Professores da UnirG participam de capacitação sobre Metodologias Ativas

01 de Fevereiro de 2024

Neste sábado, 03, os professores das disciplinas híbridas da Universidade de Gurupi – UnirG vão participar de uma capacitação sobre Metodologias Ativas. A ideia faz parte da implantação dos cursos híbridos na Instituição e o encontro será realizado no campus II, bloco C, das 08 às 12h.

O curso será ministrado pelo professor Gustavo Hoffmann, criador da Plataforma Sagah, recentemente adquirida pela UnirG. A Plataforma é especializada em solução educacional baseada em metodologias ativas, que preserva autonomia acadêmica de Instituição em Ensino Superior.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância - NED, Ma. Alessandra Duarte, o curso é voltado tanto para os professores dos cursos híbridos quanto para os que têm disciplinas híbridas.

“Além de diretor da empresa, o professor Gustavo é o consultor que está nos ajudando na formatação e modelagem dos cursos. Ele tem experiência no assunto, já orientou instituições no Brasil e em outros países”, destacou Duarte.

Desde 2021 a UnirG vem implantando gradativamente os cursos híbridos na Instituição. Com intuito de ofertar cursos de melhor qualidade, os conteúdos são flexíveis dando ao professor autonomia para editar o material ministrado. “O objetivo da participação dos nossos professores na capacitação é a de fazer com que eles integrem os conteúdos EaD, da plataforma, aos conteúdos de sala de aula. A intenção é promover uma dinâmica maior na aprendizagem dos estudantes”, completou a coordenadora do NED.

Palestrante

O professor Gustavo Hoffmann ministrará a capacitação “Metodologias Ativas aplicadas nos cursos híbridos da UnirG”.

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar.

Na ocasião serão apresentados aos participantes quais os componentes on-line e presenciais para o ensino híbrido. Os professores serão capacitados para criarem um plano de aula considerado modelo de sala de aula invertida e ainda eles sairão com uma formação em metodologias ativas Peer Instruction, fazendo com que adotem esse modelo de ensino.

Segundo Hoffmann, para constituir um modelo híbrido de ensino, tem que fazer com que parte do processo educacional seja via tecnologia educacional, por meio de conteúdo digital e plataforma de aprendizagem, e a outra parte do processo seja presencial.

“É necessário respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno, uns têm mais facilidade que outros colegas, e o modelo híbrido permite que isso aconteça. Além disso, também permite que o professor possa usar o momento em sala de aula para maior aplicação dos conteúdos”.

Hoffmann disse ainda que, o modelo híbrido que mais tem funcionado no mundo inteiro, é o que está sendo implantado na UnirG: sala de aula invertida.  “A vantagem do estudo híbrido é fazer com que os professores utilizem o tempo de sala de aula com menos exposição de conteúdo e dediquem mais tempo a aplicação do conteúdo, por meio de metodologias ativas de aprendizagem”, finalizou Hoffmann.

Giselli Raffi – Ascom/UnirG