Subsidiar a implementação, execução e avaliação dos programas que objetivam ampliar o acesso e à permanência, diminuindo ou mesmo evitando índices de retenção e evasão acadêmica;
  • Oportunizar um ambiente acadêmico saudável, possibilitando uma maior qualidade de vida aos discentes.

No acolhimento e no atendimento aos acadêmicos com necessidades educacionais especiais, a PROECAE desenvolveu o Programa ATENDEE, que conta com equipe de especialistas (coordenadora, assistente social e psicóloga) responsável por desenvolver atividades de orientação, elaboração de Plano Educacional Individualizado (PEI) e outras intervenções necessárias ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes, a exemplo do Programa Acolhe Mais, que é destinado aos ingressantes da IES.

Destarte, a construção da cidadania é estimulada nos diversos espaços que a comunidade universitária ocupa e se insere. A PROECAE incentiva, acompanha e promove o desenvolvimento do estudante ao longo de sua trajetória acadêmica, por meio de ações efetivas nas áreas social, técnico-científica, cultural, política e de atividades esportivas e de lazer, visando fortalecer o vínculo institucional. O apoio a projetos que visam atender às necessidades e aos interesses da comunidade acadêmica é prioridade;

planos de assistência aos estudantes são propostos e o incentivo à criação e a dinamização de órgãos estudantis é uma demanda também prioritária.


 ATENDEE

DCE

CAS

LIGAS

ATLÉTICAS

Profª. Dra. Miréia AparecidaProfª. Dra. Miréia Aparecida Bezerra Pereira

  • Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins - 2023.
  • Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins – 2010.
  • Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Tocantins - 2007.
  • É Professora Adjunta I, pesquisadora e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da Universidade de Gurupi.
  • Tem experiência com projetos de extensão na área de Assentamentos Rurais, Bacias hidrográficas urbanizadas e Tecnologias Sociais para produtor familiar, e em pesquisa nas áreas de Plantas Medicinais, Fisiologia Vegetal, Qualidade pós-colheita de frutas e olerícolas, e aproveitamento de resíduos orgânicos.

 

 

Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil - Profª. Dra. Miréia Aparecida Bezerra Pereira

Assessora Pedagógica -  Msª Gisela Daleva Costa Guadalupe

Assessora Pedagógica -  Msª Ceila Mendonça Milhomem

Assessor da Pró-reitoria - Pós-graduando Alexandre Aragão Fernandes

Estagiário da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil - Felipe Martins da Silva

Coordenador de Esporte e Lazer - Valmir Fernandes de Lira

Coordenador de Cultura - Audimar Dionízio de Santana

Coordenadora da Extensão - Anny Pires Rossone

Esta Coordenação tem como objetivo desenvolver ações nas áreas do esporte, lazer e bem-estar, com iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos indivíduos assistidos por ela. Dentre essas valiosas iniciativas, destacam-se a realização de jogos interperíodos, jogos intercursos, jogos universitários, eventos municipais, estaduais e brasileiros (JUBS), corridas universitárias, gincanas sociais e esportivas, bem como outras atividades recreativas e competitivas. Tais ações têm o propósito de estimular a prática regular e constante de atividades esportivas e de lazer, contribuindo significativamente para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, moral e aprimoramento da qualidade de vida. Além disso, essas atividades proporcionam um valioso momento de inclusão social e integração entre os participantes, uma vez que não fazem distinção de cor, raça, orientação sexual ou classe social.


.

CONTATO: (63) 3612-7707

E-MAIL: proecae@unirg.edu.br

ENDEREÇO: Rua Antônio Nunes da Silva, Nº 2195, Bloco administrativo 1º andar, Campus I, Parque das Acácias, Gurupi-TO, CEP:77400-000




UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais