Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
14 de Outubro de 2025
Conhecimento e compromisso com a justiça marcaram a 2ª cerimônia do Vade Mecum da Universidade de Gurupi - UnirG. Na última sexta-feira, 10, o curso de Direito realizou o evento, no auditório do Bloco D, Campus I. A solenidade simboliza a iniciação na vida jurídica.
A cerimônia reuniu professores, familiares, amigos e estudantes, em uma noite marcada por emoção e significado. Durante o evento, os acadêmicos receberam o Vade Mecum, livro que reúne as principais leis e códigos que servirão de instrumento essencial para a formação e atuação profissional.
Representantes do curso discursaram sobre a importância do momento como um rito de passagem, houve ainda, a leitura do juramento, reafirmando os valores de responsabilidade, respeito e dedicação que norteiam a
profissão.
De acordo com a coordenadora do curso, Ma Verônica do Prado Disconzi, da primeira vez, o evento foi muito apoiado pela comunidade acadêmica. “Esse momento é para integrar eles dentro do curso de direito e nada melhor que o vade mecum que representa toda a base legal de todas as disciplinas que eles irão estudar”, disse Disconzi.
Para a pró-reitora de graduação, Dra Samara Tatielle Monteiro Gomes, o curso de Direito da UnirG tem grande importância e reconhecimento, com egressos atuando em todo o país. “Este momento marca o início de uma jornada de excelência para os novos alunos, que estão em ótimas mãos com professores dedicados.
Agradecemos aos familiares pela confiança e apoio, vocês também fazem parte dessa comunidade. A reitoria está sempre de portas abertas para acolher todos”, concluiu Monteiro.
O servidor e membro do Conselho Acadêmico Superior (Consup), da UnirG, Oximano Jorge, participou do evento representando o presidente, Thiago Miranda, e destacou a relevância da iniciativa. “É uma atitude nobre, a coordenadora está de parabéns por essa iniciativa. Os acadêmicos já começam a se sentir advogados, e nosso papel é recepcioná-los da melhor forma, oferecendo instruções para que ingressem no mercado de trabalho com a verdadeira sensação de serem juristas desde o início da graduação”, afirmou.
“No Direito, o conhecimento garante justiça, e a aprendizagem é constante. Não se contentem em ser bons, busquem ser os melhores, essa vontade de ir além é o que diferencia e constrói trajetórias marcantes. É gratificante ver professores e coordenadores dedicados a oferecer sempre o melhor, por isso a UnirG forma grandes profissionais”, disse o deputado e egresso do curso, Gutierres Torquato.
O vereador Walter Coelho, falou sobre a satisfação de estar presente no evento e das doações dos instrumentos.“Estar na UnirG, é como em casa, sinto-me muito bem aqui, honrado e grato por participar deste momento e mais ainda, por contribuir, trazendo esses livros, que são tão importantes na trajetória do curso”, disse Coelho.
Acadêmicos
Para alguns, cursar direito é mais que uma profissão, representa a realização de sonhos, tanto, individuais ou em família, como a história de dona Maria Conceição e sua filha Ana Raquel.
De acordo com Maria Conceição, sempre ouviu que poderia ser advogada e de tanto incentivo dos filhos, também acreditou que era possível.“ Demorei muito pra iniciar, por alguns percalços da vida, mas um dia minha filha me chamou e vi que era o que eu realmente queria, pelos meus filhos e por mim”, falou.
Para a estudante, Ana Raquel, é uma oportunidade única realizar esse sonho juntamente com a mãe.
“Compartilhamos muitos momentos de risadas. Nós vemos no Direito a possibilidade de conquistar sonhos por meio dos estudos, buscando um futuro melhor para mim e meus familiares, como cidadã prezando pela justiça e igualdade”, concluiu a acadêmica.
Durante a solenidade, o orador da turma, Gabriel Amorim, parafraseou Vinícius de Moraes, com o trecho da canção, Samba da bênção, “A vida é feita de escolhas, mas também de desafios. A turma que me inspirou a criar esse texto, eu fiz essa modificação, e relacionei com Vinícius de Moraes, autor por quem tenho grande apreço”.
Nathália Costa - Ascom UnirG