Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Conexão RH realiza treinamento voltado à saúde física e mental dos servidores


26 de Maio de 2026



Na tarde desta segunda-feira, 25, os servidores da Fundação UnirG e da Universidade de Gurupi – UnirG participaram do Treinamento & Desenvolvimento promovido pelo Programa Conexão RH. A pedagoga Carol Cianni, especialista em redução da ansiedade, ministrou a palestra “Como a Ansiedade Influencia o Desempenho no Trabalho: Gestão do Estresse e Prevenção do Burnout”.

Conforme Wilson Valadares, um dos responsáveis pelo Conexão RH, houve uma recente atualização na NR 1 (Norma Regulamentadora nº 1), que passa a incluir os riscos psicossociais no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), exigindo das empresas uma abordagem mais ampla em relação à saúde mental dos colaboradores. A atualização entrou em vigor ontem, 25.

“A palestra foi idealizada para conscientizar o servidor e trazer esse assunto ao ambiente de trabalho, porque o burnout, que é um dos riscos identificados na NR 1, surge justamente nesse ambiente. Então, abordar esse tema é uma forma de prevenção, uma vez que o servidor passa a saber identificar e diminuir os riscos”, afirmou Wilson Valadares, que também é técnico em segurança do trabalho, na UnirG.

Participaram da abertura da ação a psicóloga do RH, Érica Martins, e a diretora Administrativa e Financeira da Fundação UnirG, Maria Adriana Cavalcante. O vice-reitor, Me. Paulo Henrique Costa Mattos, também prestigiou o treinamento.

“É um prazer e uma alegria estar presente neste evento, de extrema importância educacional e administrativa. Que todos possam aproveitar esse momento e absorver o aprendizado”, disse Maria Adriana.

Carol Cianni atua na área da saúde mental e é instrutora da prática de meditação mindfulness, conduzindo palestras, treinamentos, mentorias e cursos que integram práticas como meditação, yoga e exercícios de respiração.

“São muitos os fatores que geram o burnout, não apenas o excesso de trabalho. Mais do que cansaço, preguiça ou desorganização, o burnout é um estado de exaustão emocional, física e mental causado por estresse prolongado. Ele afeta a organização, os relacionamentos, a motivação, o desempenho e o bem-estar”, afirmou Cianni.

A palestrante ressaltou ainda que não se deve normalizar sintomas como exaustão frequente, insônia persistente, sensação de vazio, incapacidade de descansar, irritabilidade e explosões emocionais. Ela também apresentou formas de prevenção ao burnout, como meditação, alongamento, yoga, exercícios guiados de respiração e momentos de silêncio, entre outras práticas.

Para a assessora da Presidência da Fundação UnirG, Aline Ribeiro Rocha, “a palestra foi de grande importância porque a saúde mental, hoje em dia, muitas vezes não é tratada como prioridade. Acredito que tudo se desenvolve melhor quando passamos por treinamentos que despertam essa preocupação com o cuidado. Quando priorizamos a questão emocional e a saúde mental, todas as outras áreas, incluindo o trabalho, também se desenvolvem melhor”, frisou a servidora.

A assistente administrativa da DAF, Shenira Rodrigues Marinho, também participou da atividade e destacou a importância da palestra para evitar a normalização de comportamentos prejudiciais. “A saúde física, mental e espiritual precisa estar em harmonia para vivermos em sociedade e termos autocontrole das emoções e atenção aos alertas do corpo. A busca por limites, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, priorizando descanso mental, alimentação saudável e mudanças no estilo de vida, é fundamental para uma conexão humana saudável e para vivermos em paz e harmonia interna”, destacou.

O evento foi realizado pela Fundação UnirG, por meio do Conexão RH, em parceria com a Escola do Legislativo do Tocantins e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Gurupi.

 

Luciene Marques - Ascom/UnirG

Foto: Haylma Jayne - Ascom/UnirG

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais