Farmacêutico: 70 fórmulas para o sucesso profissional

09 de Outubro de 2014

A cura e a melhoria na qualidade de vida da população são aspectos que destacam a atuação do farmacêutico e o definem como o profissional do progresso. A diversidade e a crescente oferta de emprego constatam a garantia do sucesso dessa profissão.

logo farmáciaAtualmente são mais de 70 áreas de atuação disponíveis para quem se forma em Farmácia. “Na UnirG, a nossa matriz curricular contempla todas essas formações”, disse o coordenador do curso de Farmácia da UnirG, Esp. Anderson Franco Villas Boas.

Farmácia na UnirG

O curso volta com tudo na UnirG, nessa nova fase serão ofertadas 50 vagas e as aulas passarão a ser no período noturno. Outra novidade é quefamácia 1 Farmácia irá trabalhar com a Fitoterapia, fazendo a identificação e isolamento de princípios ativos de plantas medicinais.

“Estaremos trabalhando com as plantas medicinais, através de disciplinas específicas, utilizando o nosso bioma Cerrado, baixo Amazônia e Caatinga”, disse o professor.

Na UnirG, o acadêmico recebe ótima capacitação por meio de estágios, ofertados a partir do 7º, nas áreas de: Farmácia Hospitalar - Hospital Regional de Gurupi; Farmácia Comunitária - Unidades Básicas de Saúde do município; Indústria - Winfarma Indústria Farmacêutica; Farmácias/Drogarias; CAPS (Centro de Atenção Psicosocial); Análises Clínicas - Laboratórios Análises, Hemolab e Master e estágio vocacional.

Áreas de atuação

farmácia2“O que está em alta na profissão é o farmacêutico no SUS. Agora por lei, todo estabelecimento farmacêutico precisa de um profissional. Desta forma, todas as unidades de saúde obrigatoriamente terão que se adaptar, gerando cada vez mais empregos”, disse o coordenador.

Há crescente avanço ainda na Cosmetologia. “O mercado que mais cresce atualmente é a indústria de cosméticos. A elaboração, produção  e controle desses produtos fazem parte da ciência farmacêutica”, frisa Villas Boas.

Com o crescimento das empresas de pet shops, nesses últimos anos, mercado em ascensão para os farmacêuticos está nafamácia3 Farmácia Veterinária. “Essa é uma área ainda pouco explorada e com poucos profissionais elevando a tendência do bom campo de trabalho”, afirmou o coordenador.

A Toxicologia Clínica, que analisa os princípios ativos e identifica os narcotráficos é muito importante e precisa do farmacêutico, auxiliando as análises forenses e a polícia federal, dentre outros. A toxicologia esportiva, por exemplo, é fundamental para a comprovação nos caso de doping de atletas.

O profissional atua também na Vigilância Sanitária, de forma geral, como fiscalizador das drogarias, gerenciamento de resíduos dos serviçoes de saúde, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na identificação de vetores que causam doenças à população, dentre outras.

Para conhecer todas as áreas de atuação do Farmacêutico acesse o site do Conselho Federal de Farmácia, no link http://www.cff.org.br/pagina.php?id=87

Série Profissões - Acompanhe os cursos:

srie profisses psicologia p1