Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Plantas que Curam: acadêmicos da UnirG levam conhecimento sobre plantas medicinais à comunidade


15 de Abril de 2025



Hoje, 15, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nezinho Guida, em Gurupi, foi palco de uma ação educativa cheia de sabor, aprendizado e troca de experiências. Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Medicina e Odontologia da Universidade de Gurupi – UnirG, realizaram uma palestra interativa sobre as maravilhas e benefícios das plantas medicinais.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Integração Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC), que visa aproximar a universidade da população por meio do conhecimento acadêmico em benefícios concretos para a sociedade. O tema da palestra “Plantas que Curam”, foi uma aula prática e acessível sobre os poderes terapêuticos de ervas como camomila, açafrão, capim-limão e gengibre.

Com um público de cerca de 30 pessoas, a palestra abordou questões práticas e muito úteis: quais plantas são mais utilizadas no dia a dia, como preparar os chás corretamente, a quantidade ideal e até cuidados importantes, como a necessidade de retirar a casca da cúrcuma (açafrão brasileiro) devido à sua toxicidade. Essa última informação, aliás, despertou muitas dúvidas e curiosidade entre os participantes.

Para tornar a experiência ainda mais marcante, os acadêmicos distribuíram guias informativos detalhando os benefícios de cada planta, ofereceram uma degustação dos chás apresentados e, como mimo especial, cada participante levou para casa um sachê de chá de camomila – um pequeno gesto que tornou o aprendizado ainda mais saboroso.

O projeto IUSC não é apenas uma ponte entre o conhecimento acadêmico e a comunidade; ele é um exemplo vivo de como a educação pode ser transformadora. Para os acadêmicos, participar de iniciativas como essa significa sair das salas de aula e vivenciar o impacto direto de seus estudos na vida das pessoas. Para a comunidade, é a oportunidade de ter acesso a informações confiáveis e práticas, que muitas vezes não chegam com tanta clareza por outros meios.

Além disso, momentos como esses promovem uma interação rica e necessária entre diferentes saberes. O conhecimento científico, aliado à sabedoria popular, pode transformar hábitos e fortalecer laços, mostrando que saúde e bem-estar estão ao alcance de todos.

“Enquanto a comunidade aprende a fazer chás e utilizar plantas como a camomila ou o gengibre de maneira segura e eficaz, os acadêmicos aprendem sobre a riqueza cultural e as necessidades reais da população que os rodeia. Uma troca onde todos ganham e que nos lembra que o conhecimento, assim como as plantas, florescem melhor quando compartilhado”, disse o professor do IUSC, Esp. Francisco Donato.

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais