Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
23 de Janeiro de 2026
Na manhã de hoje, 23, a Universidade de Gurupi - UnirG, seguiu com a programação do segundo dia da Semana Pedagógica, que vem sendo realizada com eventos on-line e presenciais no campus Jacinto Nunes da Silva.
Pela manhã, foi promovida a reunião para debater sobre o Plano Institucional para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade e as Novas Diretrizes de Trabalho.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação - Propesq, da UnirG, PhD Walmirton Bezerra D’Alessandro, participou do encontro que discutiu a Integridade Científica, Ética em Pesquisa e Comitês de Ética. “Estamos aqui para apoiar o crescimento do pesquisador e tentar corrigir as assimetrias que existem”.
Na palestra sobre Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Regional e Sustentável, a professora e pesquisadora,
Drª Mireia Aparecida, apresentou os índices de indicadores de desenvolvimento sustentável regional, os pontos fortes e ressaltou o que precisa ser melhorado.
“Os projetos de pesquisas desenvolvidos pela Instituição são primordiais para o desenvolvimento sustentável regional. A pesquisa e a inovação são os motores que permitem compreender os problemas locais, e permitem também soluções inovadoras mais viáveis e adaptá-los para nossa realidade, sem pesquisa não temos diagnóstico e consequentemente não teremos transformação”, ressaltou a Dra. Mireia Bezerra.
A assessora da Propesq, Leila Gonçalves, discursou sobre como os projetos desenvolvidos pela UnirG nas áreas de ensino, pesquisa e inovação podem ser certificados pelos selos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS”, que são metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas - ONU, e como ganhar visibilidade nacional e internacional.
“O selo educação reconhece e certifica iniciativas educacionais que contribuem para o alcance das ODS. É importante para os professores pesquisadores porque reconhecem o trabalho individual e/ou em grupo de pesquisa, fortalece a imagem da Universidade e evidencia o compromisso social”, explicou Leila Gonçalves.
Thais Lira - Jornalista Ascom