“Farmacêutico na Praça” atende comunidade em Gurupi

05 de Maio de 2016

Orientações sobre o uso correto de medicamentos são alguns dos atendimentos realizados hoje, 05, no Parque Mutuca, durante a ação “Farmacêutico na Praça”. O evento começou às 17h e segue até as 19h, por meio de uma parceria entre o curso de Farmácia do Centro Universitário UnirG e o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO).

farmáciaA atividade conta com a participação de farmacêuticos, professores e estudantes de todos os períodos do curso de Farmácia.

De acordo com a coordenadora de estágio do  curso  de Farmácia, Karin Anne Margaridi Gonçalves, são previstos cerca de 150 farmácia 1atendimentos. “O objetivo é orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, assim como demonstrar a importância do farmacêutico na melhoria de condições de saúde da comunidade”, afirmou a professora.

Para o acadêmico do 6º período, Felipe Gama, a população precisa estar informada para evitar a automedicação. “Muitas pessoas não consultam o profissional e realizam a automedicação, colocando a saúde em risco. O farmacêutico faz as orientações do uso correto dos medicamentos, quanto à posologia, concentração, dosagem e efeitos adversos”, explicou o estudante.

Durante a ação estão sendo realizados atendimentos gratuitos como aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações sobre dengue e o uso racional de medicamentos.

farmácia3

Omar Paulino é de Goiânia e em passagem pela cidade foi atendido pela equipe e aprovou a iniciativa. “É muito importante a oferta dessesfarmácia 2 serviços para as pessoas que estão visitando o Parque Mutuca. Recebi as orientações e ainda aproveitei para fazer o teste de glicemia. O último que tinha feito foi há mais de 10 anos”, disse Gama.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é comemorado hoje, 05 de maio. O CRF/TO também realiza a atividade em Palmas e Araguaina.

Fotos: Luiz Guilherme Brito Ascom/UnirG