Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
O Núcleo de Educação a Distância (NED) é o órgão responsável pela gestão da Educação a Distância na Universidade de Gurupi – UnirG, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à Reitoria. Seu papel é desenvolver e implementar a Política Institucional de EaD, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), assegurando qualidade acadêmica, inovação pedagógica e alinhamento ao Novo Marco Regulatório da Educação a Distância (Decreto nº 12.456/2025 e Portarias MEC nº 378/2025 e nº 506/2025).
Por meio do NED, são planejadas, organizadas e acompanhadas as ações institucionais de apoio aos cursos presenciais com carga horária a distância, semipresenciais e a distância (EaD).
Os componentes curriculares presenciais com carga horária a distância e semipresenciais que têm parte de sua carga horária presencial e parte desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de atividades assíncronas e síncronas mediadas por tecnologia. Tais componentes são previamente definidos nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), elaborados pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), respeitando os limites legais e institucionais para cada modalidade.
Desde 2022, a UnirG utiliza a Plataforma Sagah (Grupo +A Educação) como recurso pedagógico de apoio, integrando-a ao Moodle (AVA institucional) e ao SEI (Sistema Acadêmico). A partir de 2025, esse ecossistema digital foi reforçado com novas diretrizes institucionais de uso obrigatório, que consolidam a mediação pedagógica e ampliam a integração entre presencial, semipresencial e EaD.
A plataforma Sagah disponibiliza mais de 21 mil Unidades de Aprendizagem (UAs), que podem ser adaptadas aos planos de ensino da UnirG e validadas pela Equipe Multidisciplinar de EaD. Essas UAs, organizadas em trilhas digitais, permitem ao professor regente personalizar o processo formativo, articulando conteúdos ao perfil dos estudantes e às metodologias ativas.
O NED também garante suporte técnico e pedagógico a docentes, mediadores pedagógicos, tutores administrativos e discentes, bem como promove formação continuada em temas como metodologias ativas, acessibilidade digital, curadoria de conteúdos, mediação acadêmica e inovação tecnológica.
Com isso, a UnirG reafirma seu compromisso em ofertar uma EaD de qualidade, acessível, inclusiva e inovadora, assegurando o acompanhamento permanente do processo de aprendizagem, o alinhamento às políticas públicas de educação superior e a preparação integral de seus estudantes para os desafios acadêmicos e profissionais.
O Núcleo de Educação a Distância (NED) é o órgão responsável pela gestão da Educação a Distância na Universidade de Gurupi – UnirG, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à Reitoria. Seu papel é desenvolver e implementar a Política Institucional de EaD, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), assegurando qualidade acadêmica, inovação pedagógica e alinhamento ao Novo Marco Regulatório da Educação a Distância (Decreto nº 12.456/2025 e Portarias MEC nº 378/2025 e nº 506/2025).
Por meio do NED, são planejadas, organizadas e acompanhadas as ações institucionais de apoio aos cursos presenciais com carga horária a distância, semipresenciais e a distância (EaD).
Os componentes curriculares presenciais com carga horária a distância e semipresenciais que têm parte de sua carga horária presencial e parte desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de atividades assíncronas e síncronas mediadas por tecnologia. Tais componentes são previamente definidos nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), elaborados pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), respeitando os limites legais e institucionais para cada modalidade.
Desde 2022, a UnirG utiliza a Plataforma Sagah (Grupo +A Educação) como recurso pedagógico de apoio, integrando-a ao Moodle (AVA institucional) e ao SEI (Sistema Acadêmico). A partir de 2025, esse ecossistema digital foi reforçado com novas diretrizes institucionais de uso obrigatório, que consolidam a mediação pedagógica e ampliam a integração entre presencial, semipresencial e EaD.
A plataforma Sagah disponibiliza mais de 21 mil Unidades de Aprendizagem (UAs), que podem ser adaptadas aos planos de ensino da UnirG e validadas pela Equipe Multidisciplinar de EaD. Essas UAs, organizadas em trilhas digitais, permitem ao professor regente personalizar o processo formativo, articulando conteúdos ao perfil dos estudantes e às metodologias ativas.
