Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi

Lato Sensu



Especialização

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Gurupi UnirG são regidos pela Resolução n. º 008 - CONSUP, em conformidade com o disposto nos Arts. 62 e 63 do Regimento Geral e com os Arts. 44, 53 e 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. º 9.394/96 e a Resolução CNE/CES n. º 1, de 6 de abril de 2018.

A Pós-Graduação Lato Sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration) e cursos que sejam considerados equivalentes por regulamento ou legislação posterior; não incluindo cursos denominados aperfeiçoamento. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.


 

CURSOS OFERTADOS

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

  • MBA em Gestão e Tecnologias no Agronegócios.

 

ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE

  • Endodontia;
  • Nutrição Esportiva;
  • Terapia Intensiva;
  • Urgência, Emergência e Socorrista.

 

► LINK PARA INSCRIÇÃO

Regulamento da Pós-Graduação

 

INFORMAÇÕES DETALHADAS

 

Coordenação: Prof. Me. Henrique Ruella Torres

Objetivo Geral:

Capacitar os Cirurgiões-Dentistas e oferecer conhecimento global na área da Endodontia, desde o planejamento criterioso, preparo do paciente, desenvolvimento de técnicas e alternativas até a reabilitação bucal do paciente com as diversas modalidades de tratamento.

Objetivos Específicos:

  • Atender as necessidades de conhecimento e atualização dos profissionais da área da Odontologia diante dos enormes avanços obtidos;
  • Desenvolver ações educativas em saúde que favoreçam a relação da teoria e da prática, com vistas à resolução de problemas e de intervenção na realidade social;
  • Desenvolver pesquisas em saúde com o intuito de ampliar a competência profissional e sua responsabilidade social;
  • Estabelecer o diagnóstico de saúde da realidade local e elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida;
  • Desenvolver habilidades pessoais de comunicação, planejamento e liderança através de apresentações e seminários clínicos.

Coordenador: Prof. Dr. Robson Ruiz Olivoto

Objetivo Geral:

Capacitar profissionais para a execução de atividades de alto nível na compreensão do papel da nutrição para a atividade física e oportunizar o desenvolvimento de competências e ferramentas, visando a construção de subsídios para tomada de decisão.

Objetivos Específicos:

 

  • Oferecer uma formação no modelo de desenvolvimento de competências, proporcionando subsídios para o alcance de resultados estratégicos para os profissionais da região.
  • Fundamentar a associação entre a alimentação de atletas ou desportistas com o exercício físico, visando saúde, qualidade de vida e desempenho esportivo.
  • Capacitar e desenvolver uma visão integrada através da nutrição e da atividade física com o compromisso social e com a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
  • Incentivar a produção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva acerca das temáticas que envolvem a gestão de organizações que promovem o bem-estar de praticantes de atividade física.
  • Compreender a conversão da energia química pelo organismo e a sua conversão em energia mecânica para a promoção e/ou otimização de programas de treinamentos físicos;
  • Conhecer as bases nutricionais e a suplementação disponível para a otimização do desempenho da atividade física;
  • Entender a influência do sistema respiratório e cardíaco sobre a atividade física, bem como os aspectos relacionados aos mesmos, a serem considerados para a configuração de programas de treinamento físico.

Grade Curricular:

Fisiologia e Bioquímica do Exercício
Metabolismo dos Lipídios, Carboidratos, Proteínas Vitaminas e Minerais no Exercício
Avaliação e Prescrição de Exercício Físico
Metodologia da Pesquisa Científica
Princípios do Treinamento Desportivo associada a nutrição esportiva
Avaliação do Estado Nutricional
Nutrição e Suplementação em Diversas Modalidades Esportivas
Alimentos funcionais na atividade física
Recursos Ergogênicos e Dopping
Emagrecimento, Disbiose Aplicada ao Exercício
Detoxificação Aplicada ao Exercício
Fitoterapia no esporte
Prescrição Dietética na Atividade Física
Trabalho de Conclusão de Curso

 

Coordenação: Prof. Dr. Francícero Rocha Lopes

Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais das diversas áreas da saúde, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e médicos para atuarem em equipe multiprofissional com conhecimentos teórico, prático e científico dispensados ao tratamento do paciente crítico.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar os alunos para um atendimento de qualidade em alta complexidade;
  • Melhorar a aplicabilidade de novas técnicas de avaliação, diagnóstico e abordagem funcional hospitalar;
  • Desenvolver e proporcionar aos profissionais a integração multidisciplinar;
  • Capacitar os participantes para obtenção de novos conhecimentos por meio da prática e da investigação científica.

