Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
15 de Outubro de 2025
Acadêmicos do 4º período do curso de Letras da Universidade de Gurupi - UnirG participaram do VII Encontro de Licenciatura e Educação Básica - ELEB, que abrigou também o I Seminário do Programa de Iniciação à Pesquisa nas Licenciaturas - PROLICEN. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 na Universidade Federal de Goiás - UFG, em Goiânia/GO.
Essa edição do ELEB teve como tema “Programas e Projetos da Educação Básica e Superior no Brasil". Na ocasião, foram apresentados os trabalhos, Gelateca de Leitura e o Varal Literário, ambos são projetos de extensão que visam o fomento da leitura na comunidade gurupiense.
Participaram do seminário os estudantes Glayber Nunes Ferreira e Nicolas Gabriel Pereira de Paula, sob a orientação do professor Me. Fábio Araújo Pereira.
“Foi uma experiência única, apresentar um trabalho da nossa Universidade para outra, como a UFG. As pessoas foram bem receptivas com nosso projeto, apesar de existirem outros projetos semelhantes, a nossa metodologia é o diferencial, que é criar eventos nos lugares para chamar atenção para Gelateca”, destacou Glayber.
“Essas apresentações são muito importantes para o enriquecimento deles como profissionais e crescimento acadêmico por desenvolver a habilidade de comunicação oral”, enfatizou o orientador.
Sobre a participação e o impacto do evento, o estudante Nicolas Gabriel ressaltou: “Vai agregar muito na minha carreira como docente, enquanto ainda acadêmico e de maneira pessoal. Pois no evento, tivemos contato com diferentes formas de pensar, fazer e organizar a educação, ampliando o nosso horizonte. Aprendemos que a educação pode ocorrer de diferentes formas. Foi prestigioso fazer parte desse encontro de educadores”, disse o acadêmico.
Gelateca de Leitura e Varal Literário
Por meio de uma geladeira-biblioteca, o projeto de extensão, Gelateca de Leitura, tem por objetivo incentivar a leitura em pontos estratégicos da cidade. As pessoas podem retirar, trocar, ler, doar e devolver os livros.
Já o Varal Literário, promove a leitura e a criação textual em espaços comunitários, tem como objetivo aproximar a comunidade do universo literário e valorizar a autoria.
Para Fábio Araújo, esses projetos servem de referências. “É importante que eles apresentem esses trabalhos em outras localidades, conquistando experiências em congressos e seminários para divulgação científica fora das paredes da Universidade. Afinal, são projetos de extensão, que devem ser levados para além da Instituição ", pontuou o orientador.
Com informações do site: https://eleb.prograd.ufg.br/n/193794-sobre-o-eleb-2025
Thaís Lira - Ascom/UnirG