O NED também garante suporte técnico e pedagógico a docentes, mediadores pedagógicos, tutores administrativos e discentes, bem como promove formação continuada em temas como metodologias ativas, acessibilidade digital, curadoria de conteúdos, mediação acadêmica e inovação tecnológica.
Com isso, a UnirG reafirma seu compromisso em ofertar uma EaD de qualidade, acessível, inclusiva e inovadora, assegurando o acompanhamento permanente do processo de aprendizagem, o alinhamento às políticas públicas de educação superior e a preparação integral de seus estudantes para os desafios acadêmicos e profissionais.
EQUIPE DE GESTÃO DO NED
A Equipe de Gestão do Núcleo de Educação a Distância (NED) é responsável pela coordenação geral do Núcleo, pela implantação das políticas e diretrizes para a Educação a Distância na Universidade de Gurupi (UnirG) e pela garantia da implementação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos cursos e componentes curriculares nas modalidades presencial com carga horária a distância, semipresencial e integralmente a distância (EaD).
Sua atuação abrange ações administrativas, pedagógicas e tecnológicas, assegurando a qualidade, a acessibilidade e a conformidade legal da modalidade, em alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), às diretrizes acadêmicas da UnirG e ao Novo Marco Regulatório da EaD.
Coordenação Geral: Alessandra Gomes Duarte Lima;
Coordenação de Tecnologia da Informação: James Dean Carlos de Sousa;
Coordenação Pedagógica: Rodrigo Rodrigues Reis;
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação: Edivaldo Martins Araújo Júnior;
Secretaria de Apoio Administrativo: Michelle Gomes Sales.
Portaria nº 055-2025 - Altera composição da Equipe de Gestão do NED
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
A Equipe Multidisciplinar de EaD da UnirG é uma instância acadêmico-pedagógica de caráter colegiado, responsável pela concepção, validação e acompanhamento de materiais didáticos, metodologias e tecnologias educacionais utilizadas nos cursos presenciais com carga horária a distância, semipresenciais e integralmente a distância (EaD).
Entre suas atribuições estão: avaliar e validar conteúdos digitais e Unidades de Aprendizagem (UAs), apoiar professores regentes, mediadores pedagógicos, tutores administrativos e coordenadores, planejar ações pedagógicas e de formação docente, além de supervisionar a integração entre teoria e prática nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs).
Coordenadora Geral do NED: Alessandra Gomes Duarte Lima;
Coordenador de Tecnologia da Informação do NED: James Dean Carlos de Sousa;
Coordenador Pedagógico do NED: Rodrigo Rodrigues Reis;
Representante da Pró-Reitoria de Graduação: Joana Estela Rezende Vilela;
Representante dos Tutores Técnico-Administrativos: Túlio Teixeira Deusdará;
Docente representante dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) na área da Saúde (Curso de Psicologia): Davi Arantes Barros;
Docente representante dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) na área da Educação (Curso de Educação Física): Eduardo Fernandes de Miranda;
Docente representante dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) na área de Ciências Sociais Aplicadas/Engenharia (Curso de Administração): Dionathan Sales Azevedo;
Portaria nº 031-2025 - Instituição da Equipe Multidisciplinar da Universidade de Gurupi – UnirG
Os tutores técnico-administrativos têm como principal função oferecer suporte administrativo aos discentes, especialmente no que se refere ao uso e ao acesso às plataformas digitais utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Entre suas atribuições estão o auxílio em dificuldades operacionais, o esclarecimento de procedimentos acadêmicos e o acompanhamento de aspectos logísticos do processo educativo.
É também responsabilidade do tutor técnico-administrativo acompanhar o cronograma da disciplina, lembrar os estudantes sobre prazos de entrega e divulgação de notas, bem como incentivá-los à realização das atividades propostas dentro dos prazos estabelecidos. Trata-se de um papel estratégico que visa não apenas o apoio técnico, mas também a promoção da permanência e do engajamento dos alunos na modalidade.
Cada tutor é responsável pela supervisão de cursos ou disciplinas agrupadas, realizando a mediação entre estudantes, professores, coordenação de curso e equipe técnica. Quando necessário, o suporte técnico pode ocorrer presencialmente, mediante agendamento, especialmente para casos que envolvam dificuldades com acesso ou orientações sobre o uso das ferramentas digitais.