Grade curricular:

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente
Anátomo-Fisiologia Cardiovascular e respiratória
Metodologia da Pesquisa Científica
Reconhecimento, monitorização e avaliação do paciente crítico.
Cuidados com o paciente em Terapia Intensiva
Nutrição em Terapia Intensiva
RCP
Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia I
Ventilação mecânica e Oxigenoterapia II
Terapia Intensiva em Cardiologia
Sedação e Via Aérea Artificial
Infectologia em Terapia Intensiva
Terapia Intensiva em Neurologia
Estágio Supervisionado na Unidade de Terapia Intensiva
TCC: Artigo Cientifico

 

Coordenação: Prof. Dr. Francícero Rocha Lopes

Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas de Medicina de Urgência e Emergência com aplicação de raciocínio crítico no diagnóstico e no tratamento, privilegiando o enfoque teórico-prático de qualificação.

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar ao profissional de saúde a prática de metodologia aplicada à saúde e o desenvolvimento da pesquisa, a pacientes de alta complexidade;
  • Desenvolver habilidades e destreza para desempenar assistência direta ao paciente grave;
  • Exercitar a reflexão crítica a cerca do trabalho em equipe multiprofissional em urgência e emergência em APH;
  • Fornecer conhecimento técnico científico, instrumentais e gerenciais ao profissional no seu exercício na assistência ao paciente crítico;

Grade Curricular:

Anatomofisiologia Cardiovascular e respiratória
RCP
Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente/ Metodologia Cientifica
Reconhecimento, monitorização e avaliação do paciente crítico
Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia
Primeiro atendimento ao trauma
O ambiente da urgência e emergência
Atendimento Pré e Intra-Hospitalar nas Urgências
Urgências e Emergências Geriátricas
Urgências e emergências em Obstetrícia
Urgências e Emergências Neurológicas e Psiquiátricas
Tópicos selecionados e Situações Especiais em Atendimento de Emergência
Estágio Supervisionado na Unidade de Pronto Socorro e UPA
TCC-Artigo

 

Coordenação: Prof. RÔMULO CALDEIRA DE SOUZA MAIA

Objetivo Geral

Qualificar profissionais de diversas áreas, através do uso de ferramentas gerenciais e conhecimentos produtivos e econômicos, para que possam ser gestores e empreendedores no agronegócio, com uma visão sistêmica, compreendendo e atuando em diversos segmentos do agronegócio, ou seja, atuarem nas áreas de gestão da produção, transformação, comercialização e em atividades agroindustriais. De maneira geral o curso oferece aos alunos um conjunto de conhecimentos sobre a estrutura, organização e funcionamento do agronegócio auxiliando-os na utilização de ferramentas para o planejamento e gestão da produção, comércio, industrialização, finanças e marketing; de acordo com a melhores práticas utilizadas no Brasil e no mundo, visando com isso prepará-los para os desafios que a área impõe no tocante a uma administração sustentável e economicamente viável.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar o desenvolvimento do agronegócio regional;
  • Atender à crescente demanda do mercado por profissionais capacitados em gestão em agronegócios;
  • Capacitar profissionais em práticas aplicadas e contemporâneas, de conhecimentos estratégicos, integrados e multidisciplinares para gestão do agronegócio;
  • Proporcionar o desenvolvimento de competências aos profissionais quanto ao planejamento, execução, gestão e liderança do agronegócio e suas cadeias produtivas;
  • Prospectar aos profissionais quanto aos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de capacitação de recursos, beneficiamento, logística, comercialização e marketing das atividades do agronegócio;
  • Capacitar o participante através de atividades com estudos de caso reais. Promover o entendimento do desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental junto aos esforços realizados pelos produtores, exportadores e poder público para o sucesso do agronegócio do Brasil.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Gurupi UnirG são regidos pela Resolução n. º 008 - CONSUP, em conformidade com o disposto nos Arts. 62 e 63 do Regimento Geral e com os Arts. 44, 53 e 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. º 9.394/96 e a Resolução CNE/CES n. º 1, de 6 de abril de 2018.

