Alunos de Jornalismo da UnirG criam plano de assessoria para empresas de Gurupi e região sul

21 de Junho de 2021

No curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG, os alunos do primeiro período já têm contato prático com a área de Assessoria de Comunicação, possibilitado pelo novo Projeto de Extensão do curso. Durante esse semestre, os estudantes criaram um plano com estratégias de comunicação para empresas filiadas à Associação Comercial e Industrial de Gurupi – Acig, além de empresas instaladas na região sul do Estado.

O objetivo da proposta da atividade é aproximar os acadêmicos a empresas reais, para se familiarizar ao mercado de trabalho, além de oferecer à população de Gurupi e região oficinas, cursos e serviços na área da Comunicação com o foco em dar um retorno para a comunidade do que é produzido no curso e dos conhecimentos da área.

Nesta primeira experiência, sete empresas filiadas contam com a assessoria dos alunos, e as atividades serão concluídas com a entrega do planejamento de comunicação aos empresários. O projeto denominado “Educação Midiática e o Papel da Comunicação na Consciência Cidadã” é dividido em três vertentes, sendo uma delas relacionada à prestação de serviços em assessoria a pequenas empresas filiadas à Acig.

De acordo com o professor da disciplina de Assessoria de Imprensa e Media Training, Clifton Morais, “na prática, temos que elaborar uma ação em assessoria de imprensa sob medida. No primeiro bimestre trabalhamos o conteúdo teórico e no segundo a parte prática, em que os alunos desenvolvem um planejamento de comunicação para empresas reais”, explica o professor.

A proposta de atividade prática da disciplina, é para que os acadêmicos elaborem um plano para coordenar a comunicação de uma pessoa ou organização pública ou privada. “Dentro desse planejamento, o aluno faz uma avaliação da comunicação atual da empresa, com pontos positivos e negativos e pensa nas ferramentas que podem ser usadas para divulgar seus produtos ou serviços por meio de materiais jornalísticos”, detalha Morais.

Para o presidente da Acig, Jair Sakai, essa parceria traz benefícios tanto para o acadêmico quanto qunato para o empresário. “O estudante terá a oportunidade de iniciar a carreira de jornalismo empresarial no dia a dia de uma empresa. Já o empresário poderá conhecer e implementar um novo formato de divulgação para sua empresa. A era digital chegou e precisamos nos adequar a ela”, afirma Jair.

A UnirG, assim como todas instituições de educação superior de todos os sistemas de ensino do Brasil, agora deve incluir atividades de Extensão nas disciplinas e já trabalha para adequar a grade curricular ao novo sistema. A mudança vem a partir de uma resolução do Ministério da Educação.

“Nós do Jornalismo fazemos muita extensão, desde eventos e ações organizadas pelo curso ou com a participação dele, a produtos externos como jornais e revistas. A diferença é que a partir de agora isso vai ser formalizado, precisa ser mais efetivo nos cursos”, destaca a coordenadora do curso de Jornalismo professora, Ma. Alessandra Duarte.

Como funciona

A linha de pesquisa em que o projeto está inserido é a de Cidadania, Estado e Políticas Públicas, que é uma linha de pesquisa dentro da UnirG. O trabalho é dividido em três projetos, sendo que o primeiro insere as oficinas de educação midiática para estudantes do ensino médio para escolas públicas, em que será feito o projeto piloto no segundo semestre deste ano.

“Já o segundo será uma agência de checagem de fatos, que é produzida pelos acadêmicos do curso de jornalismo. A terceira vertente é a prestação de serviços em assessoria de comunicação para pequenas empresas da região”, explica a professora do curso, Ma. Marina Bitar.

“Estamos com esses três projetos que integram nossas iniciativas para esse ano. Queremos que eles sejam permanentes, então a ideia é que, baseados no que fizermos nesse ano, a gente melhore esses projetos para o ano que vem e eles continuem funcionando, sejam ampliados”, finaliza Bitar.

Redação: Ana Neugerber - estudante de Jornalismo

Edição - Giselli Raffi - Jornalista