Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
| Curso de Extensão | Disciplina(s) Curricular(es) | Ementa |
| Práticas de Leitura e produção de textos em língua portuguesa | Leitura e produção de textos em língua portuguesa (Letras) - 60h | Desenvolvimento da capacidade de leitura crítica e produção escrita de textos variados. Estudo de gêneros textuais, coesão, coerência e aspectos gramaticais aplicados à produção textual. |
| Aspectos básicos da Literatura infanto-juvenil | Literatura infanto-juvenil (Letras) - 60h | Estudo da literatura destinada ao público infantil e juvenil, suas características, autores e obras relevantes. Análise crítica e aplicação pedagógica da literatura infanto-juvenil. |
| Introdução à língua inglesa | Língua inglesa básico (Letras) - 60h | Desenvolvimento das habilidades básicas de compreensão e produção oral e escrita em língua inglesa, com ênfase em estruturas gramaticais fundamentais e vocabulário essencial. |
| Práticas de Produção oral e escrita em língua inglesa | Produção oral e escrita em língua inglesa (Letras) - 60h | Aprimoramento das habilidades de produção oral e escrita em língua inglesa, com foco em fluência, precisão gramatical e ampliação vocabular. |
| Curso de Extensão | Disciplina(s) Curricular(es) | Ementa |
| Práticas de Leitura e produção de textos em língua portuguesa | Leitura e produção de textos em língua portuguesa (Letras) - 60h | Desenvolvimento da capacidade de leitura crítica e produção escrita de textos variados. Estudo de gêneros textuais, coesão, coerência e aspectos gramaticais aplicados à produção textual. |
| Aspectos básicos da Literatura infanto-juvenil | Literatura infanto-juvenil (Letras) - 60h | Estudo da literatura destinada ao público infantil e juvenil, suas características, autores e obras relevantes. Análise crítica e aplicação pedagógica da literatura infanto-juvenil. |
| Introdução à língua inglesa | Língua inglesa básico (Letras) - 60h | Desenvolvimento das habilidades básicas de compreensão e produção oral e escrita em língua inglesa, com ênfase em estruturas gramaticais fundamentais e vocabulário essencial. |
| Práticas de Produção oral e escrita em língua inglesa | Produção oral e escrita em língua inglesa (Letras) - 60h | Aprimoramento das habilidades de produção oral e escrita em língua inglesa, com foco em fluência, precisão gramatical e ampliação vocabular. |
| Curso de Extensão | Disciplina(s) Curricular(es) | Ementa |
| Psicologia Escolar e Psicopedagogia Aplicada | Psicologia Escolar (Psicologia) - 60h; Dificuldade de Aprendizagem (Pedagogia) - 75h TOTAL = 135 HORAS |
Psicologia Escolar e Educacional da infância à terceira idade. Atuação do psicólogo no contexto educacional, processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Dificuldades de aprendizagem e sua relação com o contexto de ensino. Identificação, avaliação e intervenção pedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem. |
| Estudos Morfossintáticos da Língua Portuguesa | Estudos Morfossintáticos da Língua Portuguesa (Letras) - 90h TOTAL = 90 HORAS |
Análise morfológica e sintática da língua portuguesa. Estudo das classes gramaticais, estrutura e função dos termos na oração e períodos compostos. |
| Educação Infantil: Jogos, Brincadeiras e Desenvolvimento | Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil (Pedagogia) - 90h; Práticas Educativas com Jogos e Brincadeiras (Pedagogia) - 90h TOTAL = 180 HORAS |
Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. Organização do trabalho pedagógico, desenvolvimento infantil e práticas educativas para crianças de 0 a 5 anos. Corpo e movimento no desenvolvimento humano. Ludicidade e potencialidades dos jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na educação infantil e anos iniciais. |
| Educação Indígena e Saberes Interculturais | Educação Indígena (Pedagogia) - 75h TOTAL = 75 HORAS |
Diversidade Cultural Indígena no Brasil Contemporâneo. Fundamentos da educação escolar indígena, legislação específica e práticas pedagógicas interculturais. |