A Pós-Graduação Lato Sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration) e cursos que sejam considerados equivalentes por regulamento ou legislação posterior; não incluindo cursos denominados aperfeiçoamento. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.


 

CURSOS OFERTADOS

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

  • MBA em Gestão e Tecnologias no Agronegócios.

 

ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE

  • Endodontia;
  • Nutrição Esportiva;
  • Terapia Intensiva;
  • Urgência, Emergência e Socorrista.

 

► LINK PARA INSCRIÇÃO

Regulamento da Pós-Graduação

 

INFORMAÇÕES DETALHADAS

 

Coordenação: Prof. Me. Henrique Ruella Torres

Objetivo Geral:

Capacitar os Cirurgiões-Dentistas e oferecer conhecimento global na área da Endodontia, desde o planejamento criterioso, preparo do paciente, desenvolvimento de técnicas e alternativas até a reabilitação bucal do paciente com as diversas modalidades de tratamento.

Objetivos Específicos:

  • Atender as necessidades de conhecimento e atualização dos profissionais da área da Odontologia diante dos enormes avanços obtidos;
  • Desenvolver ações educativas em saúde que favoreçam a relação da teoria e da prática, com vistas à resolução de problemas e de intervenção na realidade social;
  • Desenvolver pesquisas em saúde com o intuito de ampliar a competência profissional e sua responsabilidade social;
  • Estabelecer o diagnóstico de saúde da realidade local e elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida;
  • Desenvolver habilidades pessoais de comunicação, planejamento e liderança através de apresentações e seminários clínicos.

Coordenador: Prof. Dr. Robson Ruiz Olivoto

Objetivo Geral:

Capacitar profissionais para a execução de atividades de alto nível na compreensão do papel da nutrição para a atividade física e oportunizar o desenvolvimento de competências e ferramentas, visando a construção de subsídios para tomada de decisão.

Objetivos Específicos:

 

  • Oferecer uma formação no modelo de desenvolvimento de competências, proporcionando subsídios para o alcance de resultados estratégicos para os profissionais da região.
  • Fundamentar a associação entre a alimentação de atletas ou desportistas com o exercício físico, visando saúde, qualidade de vida e desempenho esportivo.
  • Capacitar e desenvolver uma visão integrada através da nutrição e da atividade física com o compromisso social e com a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
  • Incentivar a produção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva acerca das temáticas que envolvem a gestão de organizações que promovem o bem-estar de praticantes de atividade física.
  • Compreender a conversão da energia química pelo organismo e a sua conversão em energia mecânica para a promoção e/ou otimização de programas de treinamentos físicos;
  • Conhecer as bases nutricionais e a suplementação disponível para a otimização do desempenho da atividade física;
  • Entender a influência do sistema respiratório e cardíaco sobre a atividade física, bem como os aspectos relacionados aos mesmos, a serem considerados para a configuração de programas de treinamento físico.

Grade Curricular:

Fisiologia e Bioquímica do Exercício
Metabolismo dos Lipídios, Carboidratos, Proteínas Vitaminas e Minerais no Exercício
Avaliação e Prescrição de Exercício Físico
Metodologia da Pesquisa Científica
Princípios do Treinamento Desportivo associada a nutrição esportiva
Avaliação do Estado Nutricional
Nutrição e Suplementação em Diversas Modalidades Esportivas
Alimentos funcionais na atividade física
Recursos Ergogênicos e Dopping
Emagrecimento, Disbiose Aplicada ao Exercício
Detoxificação Aplicada ao Exercício
Fitoterapia no esporte
Prescrição Dietética na Atividade Física
Trabalho de Conclusão de Curso

 

Coordenação: Prof. Dr. Francícero Rocha Lopes

Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais das diversas áreas da saúde, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e médicos para atuarem em equipe multiprofissional com conhecimentos teórico, prático e científico dispensados ao tratamento do paciente crítico.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar os alunos para um atendimento de qualidade em alta complexidade;
  • Melhorar a aplicabilidade de novas técnicas de avaliação, diagnóstico e abordagem funcional hospitalar;
  • Desenvolver e proporcionar aos profissionais a integração multidisciplinar;
  • Capacitar os participantes para obtenção de novos conhecimentos por meio da prática e da investigação científica.

