Candidatos debatem propostas para nova gestão da reitoria

16 de Outubro de 2014

Na noite da última terça-feira, 14, os candidatos ao cargo de reitoria e vice-reitoria do Centro Universitário UnirG se reuniram no Campus I com a comunidade acadêmica para exporem suas propostas. O debate foi promovido pelo Conselho Acadêmico Superior do Centro Universitário UnirG (Consup).

debate1Desde que a reitoria passou a ser escolhida por meio do voto, esta é a primeira vez que três chapas concorrem ao pleito. Com o auditório lotado, os adversários tiveram a oportunidade de debater o futuro dos próximos dois anos da Instituição. O mediador foi o professor e jornalista Paulo Albuquerque.

Os candidatos destacaram a importância da realização do debate para que a comunidade acadêmica tivesse a oportunidade de conhecer as propostas de forma coletiva.

De acordo com a candidata Verbena Medeiros a participação no debate é importante para que o exercício da cidadania seja respeitado. “Foi debate2extremamente positivo para que a comunidade acadêmica também pudesse participar e escolher a melhor proposta. Temos que revitalizar de fato a UnirG para que ela seja referência em ensino na região norte do País”.

Para o professor Jean Carlo Ribeiro esse é o momento único de aproximação com o eleitor. “Foi um momento respeitoso entre os candidatos, onde colocamos nossas propostas e fizemos nosso papel com responsabilidade por sermos educadores. A eleição é uma ocasião única e democrática na nossa Instituição”.

Já para Lady Sakay a ideia serve de amadurecimento para que a comunidade acadêmica possa escolher com segurança seu candidato. “Sempre é importante essas discussões para que a UnirG avance e para que alunos, professores e servidores tenham orgulho de serem dessa Instituição”.

Três chapas concorrem ao pleito: a Chapa 1 Viver UnirG, Valorizar UnirG é composta pelos candidatos a reitoria Verbena Medeiros e a vice Antônio Jerônimo Netto; na Chapa 2 UnirG para Valer  a reitor Jean Carlo Ribeiro e a vice Rise Rank e a Chapa 3 Integração por uma UnirG melhor e maior  concorre a reitoria Lady Sakay e a vice Janne Marques Silveira.

debate3Na ocasião os candidatos tiveram a chance de responder as questões elaboradas tanto das classes Apug, Asaunirg e DCE, quanto das pessoas que estavam presentes, por meio de um sorteio. Além de rebaterem perguntas entre si.

Segundo a estudante do segundo período de Medicina, Raíssa Marinho, o processo foi muito rápido e havia chapa que ela ainda não conhecia. O debate serviu para tirar suas dúvidas. “Somente agora consegui escolher meu candidato, pois aqui pude conhecer de perto as propostas de cada chapa. Espero que eles cumpram o que estão prometendo”, avaliou a acadêmica.

Para a acadêmica do curso de Direito/ Matutino, Lorranna Aires, “o momento é importante não só para avaliar o candidato, mas porque vaidebate4 ao encontro do interesse da nossa Instituição não só para os próximos dois anos mas poderá abranger o futuro da UnirG”.

Entre as propostas expostas por cada Chapa, foram discutidas estratégias para aumentar o número de alunos, orçamento participativo; autonomia das coordenações; incentivo às pesquisas para captação de recursos e valorização do servidor.

Eleições

A votação será realizada nesta quinta-feira, 16, das 09h às 21h30. Terão direito a voto alunos regularmente matriculados, docentes efetivos e servidores efetivos do quadro técnico-administrativo da Fundação UnirG.