Reitora Sara Falcão participa de reunião entre Animes e MEC, no Distrito Federal

04 de Abril de 2023

Hoje, 04, às 18h, ocorreu uma reunião entre a Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes) e a gestora da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), a Dra Denise Pires De Carvalho, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A reitora da Universidade de Gurupi – UnirG, Dra Sara Falcão participou do encontro, juntamente com reitores de diversos estados.

Conforme a Dra Sara Falcão, a reunião foi para apresentar uma proposta de parceria entre o MEC e as Instituições Municipais de Ensino Superior para instituir o Programa de Oferta de Ensino Superior. “Na reunião, a comissão formada pela Animes destacou o pedido de repasse de recursos do Ministério da Educação às Instituições Municipais de Ensino Superior, com o objetivo de instituir Programa de ampliação de acesso ao Ensino Superior”, frisou a reitora.

Dra Sara Falcão explicou a importância do Programa. “A proposta da Animes ao MEC foi em conformidade com O Plano Nacional de Educação, que tem como meta elevar o número de matriculados no ensino superior. Tendo em vista a existência no Brasil, de mais de 60 Instituições Municipais de Ensino Superior (IMES), entre universidades, centros universitários e faculdades. A Associação representa todas essas instituições, distribuídas pelos estados de São Paulo, Pernambuco, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, e Rio de Janeiro”.

A Animes apresentou a proposta de serem abertas 30 mil vagas nos cursos de graduação presencial/ano pelas Instituições Municipais de Ensino Superior; a possibilidade de oferta de cursos de graduação na modalidade EAD, o que dará capilaridade para oferta de curso superior em regiões onde o ensino presencial não é ofertado e oferta de 5.000 vagas/ano em cursos de pós-graduação; e oferta de 200 vagas/ano em cursos na modalidade stricto sensu.

“A secretária nos garantiu que dará apoio e atenção especial às instituições municipais, integrando-as ao ensino, assim como é assegurado às instituições estaduais e federais”, destacou a reitora.

Confira o documento completo com a proposta da Animes, clicando aqui.

Redação: Luciene Marques