PUCPR e UnirG firmam parceria para oferta de cursos de Mestrado e de Doutorado

01 de Julho de 2022

Uma das maiores instituições de ensino superior do mundo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), está firmando uma parceria com a Universidade de Gurupi – UnirG para oferta de cursos de Mestrado e de Doutorado Interinstitucional. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), Dr. Osiris Canciglieri Junior, participou essa semana da Semana de Planejamento Pedagógico da UnirG e discutiu os detalhes do convênio.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, a previsão é que o primeiro processo seletivo para o Mestrado em Biociências e Saúde seja aberto no primeiro semestre de 2023. O quadro de professores será composto por professores da PUCPR e da UnirG, sendo que os alunos terão a oportunidade de cursar disciplinas e fazer pesquisas presencialmente em Curitiba. O Mestrado em Biociência e Saúde é interdisciplinar, com abertura de vagas para pessoas com formação em diversas áreas do conhecimento. O projeto do programa de Mestrado será submetido ao APCN/Capes (sistema que recebe proposta de novos cursos) para seleção. Caso o projeto seja aprovado, o edital deverá ser publicado em seguida.

“Precisamos cada vez mais trabalhar de forma cooperada. Atualmente a PUC do Paraná é a Instituição com maior número de publicações científicas de alto impacto no País e essa expertise poderá contribuir com a UnirG, gerando produções de grande qualidade a partir de estudos realizados em nossa região. É um trabalho que resulta em crescimento para ambas as Instituições”, ressalta Pegoraro.

“A parceria com uma Instituição tocantinense é muito importante para a PUC do Paraná, por termos a oportunidade de trazer aquilo que já desenvolvemos no campo do ensino e da pesquisa na região sul do País. Aqui encontramos material humano, clima propício, solo, fundamentais para a implantação de projetos importantes. Precisamos realmente unir forças para que esses recursos sejam potencializados e haja maior desenvolvimento do Norte. Certamente o trabalho que deve ser desenvolvido pelos pesquisadores da UnirG também será de grande importância para a nossa universidade e acreditamos que os resultados serão muito positivos”, disse o professor Dr. Osiris Canciglieri Junior.

A PUCPR tem estruturado parcerias com outras instituições brasileiras e também fora do País, como no Timor Leste, e estuda a cooperação com uma instituição da Angola. “Nossa missão como Universidade é promover o crescimento do ensino e da pesquisa, independente da região geográfica”, ressaltou Osiris.

Doutorado Interinstitucional (Dinter)

Também está em discussão uma proposta apresentada pela PUCPR de nucleação, que visa a abertura de um Programa de Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, em que professores da UnirG e da PUCPR atuarão de forma conjunta. “Nesse formato os docentes com titulação de Doutorado das duas Instituições irão trabalhar de forma colaborativa na orientação dos alunos. Isso deverá potencializar a produção científica na UnirG, o que dará condições para que novos programas de Mestrado sejam estruturados nos próximos anos”, ressaltou Pegoraro.

Atualmente o Programa de Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR possui conceito CAPES 5 e tem uma abordagem multidisciplinar que permite o ingresso de estudantes de diversas áreas, como Engenharias (Produção, Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e Química, dentre outras), Ciências Exatas (Física, Matemática e Estatística, dentre outras), Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Contabilidade e Economia, dentre outras), além de Saúde.

Esses esforços buscam o fortalecimento da pesquisa na UnirG, especialmente em áreas prioritárias, e deverá atender pessoas que buscam o aprimoramento da experiência no campo da pesquisa. “O processo seletivo deve ser criterioso, e as pessoas interessadas em ingressar no programa stricto sensu devem estar comprometidas com as atividades de pesquisa e com a produção científica. Isso é de fundamental importância para a nossa Universidade”, frisou Pegoraro.

Para o professor Dr. Robson Ruiz Olivoto, que irá coordenar o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu na UnirG, a parceria irá contribuir com a formação de novos pesquisadores e com o amadurecimento ainda maior dos docentes que já estão na casa. “Temos áreas prioritárias em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e áreas do conhecimento que carecem de doutores. A vinda de uma instituição de referência no País para cooperar conosco representa um grande salto para nossa região, para o desenvolvimento da ciência e para a UnirG como produtora do conhecimento”, disse.

“Já temos bons profissionais e a chegada do Dinter possibilitará que eles sejam doutores de excelência, em uma região do País em constante expansão, com PIB elevado. A produção do conhecimento deverá ser amplificada com a finalidade de desenvolver ainda mais a região sul do Tocantins e até no Norte brasileiro nos próximos anos”, finalizou.

A previsão é que o edital do Dinter também seja publicado no próximo ano.

Redação: Meiry Bezerra