Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Semana do Jornalismo é aberta com debate sobre desafios da profissão e Direitos Humanos


08 de Abril de 2025



O mercado de trabalho, a defesa dos Direitos Humanos e os novos modos de atuação do profissional estiveram em discussão na abertura da Semana do Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento foi aberto ontem, 07, no Centro Cultural Mauro Cunha, com a presença de autoridades e palestras do editor-chefe e apresentador da TV Anhanguera – TO, Thiago Rogeh, e do professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dr. Marco Túlio Pena Câmara.

A coordenadora do curso de Jornalismo da UnirG, Drª Joyce Karoline Pontes, agradeceu os presentes e ressaltou que o evento tem a finalidade de trazer uma reflexão sobre o papel essencial do jornalista: informar a sociedade. “Também deve se atentar para a imparcialidade, a ética, especialmente nos meios digitais. Essas são implicações da atividade profissional que merecem a reflexão de todos, principalmente dos que estão iniciando na profissão”, complementou.

O vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca, frisou a importância da UnirG na formação acadêmica. “Essa universidade tem uma história importante em nossa região, o que reforça ainda mais a relevância de se ter formação teórica e robustez em conhecimento para uma boa atuação no mercado. É na Universidade que podemos melhorar nosso desempenho e aprender a trabalhar cada vez melhor, ainda que alguns possam dizer que não é necessário”, disse.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, foi representado pela Secretária Executiva e jornalista Tatiane Coelho. Ela disse que a celebração pelo Dia do Jornalista é uma ocasião válida para a discussão sobre o papel do jornalista, que tem a missão de informar a sociedade, enquanto vivencia constantes mudanças em suas rotinas de trabalho.

O vice-reitor da UnirG, Me. Paulo Henrique Costa Mattos, “falar do trabalho do jornalista é falar da vida democrática em sociedade. Esse profissional tem a função de demonstrar, de forma objetiva, a verdade histórica. Apoiamos o curso de Jornalismo da UnirG, diante da importância que ele tem para a formação de profissionais comprometidos com a verdade, com a ciência e com a sociedade”.

O estudante da UnirG, João Paulo Gonçalo, participa pela primeira vez de um evento em celebração ao Dia do Jornalista. “Desde criança me identifico com a área da Comunicação, então escolhi a o curso de Jornalismo com convicção de que é uma área que desejo atuar. Estou muito feliz e realizado com a minha experiência no curso”.

Tejornalismo regional, desafios e defesa dos Direitos Humanos

A primeira palestra da noite foi proferida por Thiago Rogeh, editor-chefe e apresentador na TV Anhanguera. Ele falou sobre as rotinas jornalísticas e os desafios do jornalismo regional no Tocantins, em que a população utiliza prioritariamente as mídias tradicionais, como a TV e canais abertos, como principal fonte de informação. Isso difere de outros Estados, em que o streaming e outras mídias despontam na preferência do público.

Segundo o apresentador, a abrangência da TV no Estado do Tocantins exige um compromisso dos profissionais na produção das notícias. “Busco levar a informação em um jeito que todas as pessoas possam entender, já que muitos telespectadores utilizam apenas a TV  como meio de informação”, destacou, complementando que o diferencial do profissional com formação está na checagem das informações.

Rogeh também abordou os atributos necessários para a profissão, como o exercício do olhar empático, formação cultural e crítica, além da versatilidade. “É necessário identificar aquilo que prejudica a sociedade e fere direitos. A lógica do mercado atual também exige muita versatilidade, um profissional ‘coringa’, que faz muitas tarefas ao mesmo tempo, como já faz o videorepórter”.

Em seguida, o Dr. Marco Túlio Pena Câmara, docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), falou sobre “Produção Audiovisual e Direitos Humanos” e sobre o poder transformador do Jornalismo a partir de produções audiovisuais.

Segundo ele, o papel social do comunicador pode ser exercido no dia a dia, com a divulgação de conteúdos em redes sociais produzidos com base da defesa dos Direitos Humanos.

Câmara apresentou o conceito de Midiativismo, que visa a mudança social por meio de formatos audiovisuais. “Ativismo não é militância, mas transformação social. Ao olhar para o lugar em que nascemos e vivemos podemos nos perguntar: como posso mudar essa realidade? ”, frisou.

Programação

Hoje, às 19h, a programação do evento segue com uma palestra com a jornalista e especialista em Marketing Digital, Yasmim Miranda, que irá falar sobre “O uso do Instagram no Marketing Digital”.

O evento segue até sexta-feira, 11. Confira a programação completa aqui

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais