UBS Vila Nova: profissionais das Residências Multiprofissional e Médica farão atendimentos aos pacientes com sequelas pós-Covid-19

26 de Fevereiro de 2024

No próximo sábado, 02, os profissionais da saúde que atuam no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade e da Residência Médica da Universidade de Gurupi – UnirG vão se unir para promoverem o Dia D de atendimentos na Unidade Básica de Saúde – UBS do Setor Vila Nova. A ação ocorrerá das 08 às 17h e avaliará os pacientes com sintomas da Covid Longa.

Segundo a coordenadora da Residência Multiprofissional, Florence Lainscek, a ação será voltada, exclusivamente, “para os pacientes que já tiveram Covid -19 e que tenham ainda queixas do quadro de sintomas como fadiga, falta de ar, cansaço e comprometimento da memória. A partir disso, se houver necessidade, serão atendidos na UBS ou encaminhados para o Centro de Reabilitação pós-Covid-19 da UnirG”, explicou.

O Centro de Reabilitação pós-Covid-19 está localizado na Clínica-Escola de Fisioterapia da UnirG.

Conforme a preceptora de Fisioterapia, professora Nathalia Marinho, a avaliação faz parte da pesquisa dos profissionais residentes e a ideia é descobrir o real motivo dos sintomas.

“Queremos identificar a gravidade dos sintomas e o seu impacto na vida dos pacientes que tiveram Covid-19. A pesquisa avaliará o grau dessas sequelas e a qualidade de vida dos pacientes. Esse projeto integra a expansão do doutorado da professora de Fisioterapia e Medicina, Janne Marques, que pesquisa sobre a Covid Longa”, relatou.

O estudo da professora Ma. Janne Marques Silveira é sobre “Impacto da Covid Longa na funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes no seguimento de longo prazo”.

Além dos preceptores, residentes, médicos e fisioterapeutas, também atuarão nos atendimentos os estudantes internos de Medicina da Instituição.

A UBS do setor Vila Nova está localizada na rua dois, 79-177 - Jardim Tocantins, Gurupi – TO.

Clínica-Escola de Fisioterapia

A Clínica-Escola de Fisioterapia da UnirG existe há mais de 20 anos, sendo a pioneira do Tocantins e da região Norte do país em implantar, o primeiro Centro de Reabilitação especializado na reabilitação fisioterapêutica de pacientes pós-Covid-19.

A Clínica-Escola de Fisioterapia está localizada no campus II da UnirG, na rua 10 entre as avenidas Guanabara e Rio de Janeiro - Centro, Gurupi/TO. O telefone para agendamento do atendimento é (63) 3612-7684.