Região sul do Tocantins irá sediar Centro de Desenvolvimento Regional

07 de Outubro de 2020

Está em fase de implantação a rede do Centro de Desenvolvimento Regional da região sul do Tocantins. Esse é o sexto projeto piloto no Brasil, e é desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O anúncio foi feito na última sexta-feira, 02, durante o Encontro de Desenvolvimento Regional Integrado, realizado online, e promovido pela Fundação UnirG e CGEE.
  Participaram do evento o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica; a Reitora da Instituição, Drª Sara Falcão; a coordenadora do Inova Gurupi e do CDR , Adriana Terra; Drª Lady Sakay; Saulo Boldrini (UFT); Eduardo Lemos (UFT); Antonio Carlos Rêgo (IFTO), Allan da Silva (UFT), além de gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT). O Encontro também contou com a participação do senador Izalci Lucas, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; do deputado federal de São Paulo, Vitor Lippi; o professor Paulo Barone, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; além de representantes do Governo do Estado do Tocantins, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT) e Sebrae Nacional. Na abertura do evento, o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, ressaltou a disposição do Poder Público Municipal em apoiar a implantação do CDR. “Somos cientes da importância desse projeto e estamos prontos para cooperar. Gurupi tem uma localização privilegiada e, estando inserida em um programa como esse, certamente alcançará melhores resultados para o desenvolvimento da nossa região”, disse. O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, lembrou que, “por ser a única instituição de ensino municipal a integrar esse projeto no Tocantins, a UnirG possui um papel fundamental. A Instituição está disposta a participar e abraça essa oportunidade para que o projeto traga bons frutos e seja exemplo para o País”. Centros de Desenvolvimento Regional O projeto Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) tem a proposta de articular Instituições de Educação Superior e Ciência, Tecnologia e Inovação na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento regional. O Governo Federal, por meio dos estados e municípios, além da sociedade civil, também integram o projeto. De acordo com a diretora do CGEE, Regina Silvério, o CDR é uma demanda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Além de buscar a inserção das Instituições de Ensino Superior nas regiões brasileiras, o projeto pretende estimular a aplicação do conhecimento científico às demandas locais de forma a potencializar a competitividade e a sustentabilidade do setor produtivo. Outras unidades do CDR já foram implantadas no Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Paraíba e Pará. Conforme a coordenadora do programa Inova Gurupi, responsável pela articulação que buscou a implantação do CDR no Tocantins, Adriana Terra, haverá uma base do CDR na UnirG, IFTO e UFT, em Gurupi, além de unidades nas cidades onde há campi da Instituições de Ensino Superior no sul do Estado. “Com o CDR as Instituições irão atuar de forma integrada com mais eficiência, por meio de uma metodologia que já é aplicada em outras regiões. É um avanço que irá contribuir com o desenvolvimento da região e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou. Ainda esse mês será realizada uma oficina para que seja feito o levantamento de quais projetos serão implantados e implementados na região sul do Tocantins.