Terrorismo foi tema de palestra no VI Congresso Científico da UnirG

22 de Setembro de 2016

Dr. Jorge Lasmar Mascarenhas, professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC, de Minas Gerais e Direito Internacional das Faculdades Milton Campos, abordou o tema Terrorismo, em palestra ministrada na noite de ontem, 21, no Palaciu’s Real, durante programação do Vi Congresso Científico da UnirG.

d5.5Mascarenhas destacou um quadro do terrorismo no sistema internacional, demonstrando onde são atuados mais, os fatos geopolíticos dessas situações e também buscou quebrar os mitos comuns com o terrorismo.

Para o palestrante, o terrorismo é uma realidade que aparentemente parece ser distante do Brasil, mas não é. Ele citou alguns casos recentes de brasileiros envolvidos.

“O próprio impacto geopolítico é afetado. Essa região é exportadora e várias das áreas de conflitos são consumidoras. Atentados terroristasD6.6 podem, por exemplo, impactar no preço do frete, na cotação do dólar e, pode gerar uma série de impactos indiretos”, explanou.

Keicielle Borges, estudante do 8º período de Direito, aprovou a organização do evento e os temas ofertados nas palestras. “Terrorismo é um assunto atual e que deve ser debatido no meio acadêmico, contribuindo tanto para estudantes como para quem já está no mercado de trabalho. O evento tem ofertado debates interdisciplinares, promovendo a integração entre alunos de todas as áreas, ampliando a convivência entre ambos”, frisou a aluna.

Dr. Jorge Lasmar Mascarenhas é doutor em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Sciences (LSE), tendo contado com bolsa da Capes, sendo o 1º lugar do Brasil na área;  mestre em Direito Internacional pela UFMG e bacharel em Direito pela UFMG d7.7e Relações Internacionais pela PUC Minas. Participa do Terrorism Research Initiative, Lidera a Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa Sobre o Terrorismo e Violência Política, ligada ao Terrorism Research Initiative. Atua como coordenador para a América Latina e Central do Committee for the Study of International Society in the Americas (CSISA) e é o diretor de Assuntos Jurídicos da International Association for Security and Inteligence Studies (INASIS), dentre outras atribuições.

As palestras na área de Direito seguem na noite de hoje, 22, às 19h, no Clube da OAB, com debates de mais três temas. Dr. Arthur Roberto C. Giannatasio, da Faculdade Getúlio Vargas, de São Paulo, falará da Perspectiva Contemporânea sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos. Às 20h, Dr. Marcelo Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia, ministrará a palestra Tutelas Provisórias: Urgência e Evidência. Às 21h, Dra. Patrícia Carla, da Damásio Educacional, abordará Os princípios da Administração Pública. O evento segue até esta sexta-feira, 23.

(Fotos: Luiz Guilherme Brito)