Acadêmicos promovem palestras sobre direitos humanos nas escolas de Gurupi

31 de Outubro de 2016

Os estudantes do curso de Direito da UnirG participam do projeto de extensão Núcleo de Práticas Jurídicas nas Escolas. Na última semana os acadêmicos realizaram uma palestra sobre “Direito dos portadores de necessidades especiais”, para os alunos do 2º ano, da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, no Setor Vila União, em Gurupi.

npj escolas 2Na ocasião, os acadêmicos Thuyanne, Rafaela, Thaís e Dayane explicaram para os alunos da Escola sobre a importância em respeitar os direitos dos portadores de necessidades especiais e que todos devem tratá-los com amor, carinho e atenção.

Para a diretora da Escola Orlindo Pereira da Mota, Luíza Oliveira Brito, na Escola há vários portadores de necessidades especiais e apresentação do tema foi muito importante para agregar o conhecimento dos alunos. “Foi muito bom para que eles tenham mais conhecimento, inclusive na sala deles tem uma menina cadeirante, e nós realizamos um trabalho de inclusão de forma ativa. Temos uma sala multifuncional e quanto mais ajuda recebermos, melhor será”, disse.

Após apresentações, os acadêmicos seguiram para a Escola Municipal Professora Ilsa Borgesnpj escolas Vieira, no Setor Nova Fronteira. No local, outro grupo de estudantes ministrou uma nova palestra, sobre o “Direito do menor: trabalho infantil e violência contra o menor”. Dessa vez o tema foi apresentado aos alunos do 6º ano.

A coordenadora da Escola Ilsa Borges Vieira, Neiva Moraes Ferreira Mota, avaliou o projeto de forma positiva. “Sempre é muito bom apresentar novidades para as aulas deles. Gostaríamos que retornassem e o projeto realizasse novas palestras mensalmente ou a cada dois meses”, falou.

O projeto é de autoria das professoras Vanuza Pires e Verônica Disconzi. Desde o início do npj escolas 1semestre os estagiários vêm se reunindo semanalmente para estudos, produção de material e apresentações, supervisionados pelas professoras.

“O objetivo do projeto Núcleo de Práticas Jurídicas nas Escolas  é o de instruir os estagiários sobre temas de direitos humanos, além de fiscalizar os estudos deles nos temas escolhidos. Acompanhamos a apresentação de cada grupo nas escolas de Gurupi” relatou a coordenadora do NPJ, Verônica Disconzi.

(Fotos: arquivo pessoal)