Agentes de vigilância da UnirG concluem curso de Agente de Polícia Comunitária

02 de Junho de 2016

Em mais uma ação voltada para a melhoria da segurança na Instituição, os agentes de vigilância da UnirG concluíram o curso de Agente de Polícia Comunitária. Cerca de 40 servidores participaram da formação, que também contou com a presença de aproximadamente 20 estudantes da Instituição.

Formacao Agente de Pol ComO curso foi ministrado por uma equipe da Assessoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, com carga-horária de 12h.

Entre os conteúdos que foram apresentados, estão a formação de redes comunitárias, a abordagem policial, o policiamento comunitário, consumo de drogas, a aproximação entre a Polícia e a comunidade, além do conceito e a origem da Polícia Comunitária.

“Esse é um modelo adotado em vários outros países, como Estados Unidos, Japão e Canadá. No Tocantins temos como maior referência o trabalho realizado no Japão e, nesse curso, discutimos quais os princípios dessa filosofia podem ser aplicados à nossa realidade. Se o crime está organizado, a sociedade também deve se organizar”, explicou o Capitão Nascimento, um dos instrutores do curso.

Ainda de acordo com Nascimento, a promoção da capacitação mostra que a UnirG está atenta às necessidades dos alunos, professores e servidores, ao enxergar a segurança pública de forma mais abrangente. “A qualificação de pessoas que possam atuar na prevenção de crimes é um exemplo a ser estendido para outras organizações”, frisou.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, esta é mais uma ação que também irá contribuir com a segurança na Instituição. “A Fundação apoia essa ação diante da consciência de que o aprendizado desses temas é válido, tanto para a atuação dos vigilantes enquanto cidadãos, como para a formação de uma atitude proativa de vigilância no âmbito institucional”.

De acordo com Fábio Souza, gestor do Departamento de Vigilância, o curso foi de extrema importância para os agentes. “Ele permite uma parceria eficaz entre a Policia Militar e comunidade baseada na premissa de que todos devem trabalhar em conjunto para identificar e priorizar a resolução dos problemas da sociedade. A participação dos servidores, professores, acadêmicos e Policia Militar é essencial para efetivarmos essas ações”.

Formacao Agente de Pol Com1Segundo o Major Flávio Santos, comandante do 4º BPM, a prevenção de crimes deve ter o apoio da sociedade. “Estamos empenhados e, juntamente com a UnirG, queremos que Gurupi seja uma cidade agradável para viver, onde possamos andar com tranquilidade pelas ruas”.

Ainda em maio, servidores do quadro técnico-administrativo e professores da UnirG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) concluíram o curso Promotor de Polícia Comunitária.

“Com a formação, os participantes passam a ter uma percepção mais clara e uma postura proativa. Ainda que não façam parte diretamente da Polícia Militar, todos podem ser multiplicadores do conceito de Polícia Comunitária e podem atuar nos espaços da Instituição e também em suas comunidades. A ideia é que tenhamos uma rede de pessoas em toda a cidade, engajadas em ações que visem a melhoria da segurança”, finalizou a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay.