Alunos da Enfermagem são voluntários na Carreta da Prevenção de Câncer

05 de Julho de 2016

Professores e alunos do 8º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário UnirG foram voluntários da equipe de médicos da Carreta da Prevenção do Câncer do Hospital do Câncer de Barretos, que esteve no último dia 1º, em Gurupi.  Os atendimentos ocorreram em frente à Unidade Básica de Saúde João Manoel.

carreta atendimentoNa ocasião foram realizados mais de 60 atendimentos para realização dos exames preventivos câncer de colo do útero, próstata e de pele. As professoras da UnirG Denise Soares, Gisela Guadalupe, Marília Pantoja e Marcineide Brito acompanharam os estudantes, que recepcionaram e preencheram as fichas dos pacientes, previamente triados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na Unidade o egresso da UnirG, o  enfermeiro Renato Barros, Enfermagem carreta barretos também participou ativamente para que a população gurupiense recebesse o beneficio. Segundo ele, a ação foi de grande valia para o município, tendo como parceiros o Hospital Regional de Gurupi e a Secretaria Municipal de Saúde.

“Foram realizados procedimentos em homens e mulheres. Infelizmente o público masculino ainda é resistente a esse tipo de exame e essa ação facilitou para que eles viessem até nós. Sabemos que além da prevenção, a atividade física aliada a uma boa alimentação são fundamentais para saúde, e o álcool e o tabagismo são fatores agravantes. Agradecemos a presença em nossa cidade dos médicos que vieram de um hospital que é referência na América Latina, pois o melhor remédio é a prevenção”, relatou.

A visita da Carreta somente foi possível a partir de uma capacitação necessária feita pela professora Denise, que voluntariamente foi até Hospital do Câncer de Barretos.

carreta prevenção cancêr

(Fotos: arquivo pessoal da UBS João Manoel)