Acadêmicos de jornalismo assistem peça teatral na volta às aulas

12 de Fevereiro de 2014

Constando como atividade acadêmica a coordenação, professores e acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário UnirG assistiram na noite desta segunda-feira, 10, ao espetáculo teatral “Tropeço” no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Era o último dia de exibição da turnê em Gurupi.

Segundo uma das divulgadoras da peça, Denise Nunes, desde o último dia 6 o grupo estava em cartaz na cidade e todas as apresentações tiveram grande público.

aula inaugural jornalismo peçaO jornalista, professor e coordenador de estágio de Jornalismo, Paulo Albuquerque, acredita que levar os acadêmicos a assistirem uma peça como esta faz parte do ideal de agregar valores humanos e artísticos à formação profissional. “Serve para nós, jornalistas para transcender. Precisamos de sensibilidade aguçada para captar o artístico e o cotidiano, afinal o jornalista precisa ver além do objeto, do pré-estabelecido”, afirma.

O acadêmico Rafael Silva achou interessante o roteiro do teatro que conta a história de duas pessoas velhas que vivem no mesmo ambiente e se apaixonam. Outro ponto destacado por Rafael é a dúvida que surge durante o espetáculo, pois grande parte do público ficou confuso sobre a orientação sexual dos personagens.

Ao terminar a peça teatral, os acadêmicos juntamente com todo o público ainda tiveram um momento bem descontraído com os artistas. Eles interagiram debatendo sobre o que os espectadores puderam entender do espetáculo, e falaram de assuntos relacionados à peça, como a homossexualidade.

A Companhia

“Tropeço” é um espetáculo que faz parte da Companhia Tato Criação Cênica. O grupo já recebeu vários prêmios como o Troféu Fila, Troféu Gralha Azul, Troféu Epidauro entre outros. A companhia é sediada em Curitiba e foi formada em 2004 por Katiane Negrão e Dico Ferreira, na cidade de Ouro Preto. Foram dois espetáculos criados nesses dez anos:"Tropeço" para adultos e "E se...," para todos os públicos. O grupo já percorreu quase todas as capitais e mais de 10 países em 3 continentes.

(Texto produzido pelo acadêmico Marcelo Sousa, 6º período de Jornalismo, sob a supervisão do professor Paulo Albuquerque)

(Foto divulgação: alunos e professores reunidos para peça teatral)