DISTRIBUIÇÃO DE TUTORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS | ||||
CURSO/ÁREA | TUTOR (A) | FORMAÇÃO | TITULAÇÃO | |
Administração / Ciências Contábeis | Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes | Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo / Bacharelado em Ciência Contábeis | Pós-Doutora | joycepontes@unirg.edu.br |
Direito Matutino | Thaís Holanda Lima | Bacharel em Direito | Especialista | thais.h.lima@unirg.edu.br |
Direito Noturno | Rhoger Gomes Costa | Bacharel em Direito | Especialista | rhoger.adv@gmail.com |
Educação Física | Rodrigo Rodrigues Reis | Licenciatura e Bacharel em Educação Física | Especialista | rodrigorodrigues@unirg.edu.br |
Enfermagem | Halline Cardoso Jurema | Enfermagem | Mestra | halline.jurema@unirg.edu.br |
Engenharia Civil / Jornalismo | George Henrique Aires Borges | Graduação em Jornalismo | Especialista | georgehenrique@unirg.edu.br |
Farmácia | Rhayssa Tavares Leão | Farmacêutica generalista | Especialista | rhayssatleao@unirg.edu.br |
Fisioterapia | Lahís Alves Lopes Cardoso | Fisioterapia | Especialista | lahistutora@unirg.edu.br |
Letras / Pedagogia | Francisca Marleide Ferreira dos Santos | Pedagogia | Especialista | marleidegpi@gmail.com |
Psicologia | Jackeline Martins Lopes | Psicologia | Especialista | jackelinemlopes@unirg.edu.br |
Disciplinas Agrupadas dos cursos de Enf/Farm/Fiso/Odonto | Tullio Teixeira Deusdará | Biomedicina | Doutor | tullio.deusdara@unirg.edu.br |
A Universidade de Gurupi – UnirG adota dois modelos de oferta de disciplinas que combinam práticas pedagógicas presenciais e recursos do ensino a distância: disciplinas semipresenciais e disciplinas digitais. Ambos os formatos utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como suporte essencial ao processo de ensino e aprendizagem, com conteúdo organizados por meio das Unidades de Aprendizagem (UAs), disponibilizadas pela plataforma Sagah.
Disciplinas Semipresenciais
As disciplinas semipresenciais mesclam atividades presenciais com momentos a distância. Parte da carga horária é cumprida em sala de aula, com mediação direta do professor, e outra parte é realizada no AVA, por meio de conteúdos assíncronos.
O professor é responsável por planejar a disciplina de forma integrada, selecionando as Unidades de Aprendizagem conforme a carga horária EAD prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), seguindo a tabela de equivalência de UAs fornecida pelo Núcleo de Educação a Distância (NED). Também é possível incluir materiais complementares, que são publicados no AVA com o apoio técnico do NED.
As avaliações são realizadas presencialmente e, para garantir a qualidade da condução pedagógica, os docentes participam de oficinas regulares de capacitação.
Disciplinas Digitais
As disciplinas digitais possuem uma carga horária majoritariamente a distância, com mais de 80% do conteúdo oferecido de forma online. Esse modelo exige a realização obrigatória de aulas síncronas quinzenais, por meio da plataforma Google Meet. Essas aulas são gravadas e disponibilizadas no AVA, permitindo acesso posterior pelos estudantes.
Além das aulas síncronas, o professor realiza a curadoria das UAs, edita o percurso de aprendizagem e submete o material à validação da equipe multidisciplinar. As avaliações ocorrem presencialmente e, no início do semestre, recomenda-se um encontro presencial para acolhimento e apresentação da disciplina aos estudantes.
RESUMO
Modelo de Disciplina | Carga Horária EAD | Encontros Presenciais | Aulas Síncronas | Avaliações |
Semipresenciais | Parcial (até 50%) | Regulares | Não obrigatórias | Presenciais |
Digitais | Superior a 80% | Início do semestre + provas | Obrigatórias | Presenciais |
Ambos os modelos mantêm o compromisso com a qualidade da formação acadêmica, aliando inovação, flexibilidade e acompanhamento contínuo por parte dos professores e da equipe do NED.
