Aberta a Jornada Acadêmica de Odontologia

22 de Maio de 2015

Foi realizada nesta manhã, 22, a solenidade de abertura da Jornada Acadêmica de Odontologia, no campus I do Centro Universitário UnirG. Compuseram a mesa de honra, a Reitora da Instituição, Lady Sakay; a coordenadora do curso de Odontologia, Zeila Coelho; o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins, Juliano do Vale; representando o Pró-reitor de Pesquisa e pós-graduação, João Bartholomeu Neto, esteve o coordenador geral dos cursos de pós-graduação da UnirG, Márllos Peres, ; e a presidente da comissão organizadora do evento, acadêmica Vanessa Nunes.

Jornada Odontologia 1

A reitora da UnirG, Lady Sakay, destacou a iniciativa dos alunos que idealizaram o evento, ressaltando a importância das ligas acadêmicas. “Esta é uma ação pró-ativa dos estudantes, fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, principalmente, da extensão. Aplaudimos mais este trabalho dos nossos alunos”.

A coordenadora do curso, Zeila Coelho, agradeceu o envolvimento dos acadêmicos e ressaltou que “o corpo docente de Odontologia está trabalhando pelo curso e deseja que os egressos tenham orgulho de dizer que estudaram na UnirG”.

Jornada OdontologiaPara o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Juliano do Vale, “atualmente a Odontologia necessita de profissionais comprometidos também com questões administrativas e de gestão. Há programas que oferecem recursos e são necessários profissionais para captação de verbas e implantação de projetos. Por isso a necessidade de ampliar a formação”.

"A Jornada irá discutir temas importantes para os futuros profissionais da área, com renomados palestrantes de gandes instituições de ensino. É uma oportunidade para conhecer novas experiências", disse a acadêmica Vanessa Nunes.

A primeira palestra do evento, com o tema “Tratamento Cirúrgico de Fissuras Labiopalatinas” foi ministrada pelo Me. Douglas Andrade, Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e professor de Cirurgia, Anestesiologia, Anatomia de Cabeça e Pescoço e Clínica do Centro Universitário UnirG. “O conhecimento do cirurgião dentista sobre esse assunto é importante, pois o indivíduo com Fissuras Labiopalatinas é cerceado do convívio social, o que gera sofrimento não apenas para ele, mas também para a família. Sem o tratamento adequado o paciente pode desenvolver problemas auditivos e na fala”, explica o professor.

Ainda segundo Andrade, anualmente são realizadas cerca de 40 cirurgias no HRG para tratamento de fissuras labiopalatinas, sendo que até os 21 anos de idade, uma pessoa chega a ser submetida a sete procedimentos cirúrgicos.

À tarde estão previstas duas palestras: “Planejamento e previsibilidade na reconstrução estética do sorriso”, com o Doutor em Dentística e professor da Unip (SP), Adriano Lima; e “Cancêr bucal para o cirurgião dentista, curso introdutório”, com o Doutor em Patologia Bucal, Pablo Gimenes Tavares.

O evento termina amanhã, 23, e é promovido pela Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial (Lacom) em conjunto com os alunos do 7º período de Odontologia.

Clique aqui para acessar a programação completa