Acadêmicos de Letras ministram oficinas no CEM de Gurupi

19 de Maio de 2016

Novo Acordo Ortográfico, Produção Textual, Aspectos da Cultura Tocantinense e Língua Inglesa são alguns dos temas das oficinas ministradas por estudantes do curso de Letras, do Centro Universitário UnirG, para alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) de Gurupi. A programação começou no último dia 17 e termina na noite de hoje, 19.

letras 1Conforme a coordenadora de Letras, Deice Pomblum, a ação é realizada por meio do Projeto Interdisciplinar do curso, que envolve estudantes de todos os períodos. “Os acadêmicos são convidados a inter-relacionar as disciplinas, resultando em duas produções, uma escrita e outra oral. Neste semestre resolvemos intensificar a parte didática e levar este trabalho para a letras 3comunidade”, disse a coordenadora.

A estudante do 3º período de Letras, Isabelle Alves, foi uma das participantes da oficina Blitz Ortográfica, que reuniu mais de 100 alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Com a didática colocamos em prática aquilo que estudamos em sala de aula e isso resulta em mais aprendizado, tornando o projeto rico em todos os sentidos”, frisou a acadêmica.

A oficina foi orientada pelos professores Dr. Plínio Sabino e Me. Ane Lise Furlan. “Na Blitz Ortográfica foi estendida a divulgação sobre as mudanças do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A aplicação das regras foi mencionada de forma dinâmica, envolvendo o público-alvo”, destacou o professor.

letras 2O estudante do 3º ano do EJA, Flávio Pacheco aprovou a iniciativa. “É importante para nós que estamos concluindo o Ensino Médio porque nos proporciona mais conhecimento, tendo em vista que iremos fazer as provas do Enem e também do vestibular”, disse o aluno.

Outra oficina ministrada na segunda noite foi A imagem como ferramenta na construção de textos: tipologia de textos, pelos acadêmicos do 7º período, Luiz Henrique Vaz e Haias de Almeida, supervisionados pela professora Me. Ane Lise Furlan.

“A escolha do tema foi devido à necessidade de esclarecer sobre as tipologias, encontradas nas redações das provas do Enem e de outros processos seletivos. Orientamos como usar a imagem para a construção de textos dissertativos, narrativos e descritivos”, disse Vaz.

As oficinas terminam hoje, às 19h, no CEM de Gurupi, na avenida São Paulo, entre as ruas 05 e 06, nº 75, Centro.