Aulas práticas para profissionais do SAMU são realizadas na UnirG

16 de Março de 2015

No último fim de semana, os laboratórios de Saúde, do Centro Universitário UnirG foram utilizados para o treinamento prático de Suporte Avançado de Vida, ofertado aos enfermeiros e médicos do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Gurupi. O curso é promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e conta com a parceria da Prefeitura de Gurupi e a UnirG.

treinamentosamu2O curso foi ministrado pelos tutores do Suporte, o médico Dr. Celso Rocha e coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do SAMU, a enfermeira Leticia Urzêdo, treinados pelo HAOC, de São Paulo.

“O curso possui aulas teóricas e práticas sobre os diversos temas de urgência e emergência, abordando as emergências pediátricas etreinamentosamu1 neonatais, sendo destacada a obstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar no lactente e na criança e reanimação imediata do recém-nascido, dentre outras”, disse Urzêdo.

O treinamento é ministrado por meio do NEU, com diversos módulos durante todo o ano. O Núcleo realizará também a I Feira de Primeiros Socorros, com a participação dos acadêmicos de Enfermagem e Medicina da UnirG.

Feira

No dia 06 de abril, das 8h às 19h, na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha será a I Feira de Primeiros Socorros do SAMU. Acadêmicos de Enfermagem e Medicina da UnirG participarão da ação. O evento é ofertado para a população e a abertura será às 8h, com a CARTAZ - SAMUapresentação da Banda da Polícia Militar.

Na Feira haverá estandes com aulas gratuitas de primeiros socorros, com simulação realística sobre: ressuscitação cardiopulmonar, imobilização de fraturas, convulsões e engasgos, ferimentos e curativos, envenenamentos, partos e orientações sobre o sistema 192.

Conforme Leticia Urzêdo, durante o evento haverá a inauguração do Projeto Samuzinho - um projeto educativo nas escolas - que irá recepcionar as crianças que participarão da Feira. “O Samuzinho será desenvolvido com a colaboração dos acadêmicos da Liga Acadêmica de Urgências Médicas (LAUM), do curso de Medicina da UnirG, que darão continuidade às visitas nas escolas ao longo do ano e ainda participarão das orientações de outros temas durante a Feira”, disse ela.

Os estudantes do 8º período de Enfermagem que fazem estágio curricular no SAMU e seus supervisores de estágio foram convidados para participar do tema de Feridas e Curativos.

O evento continua no dia 07, quando será realizada uma simulação de acidente com múltiplas vítimas, às 17h, no Parque Mutuca.

Fotos: (divulgação)