Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
02 de Fevereiro de 2026
A Reitoria da Universidade de Gurupi (UnirG), por meio do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Tocantins (CDR Sul), recebeu a visita do empreendedor Iratã Abreu Silvestre, referência no setor de Inovação e Tecnologia. O encontro teve como objetivo conhecer as ações desenvolvidas pelo Centro e avançar nas tratativas para a construção de uma parceria estratégica com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Tocantins, entidade vinculada à Federação Assespro.
A reunião reforça a aproximação entre a Universidade e o setor produtivo de tecnologia, com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação no Estado. A Assespro possui mais de 40 anos de atuação e é reconhecida nacionalmente por órgãos governamentais e pela sociedade civil como uma das principais representantes do setor de Tecnologia da Informação no Brasil, reunindo cerca de 2.500
empreendedores em todo o país. A entidade também tem histórico consolidado na formulação e defesa de políticas públicas voltadas à inovação, ao desenvolvimento tecnológico e ao fortalecimento empresarial.
Como encaminhamento da visita, foi proposta a realização de uma reunião estratégica entre a coordenação do curso de Inteligência Artificial da UnirG e a Assespro, além da articulação de outras ações conjuntas voltadas ao avanço das áreas de inovação, informação e comunicação no Tocantins.
“Essa aproximação amplia as possibilidades de cooperação entre a Universidade e o setor tecnológico, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional por meio da inovação e da qualificação profissional”, destacou a reitora da UnirG, Dra. Jaqueline Ribeiro.
A coordenadora do CDR/Sul e professora da UnirG, Ma. Adriana Terra, relatou que “a integração entre poder público, instituições de ensino e setor produtivo é essencial para que o Tocantins se torne referência no desenvolvimento territorial, em ciência, tecnologia e inovação, transformando conhecimento em soluções para a sociedade”.
A vereadora Alana Linhares Carvalho (PDT) também participou da visita . A agenda reforça o papel do CDR Sul como articulador de parcerias institucionais e indutor de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. O Centro reúne pesquisadores e desenvolvedores de soluções tecnológicas da UnirG, IFTO, UFT, Unitins e UFNT, consolidando uma rede de cooperação acadêmica e tecnológica com impacto direto no Sul do Tocantins.