Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
25 de Abril de 2025
Com o objetivo de promover conscientização sobre as mídias sociais e tecnologias, os acadêmicos da Universidade de Gurupi - UnirG, realizaram nesta sexta-feira, 25, atividades educativas na Escola Municipal Antonio de Almeida Veras e no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos.
A atividade faz parte das ações práticas do projeto de extensão Integração Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC) e foi conduzida pelos acadêmicos, que desenvolveram no eixo temático da “Comunicação e Educação”.
“A integração entre escolas e universidades por meio de projetos de extensão enriquece a formação dos estudantes universitários, que ganham experiência prática, e fortalece a responsabilidade social da academia. Além disso, contribui para a criação de uma cultura digital mais segura e consciente nas comunidades atendidas”, disse a professora Me. Letícia Melo.
A primeira atividade foi realizada na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, e abordou os perigos das redes sociais, tais como, o compartilhamento de fake news.
Para a estudante do 3° período de pedagogia, Danyelly Oliveira, a elaboração de projetos proporciona muito aprendizado e é um grande diferencial na universidade. “Esses trabalhos permitem vivenciar a prática da profissão, conhecer a realidade das escolas e dos alunos, e ajudam a confirmar se essa é realmente a carreira desejada para o futuro”, disse a acadêmica.
Já na segunda ação, foi abordado o uso consciente dos celulares nas escolas, foi falado sobre os os riscos do uso excessivo dos dispositivos e apresentadas alternativas para a criação de espaços de lazer.
A estudante Vanessa Sgoti, falou sobre a sua percepção do tema. “Como acadêmica de Psicologia foi uma experiência rica. A troca de experiência e interação com os alunos depois da palestra, me proporcionou um entendimento maior sobre o que os adolescentes pensam e sentem em relação ao uso de celular e tecnologia”, finalizou a discente.
A ação faz parte de um projeto maior da UnirG, que visa aproximar os futuros profissionais das realidades enfrentadas pela população e promover a conscientização acerca dos problemas dos serviços públicos. A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde pública, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.
Nathália Costa - Ascom