Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
29 de Janeiro de 2026
Servidores participam de treinamento de Brigada de Incêndio em Gurupi e Paraíso. A capacitação do Corpo de Bombeiros prepara cerca de 70 servidores para situações de emergência.
Cerca de 70 servidores da Fundação UnirG e Universidade de Gurupi – UnirG, entre agentes de vigilância, agentes de serviços gerais e assistentes administrativos, participaram do treinamento de Brigada de Incêndio. A capacitação ocorreu nos dias 27, em Paraíso do Tocantins, e 28, em Gurupi, e foi ministrada por brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar de Gurupi.
De acordo com o gestor do setor de Vigilância, Douglas Ribeiro, a formação da brigada é obrigatória por lei e essencial para a liberação anual do alvará do Corpo de Bombeiros. “A capacitação garante mais segurança às pessoas e ao patrimônio, preparando a equipe para agir de forma rápida e eficaz em situações de emergência”, destacou.
Durante o treinamento, os servidores receberam orientações sobre primeiros socorros, identificação de situações de risco, organização do abandono de área e uso correto dos equipamentos de combate a incêndio.
Para o vigilante Adailton de Souza, o curso contribui diretamente para o desempenho das funções no dia a dia. Ele ressaltou que a capacitação possibilitou o aprendizado de técnicas de primeiros socorros, combate a incêndios e a identificação do extintor adequado para cada tipo de ocorrência, além de simulações práticas em ambientes fechados.
Segundo o instrutor da brigada de incêndio, Ronie Lino, o treinamento tem como principal objetivo “preservar
vidas e proteger o patrimônio institucional. A capacitação também atende às normas técnicas do Corpo de Bombeiros, exigidas para instituições com grande fluxo de pessoas”, afirmou.
O instrutor Murilo Genaro completou que, além da parte teórica, “os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas, como o uso de hidrantes e extintores, além de simulações de resgate de vítimas em situações de emergência”.
Durante o curso, os servidores aprenderam sobre teoria e propagação do fogo, classes de incêndio, métodos de extinção, ventilação, agentes extintores, controle de pânico e procedimentos de abandono de área. Na área de primeiros socorros, foram abordados temas como análise de vítimas, desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, atendimento a queimaduras, emergências clínicas e transporte seguro de vítimas.
Texto: Giselli Raffi - Jornalista
Fotos: Haylme Jayne