INSTRUÇÕES PARA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANO DE ENSINO - DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS E DIGITAIS
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANO DE ENSINO ANTIGA MODELAGEM
RELAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
SUGESTÃO DE ROTEIRO DE GRAVAÇÃO - VIDEO APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA
Relação de disciplinas semipresenciais 2025/2
Relação de disciplinas semipresenciais 2025/1
Relação de disciplinas semipresenciais 2024/2
Relação de disciplinas semipresenciais 2024/1
Relação de disciplinas semipresenciais 2023/2
Relação de disciplinas semipresenciais 2023/1
Relação de disciplinas semipresenciais 2022/2
A Universidade de Gurupi - UnirG vem passando por um processo de atualização e inovação em sua oferta de disciplinas na modalidade a distância. Essa evolução reflete-se na implementação de novas matrizes curriculares e na adoção de uma nova modelagem de ensino EAD, com o objetivo de garantir maior qualidade, integração pedagógica e uso de tecnologias educacionais modernas.
Novas Matrizes Curriculares – Nova Modelagem EAD
Desde o segundo semestre de 2022 (2022/2), a IES passou a adotar o Moodle como novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), integrado à plataforma Sagah, que fornece conteúdos didáticos estruturados em Unidades de Aprendizagem (UAs). Essa nova configuração marca a transição para um modelo EAD mais robusto e padronizado, com até 40% da carga horária das disciplinas ofertada na modalidade a distância.
Esse modelo já está sendo aplicado aos primeiros períodos das novas matrizes curriculares de diversos cursos. Em especial, os cursos de Educação Física e Jornalismo foram os primeiros a adotar integralmente essa nova proposta, com todos os períodos já estruturados no formato semipresencial.
O suporte técnico e pedagógico a essa modelagem é coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância (NED), que oferece apoio contínuo a professores, tutores e estudantes, além de gerenciar a curadoria, edição e validação das UAs.
Neste novo formato, estão inseridos os primeiros períodos de novas matrizes curriculares dos cursos abaixo relacionados:
CH EAD - CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIRG | ||||
CURSOS SEMIPRESENCIAIS | ||||
CURSOS | MATRIZ | VIGÊNCIA | CH TOTAL | % EAD |
Administração | Matriz nº09 | 2024-1 | 3000 h | 34,5% |
Ciências Contábeis | Matriz nº10 | 2024-1 | 3000 h | 35,5% |
Educação Física - Bacharelado | Matriz nº01 | 2024-1 | 3270 h | 33,4% |
Educação Física - Licenciatura | Matriz nº01 | 2024-1 | 3270 h | 31,5% |
Jornalismo | Matriz nº03 | 2024-1 | 3000 h | 38% |
Letras | Matriz nº09 | 2024-1 | 3240 h | 39,8% |
Pedagogia | Matriz nº01 | 2024-1 | 3225 h | 40% |
Engenharia Civil | Matriz nº03 | 2024-1 | 3670 h | 33,5% |
CURSOS COM PARTE CH EAD | ||||
CURSOS | MATRIZ | VIGÊNCIA | CH TOTAL | % EAD |
Direito | Matriz nº08 | 2023-1 | 3700 h | 19,9% |
Enfermagem | Matriz nº05 | 2022-2 | 4065 h | 12,5% |
Farmácia | Matriz nº07 | 2024-1 | 4040 h | 27,5% |
Fisioterapia | Matriz nº05 | 2024-1 | 4005 h | 25,9% |
Odontologia | Matriz nº05 | 2023-2 | 4000 h | 4,9% |
Psicologia | Matriz nº04 | 2023-1 | 3970 h | 12,9% |
Tec. em Estética e Cosmética | Matriz nº01 | 2020-1 | 2225 h | 17% |
Antigas Matrizes Curriculares – Antiga Modelagem EAD
Nos cursos e períodos que ainda não migraram para as novas matrizes curriculares, permanece em uso a modelagem anterior de EAD, que contempla até 20% de carga horária a distância. Nesse modelo, os conteúdos são distribuídos por meio das ferramentas do Google For Education (Google Classroom, Google Meet, Google Forms) e da plataforma SEI, utilizada para disponibilização de materiais didáticos e atividades discursivas.
