Concurso de TCC: Educação Física da UnirG conquista primeira colocação em duas áreas

20 de Outubro de 2014

O acadêmico concluinte Joemarques Martins Lima e o egresso Leonardo Alves Barbosa, ambos do curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG, foram classificados em 1º lugar em duas áreas, no concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). As pesquisas foram relacionadas a Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT).

Os trabalhos foram avaliados de acordo com a relevância, caráter inovador, impacto, reprodutibilidade em contextos similares, clareza e objetividade na apresentação escrita.

“Esta é a primeira vez que nós participamos desse importante concurso, reconhecido no Estado, mostrando que o curso de Educação Física produz com qualidade, seriedade e rigor científico”, disse o orientador das pesquisas, o professor Eduardo Miranda.

Trabalhos

Joemarques Martins conquistou a primeira classificação na área de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, com o trabalho Relação da qualidade de vida com a pressão arterial, nível de atividade física e indicadores de obesidade em caminhoneiros que frequentam o Posto Mutucão, em Gurupi-TO.

O estudante afirmou que esse é um resultado positivo do esforço em conjunto com o orientador e do ensino adquirido na UnirG. “A pesquisa foi realizada em caminhoneiros de 30 a 60 anos de idade, avaliando a pressão arterial, o Ìndice de Massa Corporal (IMC) e o Risco Cardiovascular Global (RCG)”, disse o aluno.

Martins destaca ainda que “Observou-se que quanto melhor a qualidade de vida, melhores serão, o IMC, o RCG e a pressão arterial”.

Leonardo Barbosa ficou em primeiro lugar na área de Fatores de Riscos e Proteção à Saúde, com a pesquisa Aspectos fisiológicos, antropométricos e estilo de vida de fumantes praticantes de futebol amador na cidade de Gurupi-TO.

Leonardo é egresso da turma 2011-2 e sua pesquisa foi realizada durante dois anos e meio. “É muito gratificante o reconhecimento de um trabalho em que houve muita dedicação e esforço” disse ele.

Barbosa complementa: “O tabagismo é um tema muito pesquisado, porém não no futebol amador. É sabido que há substâncias que causam prejuízos fisiológicos. Em todos os parâmetros há desvantagem em relação ao fumante”.

Os trabalhos serão apresentados no I Seminário Estadual de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, que ocorrerá de 12 a 14 de novembro deste ano, no auditório do Quartel do Comando Geral, em Palmas (TO).