Diversidade de ritmos marca a primeira noite da Mostra Cultural 2014

11 de Dezembro de 2014

O som do maracatu, do samba-reggae, os clássicos de Bach e Bethovem dividiram o palco na primeira noite da Mostra Cultural 2014, que começou ontem, 10, no campus I da UnirG. O evento é promovido anualmente pela Casa de Cultura da UnirG, e termina hoje, 11, com apresentações de dança, teatro e exposição de artes plásticas.

DSC 0737 resizeNa abertura, a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, destacou a relevância e o sucesso da entidade em 2014. “Esse foi um ano de muitas vitórias e certamente a Casa contribuiu muito com o desenvolvimento cultural e social de Gurupi”, disse.

Representando a Reitoria da Instituição, a reitora eleita, Lady Sakay, falou sobre a importância do órgão para a UnirG. “Uma Instituição de Ensino Superior não é feita apenas de ensino, mas também de esporte e cultura. A Casa tem sido o principal divulgador da nossa Instituição nesta área, também é um espaço de promoção de sensibilidade, educação e de formação de seres humanos melhores”, frisou.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, existe a intenção de ampliar o apoio aos alunos da Casa de Cultura e as ações do órgão. “A tendência é que a UnirG esteja cada vez mais inserida nas comunidades e tenha mais acadêmicos participando das atividades. Há um projeto na Câmara Municipal que busca conceder um benefício para o aluno que participar as atividades da Casa”, afirmou.

DSC 0377 resize

No primeiro dia, a Mostra foi dedicada aos números musicais dos alunos e professores nas modalidades de flauta doce, flauta transversal, piano, teclado e Coral Tocanto. Pelo projeto Ciranda das Artes, a Orquestra Jovem de Cordas executou variadas peças musicais clássicas e os alunos e professores das Artes Plásticas expuseram 10 telas sobre diversos temas, como natureza morta e pop arte .

Com a mistura dos ritmos brasileiros e africanos, o Grupo Tambores, do projeto Arte e Vida, apresentaram canções ao som de instrumentos fabricados com material reaproveitado (couro e canos de PVC). O projeto tem parceria com a Casa de Cultura, Apug e Fundação UnirG, e atende cerca de 50 alunos no Setor Industrial.

DSC 0741 resizePara os familiares que acompanham os alunos nas apresentações, o sentimento é de orgulho. Elizabete Rodrigues, mãe de Carlos Adryel Santos, de 14 anos, aluno da Orquestra, explica como o estudo da música favoreceu a educação do seu filho.

“A música trouxe a ele tranquilidade e paz de espírito. Esse é um projeto maravilhoso, que envolve toda a família e tira a criança de ambientes que não são saudáveis. Os apoiadores talvez não saibam o quanto nós, pais, somos gratos pelo auxílio que é dado na educação dessas crianças”, disse Elizabete. A Orquestra e as aulas de Artes Plásticas recebem o apoio das empresas Construtora Asas, Madesil, Terra Forte Atacadista e Madeireira São Judas Tadeu.

A participação em eventos também é importante para a formação artística do aluno. “O recital é avaliação técnico-musical doDSC 0062 resize estudante e tem o caráter de promover a socialização, o amadurecimento do aluno e o seu desempenho diante do público”, afirma o professor de música, Moysés Ribeiro.

Encerrando as apresentações da noite, o Coral Tocanto cantou a canção “UnirG para Sempre”, de autoria dos músicos Chico Chocolate e Paulo Albuquerque.

Segundo Albuquerque, a relação da UnirG com a história da cidade foi o contexto que originou a composição. “É uma canção que fala de otimismo, fortalece as coisas positivas da Instituição, a união dos funcionários, a integração da UnirG com a comunidade, enfim, do momento vivido pela UnirG ao completar três décadas.

Como compositor e morador de Gurupi há 25 anos estou feliz porque a canção também tornou-se um símbolo dessas comemorações e ganhou grande repercussão”, disse.

A Mostra Cultura 2014 termina hoje, a partir das 19h30, com exposição de telas, apresentações de dança (ballet, dança de salão e samba de gafieira), e teatro.

Confira a programação completa clicando aqui

Foto: Jorineu Costa