Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi


Sobre o curso

O curso qualificará profissionais de diversas áreas, por meio do uso de ferramentas gerenciais e conhecimentos produtivos e econômicos, para que possam ser gestores e empreendedores com uma visão sistêmica, compreendendo e atuando em diversos segmentos do agronegócio, assim, desempenhando atividades nas áreas de gestão da produção, transformação, comercialização e em atividades agroindustriais.

Os vários caminhos do Agronegócio te levam sempre à gestão. Torne-se um gestor de excelência e se destaque no mercado do Agro.

Período: 12 meses
Carga Horária: 360 horas
Investimento: R$ 350,00/mês

 

Vídeo de Apresentação do Curso

O curso qualificará profissionais de diversas áreas, por meio do uso de ferramentas gerenciais e conhecimentos produtivos e econômicos, para que possam ser gestores e empreendedores com uma visão sistêmica, compreendendo e atuando em diversos segmentos do agronegócio, assim, desempenhando atividades nas áreas de gestão da produção, transformação, comercialização e em atividades agroindustriais.

Os vários caminhos do Agronegócio te levam sempre à gestão. Torne-se um gestor de excelência e se destaque no mercado do Agro.

Período: 12 meses
Carga Horária: 360 horas
Investimento: R$ 350,00/mês

 

Vídeo de Apresentação do Curso
 

Ementa:


Conceitos básicos sobre o Agronegócio. Enfoque sistêmico e o pensamento holístico. Atividades de produção, distribuição e comercialização de produtos e matérias primas agroalimentares. A construção do conceito de agribusiness e agronegócio. Transformações estruturais na agricultura e no agronegócio. Estrutura de demanda de produtos agroalimentares.

Ementa:


Métodos Quantitativos em Ciências Sociais Aplicadas e em questões ligadas ao Agronegócio. Raciocínio estatístico e análise de dados. Tomada de decisão apoiada na análise de dados. Probabilidade e Tipos de distribuição. Amostragem e tipos de desenho amostral. Conceituação e desenho de instrumentos. Construção de índices e escalas. Noções de técnicas multivariadas de análise estatística. Equívocos na análise e interpretação de dados. Organização e apresentação dos dados quantitativos. Elaboração de relatórios de dados quantitativos. Planejamento da pesquisa estatística no agronegócio. Instrumentos para a análise estatística no agronegócio.

Ementa:


Avanços tecnológicos no agronegócio. Conceitos e aplicações de Tecnologia de Taxa Variável. Visão geral sobre big data, IoT (Internet das coisas). Aplicações de Ciência dos dados e Inteligência Artificial nos processos do agronegócio.

 

Ementa:


Logística integrada e gestão da cadeia de suprimentos; Produto logístico. Logística dos serviços ao cliente. Aspectos-chave e obstáculos ao bom desempenho da cadeia de suprimentos. Previsão de demanda. Planejamento logístico em cadeias do agronegócio, e gerenciamento de estoques. Transportes na cadeia de suprimentos. Tecnologia da informação na cadeia de suprimentos. Sistemas de estocagem e de manuseio.

 

Ementa:


Antecedentes da Economia Circular. Conceitos, processos e objetivos da Economia Circular. Instrumentos legais e diretrizes. Economia Circular em nível Macro, Meso e Micro. Transição para a Economia Circular. Modelos de negócios circulares. Exemplos de Economia Circular no Agronegócio.

Ementa:


Trabalhar a temática do desenvolvimento regional e organização da produção agroindustrial sob a ótica de clusters/aglomerados. Apresentação dos conceitos importantes pela ótica de autores relevantes neste cenário. Análise sobre planejamento e desenvolvimento regional e os modelos de políticas regionais. Introdução à teoria dos clusters/aglomerados. Relações nos clusters e cooperativas.

Ementa:


Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Abordagens de análise das cadeias sob o enfoque do Commodity System Approach; Filière. Interligação de cadeias produtivas. Estudo das principais cadeias agroindustriais.

Ementa:


O marketing do agronegócio: Métodos de pesquisa direcionados ao consumidor: Análise sensorial de alimentos; Desenho experimental; Survey; Focus Groups; Análises prospectivas; Segmentação de mercados. Estudo do comportamento do consumidor: cultura; variáveis socioeconômicas; valores sociais; e demográficas; variáveis psicológicas. Perfil do consumidor. Estratégias inovadoras.

Ementa:


Introdução à Tributação do Agronegócio. Imposto sobre a Renda e Lucro. Pessoa Física e Jurídica. PIS/COFINS: regime cumulativo e não cumulativo. Contribuições Previdenciárias e de terceiros. Tributos indiretos: IPI, ICMS e ISS. Tributação sobre o Patrimônio e Planejamento patrimonial. ITR, Ganho de Capital, ITBI e ITCD. Tributação sobre o financiamento do agronegócio: IR na fonte e sobre o ganho de capital, IOF, títulos de crédito (CPR-físico; CPR-financeiro; WA; CDA; CDC A; LCA; CRA) e outros modos de financiamento da atividade do agronegócio. Tributação, Sustentabilidade e “ESG”. RenovaBio e a emissão de créditos de Descarbonização (‘Cbios’); ICM ecológico; Taxas ambientais; Crédito de Carbono; Produção de orgânicos. Pagamento por Serviços Ambientais - PSA.

 

Ementa:


Contratos de futuros, agentes de intermediação, bolsas e câmara de compensação; Mercado de futuros e atividades do comércio - fundamentos; Comportamento do negociante individual; Equilíbrio de mercado e desempenho; Preço e mercado de futuros; Prevenção contra a variação de preços, (hedge) - teoria e prática; Teoria da relação de Preços e Base; Procedimentos avançados de evitar risco de variação de preço do produto, (hedge); Taxas de juros e ativos financeiros futuros; Moedas estrangeiras; Opções e futuros; Regulação do mercado de futuros.

Ementa:


A firma. Característica das transações. Perfil dos agentes. Eficiência e organizações. O enfoque de agribusiness e a Nova Economia Institucional (NEI). A Organização dos Sistemas Agroindustriais sob a ótica da Economia dos Custos de Transação. Contratos e direitos de propriedade. Concorrência e competitividade.

Ementa:


Conceituação de planejamento e gestão estratégica. Evolução da teoria: do planejamento estratégico. Estratégias empresariais e competitividade. Métodos, técnicas e instrumentos de planejamento e administração estratégica. Estudos de casos aplicados ao agronegócio.

 




UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais