Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
19 de Agosto de 2025
O vice-reitor, Me. Paulo Henrique Mattos, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, PhD. Walmirton Bezerra D’Alessandro, da Universidade de Gurupi – UnirG, conheceram as instalações do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A visita ocorreu na última semana, em Goiânia/GO.
A equipe da UnirG foi recebida pela diretora do IPTSP, a Dra. Flávia Aparecida de Oliveira, o professor Dr. José Clecildo Barreto Bezerra e a técnica responsável pelo CMBiotecs, Natália Oliveira. Os representantes da UnirG também conheceram o trabalho da biotecnologista Djairo Pastor Saavedra, que apresentou o Hub in Point of Care Technologies (Poct Hub), ou Centro de Inovação e Tecnologia, coordenado pela Prof.ª Samira Bührer (MERCK/IPTSP/UFG).
Poct Hub
O Poct Hub foi concebido em parceria com a empresa alemã Merck, por meio de sua subdivisão Life Science na América Latina, e tem como propósito fortalecer a capacidade produtiva da indústria nacional e sua autonomia tecnológica.
O centro promove a formação de profissionais especializados no desenvolvimento e produção de testes rápidos por técnicas como: Imunocromatografia de fluxo lateral, Biologia molecular por LAMP e Biossensores Point of Care (Poct). Essas tecnologias têm aplicações não apenas na saúde, mas também em setores estratégicos como a agricultura e a pecuária, ampliando o impacto científico e socioeconômico da iniciativa.
Além da imersão técnica, a comitiva da UnirG também conheceu a Livraria da UFG e o Restaurante Universitário da Universidade.
Conforme o professor, Walmirton D’Alessandro, “a visita reforça o compromisso da UnirG em buscar parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e a formação de profissionais altamente qualificados, consolidando o papel da universidade no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”.
“Essa conexão com o IPTSP/UFG e com o CMBiotecs poderá trazer benefícios diretos ao Programa de Mestrado em Biociências e Saúde da UnirG, ampliando as possibilidades de cooperação científica, intercâmbio de pesquisadores e acesso a tecnologias avançadas para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas”, destacou o pró-reitor.