Pesquisador da USP capacita profissionais da Fisioterapia, sobre Reabilitação Cardíaca

25 de Abril de 2013

Nos próximos dias 26, 27 e 28, cerca de 20 pessoas entre professores, profissionais da área e estudantes de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG vão participar da capacitação em Reabilitação Cardíaca. O evento ocorrerá amanhã no campus II e nos demais dias, na sala de reuniões do Centro Administrativo da Instituição.

De acordo com a coordenadora do curso, Sávia Denise Carlotto, a ideia da capacitação é promover aos professores, alunos de estágio e profissionais do Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG), ainda mais conhecimento em uma das áreas que mais emprega no mercado de trabalho.

“A reabilitação hospitalar é a segunda área mais procurada da Fisioterapia, perdendo apenas para a Dermatofuncional, a estética. No curso temos vários professores com mestrado nessa especialidade, e como cada um atua em disciplinas diferentes, a intenção é que eles possam interagir e falar a mesma língua em busca dessa troca de conhecimento”, relatou a coordenadora.

Dr Marcelo FisioNa oportunidade será abordado os “Aspectos Atuais de Reabilitação Cardiopulmonar: da Terapia Intensiva ao Ambulatório”. O tema será ministrado pelo professor Marcelo do Amaral Beraldo, Doutor em Ciências pelo programa de pós-graduação da divisão de pneumologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fisioterapeuta com atuação no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

Para o coordenador da Fisioterapia do HRPG e professor da UnirG, Geovane Rossone, trazer um profissional de renome internacional não só capacita, mas atualiza os profissionais da região. “Nossos professores e profissionais do hospital são sempre convidados para capacitar colegas de outros hospitais, tanto em Gurupi quanto em outras cidades. Drº Marcelo é um pesquisador do maior centro de pesquisa da América Latina, na área de ventilação mecânica, suas pesquisas são referência mundial”, ressaltou.

O professor acrescentou ainda que “o objetivo da capacitação é melhorar o nível de aprendizado dos nossos Fisioterapeutas. Atualmente temos 31 profissionais trabalhando no Hospital Regional, sendo que em 2005, quando cheguei em Gurupi, havia apenas um. A legislação hoje pede que haja um Fisioterapeuta 24 horas dentro das UTI’s”, disse.

O curso é uma iniciativa das coordenadoras de curso, Sávia Denise Carlotto, e de estágio, Adriana Arruda, juntamente com o coordenador da Fisioterapia do Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG), professor Geovane Rossone.

Confira aqui a programação do evento.

(Foto Divulgação: Drº Marcelo do Amaral Beraldo)