VI Congresso Científico da UnirG movimenta a segunda noite de palestras

22 de Setembro de 2016

As palestras continuam durante o VI Congresso Científico da UnirG. Profissionais de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Argentina comandaram a noite de ontem, 22, nas diversas áreas do conhecimento. Simultaneamente os auditórios do Sesc, do Campus I, da Apug/Ssind, além do Palaciu’s Real Eventos e o Tijuana Music Pub foram palcos da promoção de discursões sobre a pesquisa científica.

alexandreUm deles foi o educador físico, Alexandre Dezen Arena, que abordou o Esporte para todos: atuando em duas frentes. O tema tratou sobre o “atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, além da formação de professores e estagiários para o desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional”.

“É importante que os professores se preparem para elaborar práticas metodológicas atrativas que estimulem as crianças a praticarem esporte. Como também, que o poder público por meio de políticas públicas promovam o acesso a essas crianças, com a construção de espaços esportivos que garantam os direitos constitucionais à educação, ao esporte e ao lazer”, revelou Alexandre Dezen.

Na ocasião, Alexandre apresentou o Instituto Esporte Educação o qual ele faz parte. O órgãopublico sesc tem a missão de contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo, por meio da educação física e do esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

Para o estudante do 7º período de Educação Física, Thiago Alencar, o Congresso favoreceu para que ele conheça novas experiências, que são realizadas em todo o Brasil e possam influenciar na escolha de sua atuação profissional. “Foi muito bom ouvir pessoas experientes e renomadas no assunto, pois aprendemos sobre novas vertentes, que eu desconhecia, e agregou valor ao meu aprendizado”, revelou o acadêmico.

francinei civilEnquanto isso, os alunos de Engenharia Civil também participavam de palestras direcionadas ao curso. O primeiro palestrante da noite foi o administrador de empresas, Francinei Santos, que junto com seu sócio e irmão Fanknei Santos, do Instituto Federal do Tocantins, Palmas (TO), abriram uma empresa voltada para a construção civil. Eles ministraram sobre Sistema Construtivo com Blocos Estruturais e Modulados a Base de Gesso.

Eles contaram suas experiências em usar a tecnologia para o ramo da construção, investindo na criação de startup. “Apresentamos um caso de startup tocantinense criado em 2015, a empresa Nossa Casa Planejada instalada em Palmas, que trouxe para o estado uma tecnologia para produção de bloco estrutural a base de gesso. É um sistema de construção que oferece uma casa mais rápida, de menor custo e, o melhor, com acabamento de qualidade”, revelou Francinei Santos.

Startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável,fabio civil trabalhando em condições de extrema incerteza.
Por exemplo, um dos modelos de negócios do Google é cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca.

Na oportunidade foi mostrado como transformar uma ideia em negócio e como captar recursos para iniciar startup, além da importância do uso da tecnologia para alcançar o sucesso profissional, nas diversas áreas de formação.

“Não é fácil empreender e construir um negócio, mas também não é impossível para aqueles que acreditam na sua ideia. A tecnologia fez com que as pessoas desafiassem novas formas de empreender tendo uma nova visão de negócios”, acrescentou.

caciqueOs investimentos no projeto foram captados por meio da elaboração de um plano que obteve apoio da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, uma empresa pública que fomenta à ciência, tecnologia e inovação de empresas.

Para o Jornalista e estudante do 4º período de Engenharia Civil, Murilo Genaro, o exemplo dos palestrantes revela que “esse é mais um caso que comprovamos sobre a tecnologia, aliada a inovação, é o caminho para o sucesso do futuro profissional”.

Ainda foram apresentadas as palestras do Cacique Dodanin Piiken Krahô que abordou sobre Educação Intercultural e a do Engenheiro Civil, o professor da UFT e Ulbra Me. Fábio Henrique Ribeiro, sobre Patologia e Recuperação de Estruturas.

O VI Congresso Científico encerra na noite desta sexta-feira, 23. Acompanhe a programação completa do evento pelo site www.congresso.unirg.edu.br