Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
23 de Junho de 2026
A visita técnica à Universidade de York, no Reino Unido, representou um importante passo para o fortalecimento das ações de pesquisa do Projeto Verticalisar e para o processo de internacionalização da Universidade de Gurupi - UnirG. A agenda reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros em atividades voltadas à troca de conhecimentos, desenvolvimento científico e ampliação de redes de cooperação internacional.
Reconhecida pela excelência em pesquisa aplicada e inovação tecnológica, pesquisadores da Universidade de York apresentou aos visitantes da UnirG sua estrutura acadêmica e científica, permitindo que os participantes conhecessem iniciativas desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento.
A equipe da UnirG que participou da viagem é composta pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, PhD. Walmirton Bezerra D'Alessandro, as pesquisadoras, Dra. Mireia Aparecida Bezerra Pereira, Ma. Adriana Terra, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, Ma. Cláudia Carvelli, Ma. Lucivania Carvalho Barcelo, Me. Philadelfio
Alves Rodrigues Junior, e a mestranda em Educação Social da UnirG, Luciana Costa.
Entre os destaques da programação esteve a visita às estufas de pesquisa (Greenhouses), onde foram apresentados estudos em ciências vegetais voltados ao desenvolvimento de fármacos e produtos para proteção de plantas. As pesquisas foram apresentadas pelo professor e pesquisador, Jason Daff, que detalhou projetos conduzidos pela instituição britânica.
A programação também incluiu a apresentação de tecnologias e programas educacionais voltados à agricultura vertical, conduzida pela pesquisadora e professora, Alana Kluczkovski. Durante o encontro, foi realizada ainda uma reunião entre integrantes do Projeto Verticalisar e a equipe de pesquisadores da África do Sul, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a construção de
futuras parcerias científicas.
Os participantes realizaram um tour pelo campus universitário e conheceram a infraestrutura da instituição, com destaque para o Departamento de Biologia, que integra pesquisas relacionadas à saúde vegetal, humana e animal em uma abordagem interdisciplinar.
Outro momento relevante foi a interação entre pesquisadores brasileiros, britânicos e sul-africanos. As discussões abordaram projetos em andamento, oportunidades de cooperação acadêmica e científica, além da possibilidade de novas parcerias institucionais voltadas à pesquisa e à inovação.
Como resultado da visita, foram ampliadas as oportunidades de cooperação entre pesquisadores do Brasil, Reino Unido e África do Sul. A troca de conhecimentos, experiências e práticas científicas fortalece a construção de projetos colaborativos e favorece o desenvolvimento de iniciativas com potencial de gerar impactos acadêmicos, tecnológicos e sociais em diferentes contextos.
Fotos: arquivo pessoal