Alunos da pós-graduação da UnirG visitam a Cooperfrigu

03 de Fevereiro de 2016

No último fim de semana, a turma de pós-graduação em Agronegócios do Centro Universitário UnirG visitou a Cooperativa dos Produtores de Carne de Gurupi e Região (Cooperfrigu). Cerca de 23 alunos participaram da ação que integra as aulas da especialização do módulo Logística em Agronegócio.

pós agronegócioO professor da turma, M.Sc. Fábio Pegoraro, explicou que a visita técnica é para que os alunos possam relacionar a teoria vivenciada em sala de aula, com a prática de um ambiente de trabalho com foco no agronegócio.

“A logística é uma das funções mais importantes do agronegócio, já que a mesma agrega valor de lugar e tempo aos produtos produzidos e a logística de transporte absorve grande parte dos custos. Sem uma administração eficiente, não é possível comercializar um produto em outros mercados a um preço competitivo, pois ao mesmo tempo é preciso melhorar os serviços ao consumidor, as empresas necessitam reduzir seus custos ao máximo para que a mesma seja lucrativa”, avaliou o professor.

O professor destacou ainda a importância para o aprendizado dos alunos a oportunidade de verificar in loco o funcionamento da logística de transporte para a exportação. “Eles tiveram a chance de trocar informações sobre os modais de transporte utilizados pela empresa, suas vantagens e desvantagens, além dos acordos comerciais, estabelecidos entre a Cooperfrigu e outros países importadores da carne bovina”, disse Pegoraro.

Para o graduado em Administração pela UnirG, turma 2005, Washington Rodrigues, a aula foipós agromegócio 2 bastante produtiva e mostrou na prática o quanto é importante o trabalho de logística para o sucesso de uma empresa. “A visita foi muito motivante, pois tiramos várias dúvidas sobre o assunto. Vimos a complexidade de se exportar um produto, a dificuldade que uma empresa tem, mas que, com um bom trabalho e eficiência, é possível atender as exigências do mercado externo. Muitos da turma não sabiam que a Cooperfrigu exportava e na oportunidade constatamos o quanto a logística é importante para o faturamento da empresa”, concluiu.

A turma de pós-graduação iniciou as aulas em maio do ano passado, a previsão é de que em abril deste ano os alunos concluam todos os módulos da especialização Lato Sensu em Agronegócio. Ao todo, 28 alunos fazem parte do curso. O professor Fábio Pegoraro é mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

(Fotos: Arquivo pessoal)