Aluna da Casa de Cultura e Apae irá participar de Festival Nacional, em São Luiz

13 de Novembro de 2013

Entre os dias 14 e 18 de novembro será realizado o IX Festival Nacional Nossa Arte, Em São Luiz (MA). A aluna da Casa de Cultura da UnirG e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), Lia Leite e o seu instrutor musical, o professor Moisés Ribeiro, embarcam hoje para a São Luiz (MA), para participar do evento. O Festival será no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, na capital maranhense.

LIA LEITE CCULTDe acordo com a coordenadora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, Lia Leite irá interpretar a música Não Precisa, da cantora sertaneja, Paula Fernandes. “A aluna foi vencedora na fase regional, sendo que a música foi aperfeiçoada através de técnicas vocais, incluindo até uma gravação em estúdio. O professor irá tocar ao vivo para que ela possa cantar lindamente”, afirmou.

Para a coordenadora de artes e inclusão da Apae, Àquila Monteiro, o trabalho da Associação só é possível porque existem parcerias que colaboram para oLOGO FESTIVAL APAE desenvolvimento dos alunos. “Se pudéssemos definir nosso trabalho com uma palavra diria: superação. A Lia está cada dia cantando lindamente e se não ganharmos a premiação mesmo assim estarei feliz, porque houve um crescimento no aprendizado dela. A todos da Casa de Cultura que acreditam em nosso trabalho, o nosso reconhecimento e agradecimento dos que sonham conosco”, enfatizou.

Àquila Monteiro lembrou uma apresentação da aluna, ocorrida na cidade de Formoso do Araguaia. “Há uns três meses ela apresentou esta mesma música na cidade e não se saiu bem, deixando-a muito triste. Agora a ouvindo cantar novamente vejo o quanto se desenvolveu. Está perfeito”, acrescentou.

Lia Leite irá concorrer com outros 16 candidatos de todo o país. Além da música o evento também terá apresentações nas áreas da dança, dança folclórica e artes plásticas.

O Festival tem como realizadores a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Federação das Apaes do Estado do Maranhão (Feapaes - MA) e Apae de São Luís.

Festival

As  Feapaes realizaram suas etapas estaduais e agora participam da edição nacional.  O primeiro Festival Nossa Arte foi realizado em 1991 na cidade de Pirassununga-SP que deu origem ao Festival Nacional.

O Festival é um projeto Apaeano que visa à inclusão da pessoa com deficiência e garante a acessibilidade delas ao mundo das artes em todas as suas dimensões e expressões. (*)

(Com informações do site www.apaebrasil.org.br/)*