Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
01 de Dezembro de 2025
Na última semana, o curso de Direito da Universidade de Gurupi - UnirG, foi representado no III Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília - UnB. Duas estudantes da Instituição participaram do evento que é considerado um dos mais importantes do país na área, e reuniu pesquisadores, docentes e estudantes de diversas IES.
Yasmim Barroso Costa e Stella Almeida Sarmento Aguiar Correia são acadêmicas do 7º período e participaram presencialmente na modalidade banner, com apresentação oral perante banca avaliadora. As estudantes representaram a UnirG sob orientação da reitora, Dra. Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva.
A estudante Yasmim, apresentou o trabalho “Entre ruínas e direitos:reflexões hermenêuticas sobre cidadania e humanidade a partir de uma visita ao Coliseu e ao Foro Romano”, pesquisa que articula memória histórica, direitos humanos, civilização e leitura hermenêutica de espaços de violência e resistência.
Em coautoria com o grupo da Clínica Interdisciplinar, Yasmim e Stella também defenderam o trabalho “Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos: práticas de educação em e para direitos humanos”, de autoria conjunta de Jaqueline Ribeiro, Adriana Moreira Dias, Stella Almeida e Yasmim Barroso Costa. A apresentação foi realizada pelas alunas Stella e Yasmim, destacando experiências formativas, metodologias ativas e práticas extensionistas
desenvolvidas na Clínica.
Para a orientadora, a participação das estudantes reforça a importância de seguir promovendo justiça. “A presença de nossas representantes em um espaço de debate internacional reafirma o compromisso da UnirG com a promoção da justiça e da dignidade humana, elevando o nome da instituição e inspirando toda a comunidade acadêmica”, destacou a reitora.
Segundo Adriana Dias, coordenadora do Núcleo de Apoio à Ciência (NAC), também teve papel fundamental na trajetória das apresentações. “O NAC divulgou o congresso e orientou as alunas sobre a submissão e as regras do evento. Após o acompanhamento, elas enviaram os trabalhos com apoio do Grupo de Pesquisa Poder, Cidadania e Desenvolvimento, liderado pela professora Jaqueline. Essa atuação faz parte das funções do Núcleo, que incluem orientar e dar suporte aos acadêmicos no acesso à pesquisa”, reforçou Dias.
De acordo com a estudante Yasmim Barroso, participar do congresso foi uma vivência transformadora, “Representar a UnirG no congresso foi uma experiência muito enriquecedora. Ampliou a visão sobre extensão e reforçou meu compromisso com os direitos humanos. As trocas que vivi fortaleceram minha trajetória acadêmica, e a publicação dos relatos nos anais do evento é um reconhecimento especial do nosso trabalho.” Disse a estudante.
Já para Stella Almeida, foi uma experiência enriquecedora. “A troca com o público e o interesse pelo trabalho fortaleceram minha confiança e reforçaram meu compromisso com os direitos humanos. Saio motivada e ainda mais certa do caminho que escolhi”, concluiu Stella.
Nathália Costa - Ascom UnirG
