Curso de Jornalismo celebra 20 anos e integra Inteligência Artificial na formação de novos profissionais

28 de Setembro de 2021

Mesmo com uma longa jornada percorrida, o curso de graduação em Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG, que completa 20 anos, busca acompanhar as mudanças do mercado e da profissão.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas profissões deixaram mais clara a importância que têm. No caso do Jornalismo, o aumento da disseminação de desinformação, a necessidade de maior divulgação científica e muitos outros fatores deixaram a profissão do jornalista em evidência.

A professora Ma. Alessandra Duarte faz parte da equipe docente desde 2003, nos primeiros anos do curso, que existe desde 2001. Ela menciona que, a partir da queda da exigência do diploma, em 2009, muita coisa mudou. “Tivemos um momento de crise mas, ao longo dos últimos anos, com tudo o que vem acontecendo, foi reforçada a importância de um jornalismo sério. Se naquele momento pensava-se que a formação não era necessária para alguém ser jornalista, os acontecimentos atuais comprovam essa necessidade” conta ela.

A partir de 2016, o foco do curso da UnirG passou a ser em novas mídias. Segundo a professora Alessandra, “retirou-se um pouco do impresso, que na matriz anterior tinha maior espaço. Além disso, o estágio supervisionado também foi permitido e, posteriormente veio o Jornalismo de Dados, que é uma nova tendência”, explica.

Nessa nova proposta, o objetivo é que o egresso de Jornalismo consiga aliar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial à prática jornalística, para buscar e decodificar dados disponíveis na Internet que sejam relevantes ao público. A partir disso, o profissional pode transformá-los em informação de fácil compreensão.

Experiência no mercado

Outro destaque é o contato do acadêmico com o mercado de trabalho, desde os primeiros períodos. “Estamos sempre atentos às vagas de trabalho na área, para incluir nossos alunos enquanto ainda estão no curso. Assim eles  já podem atuar e experimentar para aplicar, na prática, tudo o que eles aprendem em teoria”, conta a coordenadora do curso de Jornalismo Ma. Gabriela Melo.

Os professores do curso aplicam todos os esforços para atender ao tripé da Universidade, composto por Ensino, Pesquisa e Extensão. “Temos um grande projeto de extensão, que é importante e pode acrescentar muito à comunidade gurupiense. Enquanto isso, temos desenvolvido várias pesquisas entre os professores e alunos, para contribuir no desenvolvimento da nossa área”, destaca.

A inovação é uma marca do curso, que visa formar egressos preparados para o mercado de trabalho. “Estamos sempre nos reinventando. Em breve teremos o curso de Graduação Tecnológica em Marketing Digital, uma parceria entre os cursos de Jornalismo e Administração, que será lançado já em 2022” finaliza a professora Alessandra Duarte.

Para celebrar duas décadas de criação, o curso de Jornalismo organizou um evento especial. A programação começa hoje, 28, e segue até quinta-feira, 30 Saiba mais:

Curso de Jornalismo da UnirG celebra 20 anos com evento comemorativo

Redação: Ana Neuberger (acadêmica do curso de Jornalismo)

Edição: Meiry Bezerra