Professora da UnirG publicou artigo científico em Caderno Indígena no Mato Grosso

10 de Janeiro de 2013

Maria Leci de Bessa Mattos, professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UnirG publicou em dezembro, o artigo “A Política Pública Estadual de Educação Escolar Indígena Javaé: uma discussão dos princípios do etnodesenvolvimento”, no Caderno de Educação Escolar Indígena  da Universidade do Estado de Mato Grosso.

O artigo é resultado da dissertação de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Taubaté (Unitau). A defesa da dissertação foi em maio de 2012, orientada pela doutora em Educação, Elvira Aparecida Simões de Araujo.

“O objetivo da pesquisa foi de relacionar as diretrizes de educação escolar indígena para a população Javaé, com as premissas do etnodesenvolvimento local”, disse a professora Leci.

Foram analisadas seis escolas indígenas em comunidades Javaé, na Ilha do Bananal. A Escola Indígena Ijawala da aldeia Barreira Branca está localizada do município de Sandolândia. Já as outras cinco são de Formoso do Araguaia: a Senawê, na aldeia WariWari; a Tainá, na aldeia Canoanã; Temanaré, na aldeia São João; TxuiriHinã, na aldeia Txuiri; e a Watakuri, na aldeia Boa.

Conforme Leci, o modelo em que está organizado o funcionamento das escolas indígenas Javaé, “mesmo tendo avançado permanece voltado para o ordenamento urbano, transferindo, além dos saberes, também a cultura escolar ocidental para o modelo da escola indígena”.

Os Javaé da Ilha do Bananal desejam, na atualidade, acesso aos vários recursos materiais e tecnológicos do mundo contemporâneo como um direito legítimo e legal”, frisou a professora.

Para ler o artigo acesse o Caderno de Educação Escolar Indígena, na página 98, aqui.