Essa estrutura ainda é válida para os períodos intermediários e finais de cursos que estão em processo de transição para a nova matriz, garantindo que os alunos concluam suas etapas com regularidade e qualidade.
MATRIZES CURRICULARES ANTIGAS | ||||
ANTIGA MODELAGEM EAD (matrizes até 20% CH EAD) Utilização das ferramentas do Google Classroom |
||||
CURSOS | MATRIZ | CH EAD | PERÍODOS | |
Administração | Nº07 | 20% | 5º ao 8º | |
Ciências Contábeis | Nº08 | 17,2% | 5º ao 8º | |
Direito | Nº07 | -- | 4º ao 10º | |
Engenharia Civil | Nº01 | 14% | 5º ao 10º | |
Enfermagem | Nº04 | 19,7% | 5º ao 9º | |
Farmácia | Nº05 | 16,41% | 5º ao 10º | |
Fisioterapia | Nº03 | 16% | 5º ao 10º | |
Letras | Nº07 | 12,13% | 5º ao 8º | |
Odontologia | Nº03 | -- | -- | |
Pedagogia | Nº12 | 15,9% | 5º ao 8º | |
Psicologia | Nº03 | 10,4% | 5º ao 10º |
Resumo das Modelagens EAD por Tipo de Matriz
Tipo de Matriz Curricular | Plataforma Utilizada | Percentual de CH EAD | Ferramentas |
Novas Matrizes Curriculares | Moodle + Sagah (UAs) | Até 40% | AVA, UAs, vídeos, fóruns |
Antigas Matrizes Curriculares | Google For Education + SEI | Até 20% | Classroom, Meet, Forms, SEI |
Com essa reformulação, a IES reafirma seu compromisso com a modernização do ensino, a formação de qualidade e o suporte contínuo aos envolvidos no processo educacional.
Documento - Como utilizar a plataforma SAGAH
Vídeo - Como o professor pode acessar os conteúdos das UA's.
Vídeo - Como visualizar os inscritos na disciplina no Moodle
Vídeo - Como visualizar o painel de controle da disciplina na Central da Sagah
Como fazer Download do Diploma - SEI
Como realizar matrícula no programa de Nivelamento - SEI
Como localizar o e-mail institucional e/ou mudar a senha
Como fazer Renegociação de parcelas de Negociação
Negociação de parcelas de mensalidades
Aprenda a usar o recurso Minha Biblioteca
Como fazer Matrícula, Inclusão ou Exclusão de disciplinas
Atualizacão de dados no Google
Como redefinir a senha do e-mail institucional
Atividade discursiva (o professor tem relatório de acesso / entrega de atividades)
Visão do Aluno | Versão 8 | Financeiro
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Disciplinas
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Faltas
Visão do Aluno | Versão 8 | Minhas Notas
Visão do Aluno | Versão 8 | Atividades Complementares
Visão do Aluno | Versão 8 | Download de Material
Visão do Aluno | Versão 8 SEI | Secretaria On-line (Requerimentos)
Visão do Coordenador | Clonagem de disciplinas para coordenadores de curso
NOVO REGULAMENTO NED - SETEMBRO/2025
RESOLUÇÃO CONSUP Nº 38/2025 - NOVO REGULAMENTO NED
DECRETO Nº 12.456, DE 19 DE MAIO DE 2025
PORTARIA MEC Nº 378, DE 19 DE MAIO DE 2025
PORTARIA MEC Nº 381, DE 20 DE MAIO DE 2025
PORTARIA MEC Nº 506, DE 10 DE JULHO DE 2025
Portaria Nº 1.428, de 28 dezembro de 2018
Decreto N° 9.057, de 25 de Maio de 2017
Resolução N° 042 – Conselho Acadêmico Superior – CONSUP de 26 de novembro de 2015
Atualizado em 12/09/2025
CONTATO: (63) 3612-7720 [ whatsapp ]
E-MAIL: ned@unirg.edu.br
ENDEREÇO: Campus Jacinto Nunes da Silva – Bloco E, 1º andar - sala 101-E. Avenida Antônio Nunes da Silva nº 2195, Pq. das Acácias, Gurupi - TO