Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
15 de Setembro de 2025
A Universidade de Gurupi – UnirG, em parceria com o Instituto de Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal (ICAPIB), participará da elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da entidade. A iniciativa envolve o Mestrado Profissional em Educação Social e o Observatório de Povos Tradicionais e Indígenas do Tocantins (OPTTINS), vinculados à Instituição.
O trabalho prevê a realização de oficinas na Ilha do Bananal para identificar as demandas das comunidades indígenas e, a partir delas, elaborar o documento com os textos, temas e eixos definidos pelos próprios povos.
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Social (PPGES) e líder do Observatório, Dra. Marcilene Araujo, o PGTA será um instrumento essencial para orientar políticas públicas e fortalecer a gestão comunitária.
“O PGTA é fundamental para planejar o uso sustentável do território, promover a preservação ambiental, garantir o bem-estar, saúde e educação, além de estimular alternativas econômicas e outras ações que surgirem das próprias comunidades”, destacou.
O lançamento do Plano ocorreu no último dia 10, em Formoso do Araguaia, e contou com a presença das professoras da UnirG Dra. Marcilene Araújo e Dra. Miréia Aparecida Bezerra, além da estudante Keyliane dos Anjos, representante do OPTTINS.
Para Marcilene, a parceria reforça o compromisso da universidade com a interculturalidade e a justiça socioambiental. “Assumimos o papel de apoiar a sistematização dos dados, a formação de lideranças e a integração dos saberes tradicionais com a produção científica. A presença da UnirG na reunião reafirma nosso compromisso em dialogar com os povos tradicionais e contribuir para processos de educação intercultural e socioambiental”
Segundo ela, enquanto o OPTTINS atua na articulação com as comunidades indígenas e na condução das oficinas, o Mestrado em Educação Social oferece suporte metodológico e acadêmico, contribuindo com a formação, o registro e a análise dos processos. O levantamento desses dados servirá de base para a redação final do PGTA, fortalecendo a integração entre universidade e comunidades tradicionais.
ICAPIB
O Instituto de Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal é uma organização representativa que reúne lideranças tradicionais, incluindo o povo Javaé. Sua missão é fortalecer a autonomia dos povos indígenas na defesa de direitos, proteção dos territórios e na construção de estratégias de sustentabilidade cultural, social e ambiental.