Professora da UnirG faz qualificação em programa de doutorado pela USP

27 de Setembro de 2023

A professora da Universidade de Gurupi – UnirG, MsC. Janne Marques, participou ontem, 26, da apresentação da sua qualificação de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – PPGRDF – FMRP – USP, com conceito Capes 6.

Na ocasião, Marques apresentou o manuscrito "Efeitos da Reabilitação Pulmonar Ambulatorial no Desempenho Físico e Qualidade de Vida em Pacientes com Covid Longa: uma revisão sistemática com metanálise", sob a orientação da professora Dra. Ada Clarice Gastaldi.

“Meu estudo está relacionado com as evidências dos benefícios da reabilitação pulmonar para pacientes com sequelas pós-Covid o que chamamos de Covid Longa. Até 80% dos pacientes que desenvolvem Covid-19, independentemente da gravidade na fase aguda, podem evoluir com sintomas persistentes por um longo período de tempo”, relatou.

A professora ressaltou ainda que um estudo de revisão sistemática é considerado a maior base de evidência científica, e contribui para o direcionamento das políticas públicas de saúde. Destacou também, que já são notificados mais de 50 sintomas persistentes como a falta de ar, dificuldade em realizar as atividades de casa, cansaço nos exercícios físicos e diminuição da qualidade de vida e mesmo assim, a Covid Longa está sendo pouco notificada pelos profissionais de saúde. “Com este estudo, conseguimos evidenciar a importância da reabilitação pulmonar para pacientes com sintomas persistentes pós-Covid-19”, frisou.

Conforme a professora, as perspectivas são a divulgação do estudo no Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (SIFR), que é maior evento mundial das especialidades profissionais de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva, que ocorrerá em Brasília em junho de 2024. Ela destacou também, que “a Clínica-Escola de Fisioterapia sempre prestou atendimento de reabilitação pulmonar aos pacientes com sequelas pós-Covid desde o ano de 2020, quando implantamos o primeiro Centro de Reabilitação pós-Covid-19 do estado do Tocantins”.

Participaram da banca de qualificação as professoras, Drª Marisa de Cássia Registro Fonseca, Drª Anamaria Siriani de Oliveira e a orientadora, a professora Drª Ada Clarice Gastaldi.

“O meu agradecimento à Reitoria e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG pelo apoio em todas as etapas do meu doutoramento. Sinto-me lisonjeada em estar me qualificando como doutoranda numa universidade que é considerada uma das melhores do mundo”, finalizou Marques.

Redação: Giselli Raffi