Aberta a Semana de Planejamento e Avaliação dos Cursos da UnirG

28 de Junho de 2017

Foi realizada na noite de ontem, 27, a abertura oficial da Semana de Planejamento e Avaliação dos Cursos da UnirG 2017/2, no campus I da Instituição. O evento tem como tema, “Os Desafios Contemporâneos da Educação: uma questão de escolha”, e segue até quinta-feira, 29.

1 Semana Planejamento publico Unirg professora LadyNo início do evento, os presentes assistiram a apresentações musicais, com o formando do curso de Letras, Isaías Mota, e com a professora da UnirG, Drª Marise Suzuki, que dançou e cantou uma canção em língua japonesa.

1 Semana Planejamento publico Unirg professora Marise Suzuki

Em seus pronunciamentos, os gestores da Instituição falaram sobre as conquistas obtidas no primeiro semestre de 2017 e dos desafios da gestão para os próximos anos. O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, destacou que, mesmo com as oscilações no cenário econômico do País, foi possível contemplar direitos dos servidores, como a recomposição das perdas salariais. Falou ainda sobre as licitações que estão em andamento para aquisição de equipamentos para laboratórios de cursos como Engenharia Civil, Odontologia, entre outros, além de melhorias na rede de internet.

1 Semana Planejamento publico Unirg mesa“Nossas licitações estão muito concorridas, o que tem possibilitado a aquisição de produtos com preços mais acessíveis. Isso tem gerado uma considerável economia aos cofres da Instituição”, disse Barbalho.

A Pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, ressaltou que o evento é uma oportunidade para que cada docente reflita sobre a sua própria prática pedagógica. Destacou ainda as ações realizadas ao longo do semestre, como capacitações em Núcleos Docentes Estruturantes, oficinas didático-pedagógicas, extensão curricularizada, planejamento e organização de materiais para turmas gerenciais, entre outros. Também foi destacada a participação de representantes da Instituição em eventos no estado do Acre e em Brasília.

Na área da Pesquisa e Pós-graduação, o pró-reitor Dr. Marcos Gontijo, falou sobre a consolidação e ampliação dos programas de Pós-graduação ofertados pela UnirG. Destacou como metas a melhoria das publicações científicas da Instituição, a publicação de livros, o programa próprio de Mestrado, entre outros. Para o segundo semestre, anunciou a realização do Workshop do Comitê de Ética em Pesquisa.

A reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, citou ações com resultados positivos da gestão, como a implementação de cursos de nivelamento, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), Programa de Residência Médica, flexibilização curricular, renovação de reconhecimento de cinco cursos de graduação com notas iguais ou superiores, entre outros. Entre os desafios ainda existentes, citou a criação de Centros de Desenvolvimento Empresarial e de Educação Especial, a Integração de Estágios Curriculares com foco multiprofissional, implantação da residência multiprofissional, entre outros. Sakay disse ainda que os mecanismo de acesso aos cursos de graduação devem ser ampliados, além de projetos de pesquisa para inclusão social, com expansão dos campos de atuação e transformação da UnirG em universidade.

Palestra

1 Semana Planejamento publico Unirg LorenaA enfermeira Esp. Lorena Aparecida Gonçalves de Assis ministrou a palestra “Desafios das Metodologias Ativas”. Segundo ela, essas metodologias são técnicas que estimulam a interação, opondo-se aos modelos que enfatizam somente a transmissão de conhecimento.

“Parte do princípio de que o aluno já sabe de algo, e que o professor deve ter humildade de reconhecer que também pode aprender. A aprendizagem ocorre quando o conteúdo tem significado para o aluno, e quando o relacionamento entre as pessoas permite uma 1 Semana Planejamento publico Unirgconstrução coletiva do conhecimento”, disse. Nesse contexto, explicou Lorena, “o professor é um facilitador e um mediador, que deve adotar uma postura ética”.

Na ocasião, Assis apresentou relatos de pessoas que ressaltaram os ganhos obtidos em experiências com Metodologias Ativas.

Hoje, 28, o evento segue com oficinas nas áreas da Saúde, Educação, Ciências Sociais e Aplicada. Amanhã, o encerramento será a partir das 19h, no Proafe, com a apresentações culturais, apresentação da Memória da Semana de Planejamento e Avaliação dos Cursos da UnirG (Grupo Representativo das áreas).

Na ocasião será ministrada a palestra “Novos Hábitos, Novos Resultados”, por Glícia Neves da Costa. Também será realizado um jantar encerramento das atividades do semestre (por adesão, ao custo de R$ 35 – convite individual).