Grade curricular:

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente
Anátomo-Fisiologia Cardiovascular e respiratória
Metodologia da Pesquisa Científica
Reconhecimento, monitorização e avaliação do paciente crítico.
Cuidados com o paciente em Terapia Intensiva
Nutrição em Terapia Intensiva
RCP
Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia I
Ventilação mecânica e Oxigenoterapia II
Terapia Intensiva em Cardiologia
Sedação e Via Aérea Artificial
Infectologia em Terapia Intensiva
Terapia Intensiva em Neurologia
Estágio Supervisionado na Unidade de Terapia Intensiva
TCC: Artigo Cientifico

 

Coordenação: Prof. Dr. Francícero Rocha Lopes

Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas de Medicina de Urgência e Emergência com aplicação de raciocínio crítico no diagnóstico e no tratamento, privilegiando o enfoque teórico-prático de qualificação.

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar ao profissional de saúde a prática de metodologia aplicada à saúde e o desenvolvimento da pesquisa, a pacientes de alta complexidade;
  • Desenvolver habilidades e destreza para desempenar assistência direta ao paciente grave;
  • Exercitar a reflexão crítica a cerca do trabalho em equipe multiprofissional em urgência e emergência em APH;
  • Fornecer conhecimento técnico científico, instrumentais e gerenciais ao profissional no seu exercício na assistência ao paciente crítico;

Grade Curricular:

Anatomofisiologia Cardiovascular e respiratória
RCP
Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente/ Metodologia Cientifica
Reconhecimento, monitorização e avaliação do paciente crítico
Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia
Primeiro atendimento ao trauma
O ambiente da urgência e emergência
Atendimento Pré e Intra-Hospitalar nas Urgências
Urgências e Emergências Geriátricas
Urgências e emergências em Obstetrícia
Urgências e Emergências Neurológicas e Psiquiátricas
Tópicos selecionados e Situações Especiais em Atendimento de Emergência
Estágio Supervisionado na Unidade de Pronto Socorro e UPA
TCC-Artigo

 

Coordenação: Prof. RÔMULO CALDEIRA DE SOUZA MAIA

Objetivo Geral

Qualificar profissionais de diversas áreas, através do uso de ferramentas gerenciais e conhecimentos produtivos e econômicos, para que possam ser gestores e empreendedores no agronegócio, com uma visão sistêmica, compreendendo e atuando em diversos segmentos do agronegócio, ou seja, atuarem nas áreas de gestão da produção, transformação, comercialização e em atividades agroindustriais. De maneira geral o curso oferece aos alunos um conjunto de conhecimentos sobre a estrutura, organização e funcionamento do agronegócio auxiliando-os na utilização de ferramentas para o planejamento e gestão da produção, comércio, industrialização, finanças e marketing; de acordo com a melhores práticas utilizadas no Brasil e no mundo, visando com isso prepará-los para os desafios que a área impõe no tocante a uma administração sustentável e economicamente viável.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar o desenvolvimento do agronegócio regional;
  • Atender à crescente demanda do mercado por profissionais capacitados em gestão em agronegócios;
  • Capacitar profissionais em práticas aplicadas e contemporâneas, de conhecimentos estratégicos, integrados e multidisciplinares para gestão do agronegócio;
  • Proporcionar o desenvolvimento de competências aos profissionais quanto ao planejamento, execução, gestão e liderança do agronegócio e suas cadeias produtivas;
  • Prospectar aos profissionais quanto aos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de capacitação de recursos, beneficiamento, logística, comercialização e marketing das atividades do agronegócio;
  • Capacitar o participante através de atividades com estudos de caso reais. Promover o entendimento do desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental junto aos esforços realizados pelos produtores, exportadores e poder público para o sucesso do agronegócio do Brasil.



UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais