Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
19 de Novembro de 2025
Rede Inovo apoia gestão da Bioterra, empresa que transforma conhecimento em soluções sustentáveis para o campo.
O conhecimento produzido na Universidade de Gurupi - UnirG está transformando a realidade de produtores rurais no sul do Tocantins. A startup “Bioterra Soluções Agrícolas e Sustentáveis”, incubada pela Rede Inovo da UnirG, se destaca por oferecer consultoria em manejo sustentável do solo, nutrição de plantas e gestão da fertilidade do solo com foco no Bioma Cerrado. Atua ainda, com desenvolvimento de projetos de Agricultura Urbana.
Fundada pelo professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Drº Gilson Freitas, e sua esposa a professora da UnirG, Drª Mireia Bezerra, ambos doutores em Produção Vegetal, a empresa nasceu a partir das pesquisas desenvolvidas na universidade.
Segundo Bezerra, eles tinham conhecimento técnico sobre o manejo de solo, mas precisavam aprimorar o
conhecimento da gestão do negócio. “Buscamos o apoio da incubadora de empresas da UnirG há cerca de dois anos. A partir de então, passamos a participar de mentorias e programas de capacitação da Rede Inovo”, disse.
A professora reforçou ainda que as orientações da Inovo agregaram na condução da administração da empresa. “Percebemos que precisávamos conduzir a gestão da empresa de forma profissional. A UnirG nos oferece suporte em inovação e empreendedorismo, e cada mentoria tem sido essencial para tomarmos decisões mais assertivas”, explica Mireia Bezerra.
Sobre a prestação de serviços ofertada pela Bioterra, Gilson Freitas, destaca que a principal missão da empresa é melhorar a produtividade sem agredir o meio ambiente. Ele relata sobre as diferenças de solo que influenciam nos resultados da produtividade.
“O Cerrado enfrenta desafios, como a acidez do solo e as mudanças climáticas. Nosso trabalho é ajudar o produtor a corrigir o solo em profundidade, melhorar a fertilidade e adotar um manejo que garanta sustentabilidade a longo prazo”, esclarece.
Freitas falou ainda que um solo bem cuidado reduz custos com pragas e doenças, além de melhorar a qualidade da produção agrícola e pecuária. “O sistema de agricultura convencional adotado historicamente no Cerrado não é sustentável a longo prazo. Se o solo não for tratado corretamente, a pastagem se degrada. Com correção adequada e nutrição das plantas, mesmo em períodos de seca não comprometem a produtividade. Isso garante um gado mais forte e lavouras mais resistentes”, conclui Freitas.
Além da agricultura tradicional, a Bioterra também atende produtores interessados em agricultura urbana, oferecendo projetos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.
Apoio da Rede Inovo e da Universidade
As empresas recebem acompanhamento contínuo de professores da UnirG nas áreas de finanças,
contabilidade, jurídico, marketing e gestão, fortalecendo os negócios e contribuindo para o desenvolvimento regional.
O apoio da Rede Inovo vai além do período de incubação. A incubadora oferece infraestrutura, suporte técnico e um ambiente inovador que estimula o empreendedorismo e prepara os empresários para se consolidarem no mercado profissional.
A incubadora de empresas é uma organização que objetiva abrigar micro e pequenos negócios, apoiando-os nas primeiras etapas de sua vida, para que tenham a possibilidade de consolidar seus projetos no mercado.
Giselli Raffi - Jornalista Ascom/UnirG