Alunos do Direito participam de capacitação no Núcleo de Conciliação e Mediação da UnirG

31 de Outubro de 2016

No último dia 28, o curso de Direito do Centro Universitário UnirG promoveu uma capacitação para os alunos que estagiam no Núcleo de Conciliação e Mediação (NCM). O curso ocorreu no Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição.

NPJNa ocasião foram realizadas duas palestras. Uma delas ministrada pela Juíza de Direito do Juizado Especial Cível e Coordenadora do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Gurupi, Drª Maria Celma Louzeiro Tiago, que explicou sobre o surgimento e legalidade do NCM, informando que o objetivo primordial é disseminar a cultura da pacificação.

Já a outra palestra foi ministrada pelo Conciliador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), Sullevan Mendonça Batista, abordou de forma clara sobre a execução prática das audiências, apontando estratégias para alcançar a solução dos conflitos.

Segundo a coordenadora do NPJ, Verônica Disconzi, a experiência serviu para que os alunosNPJ 1 pratiquem o que aprendem em sala de aula. “Creio que tenha sido um momento ímpar para que os alunos e professores do Núcleo de Conciliação e Mediação do NPJ pudessem agregar conhecimentos à prática que vêm exercendo com qualidade” avaliou.

Para a estudante do 8º período, Caroline Rezende, as palestras serviram para mostrar ainda mais sobre a importância da conciliação. “Nossa participação no estágio não é apenas para ganhar horas extracurriculares, mas para aprendermos de forma real com cada caso apresentado no Núcleo. A conciliação é a forma de tentar amenizar uma situação de litígio e a audiência vem tornar o processo mais célere”, ressaltou.

Ao todo, 25 acadêmicos do 6º ao 10º períodos participaram da capacitação. Os professores Gabriel Gama e Ellem Dayanne também estiveram presentes.

(Fotos: arquivo pessoal)