Alunos da UnirG participam de exposição na II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi

19 de Outubro de 2016

Com intuito de aproximar a ciência e a tecnologia da população, a II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi promoveu em seu segundo dia de evento, 19, diversas atividades envolvendo estudantes e professores das três Instituições de Ensino Superior da região Sul do Tocantins.  O evento está sendo realizado no anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi.

semanaciencia1A II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi é coordenada pelo Projeto Inova Gurupi, que conta ainda com a participação da UFT e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). O Projeto tem como parceira a Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Entre as atividades apresentadas durante a Semana, o destaque é para a exposição dos cursos de graduação da UnirG. O espaço é aberto a comunidade e cada curso realiza ações de atendimento ao público. Entre eles estão: Jornalismo, Direito, Engenharia Civil, Letras, Pedagogia, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia.

Segundo a professora do curso de Farmácia, Érika Vieira, os alunos aproveitaram osemana ciencia momento para realizar a tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e teste em um simulador de bafômetro.

“Essa é mais uma oportunidade para os alunos

semanacientifica2colocarem a teoria em prática, além de terem o contato com a comunidade. Isso é muito importante para a formação deles, pois possibilita desenvolverem a prática humanística”, disse a professora.

Os estudantes do curso também realizaram a campanha de recolhimento de medicamentos ainda dentro do prazo de validade. “Muitas pessoas não utilizam totalmente o remédio, e, acaba vencendo o prazo de validade. A ideia é sensibilizar o uso racional do medicamento, doando o que não estiver mais sendo usado, mas com validade. Esse material recolhido será encaminhado para o SUS que poderá doar as pessoas carentes”, explicou Érika Vieira.

semanaciencia4De acordo com a vice-coordenadora do Inova Gurupi e professora da UnirG, Ma. Adriana Terra, o objetivo da exposição científica é tambémsemanaciencia3 aproximar os professores e acadêmicos da UFT, IFTO e UnirG, que desenvolvem a ciência.

“A partir dessa integração poderemos ampliar o conhecimento e agregar valor na área de pesquisa que é desenvolvida por esse universo acadêmico. A comunidade é a maior beneficiária com dessa união porque terá acesso a as pesquisas que são promovidas pelas três Instituições. Assim estaremos cumprindo com o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é popularizar a ciência”, relatou.

A II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi começou ontem, 18, e segue até amanhã, 20. Durante a programação ainda estão sendo apresentadas palestras, seminários, mostras científicas, minicursos, espaços de letramento infantil e eventos culturais.

Confira a programação completa aqui.